De origem europeia, a charlotte é um doce criado por volta de 1800, em homenagem à Charlotta de Mecklemburgo-Strelitz – rainha da Inglaterra na época. Essa sobremesa centenária já correu o mundo, passando por inúmeras variações e adaptações conforme a cultura e gastronomia local.
Tradicionalmente, a charlotte é feita através de biscoitos ou pão de ló, que são usados para forrar uma forma. Por dentro, o doce é recheado com um creme, geralmente de frutas, e pode ser servido quente ou frio. Além de ser sofisticada, a charlotte tem um sabor especial que agrada todos os paladares.
Se você ficou com vontade de provar essa sobremesa real, não pode deixar de conferir a receita de charlotte de amêndoas do Guia da Cozinha. Com poucos ingredientes e um passo a passo fácil, em pouco tempo você poderá servir essa deliciosa sobremesa e surpreender toda a sua família. Veja!
Tempo: 2h (+4h30 de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes
- 1 pacote de biscoito champanhe
- 1/3 de xícara (chá) de vinho branco
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
- 3 colheres (sopa) de água
- 1/2 litro de leite
- 100g de amêndoas moídas
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 5 gemas
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3 xícaras de chantilly
Modo de preparo
Molhe com água uma fôrma alta e redonda. Cubra o fundo e a lateral com papel-manteiga e forre a fôrma com os biscoitos umedecidos no vinho. Hidrate a gelatina na água e dissolva em banho-maria.. Ferva o leite com as amêndoas moídas e a baunilha. Bata as gemas com o açúcar por 5 minutos ou até virar um creme. Misture com o leite quente e a gelatina amolecida. Leve ao fogo até começar a engrossar, mas não deixe ferver. Passe por uma peneira e leve à geladeira por 20 minutos ou até começar a endurecer. Tire da geladeira, mexa para dissolver e adicione aos poucos o chantilly. Coloque por cima dos biscoitos e leve à geladeira por mais 4 horas. Retire e desenforme.
Colaborador: Mirian Soro/colaboradora