Essa erva é bastante conhecida por deixar o feijão ou a feijoada muito mais saborosos. Mas o louro pode ser também um grande aliado da saúde, auxiliando na digestão dos alimentos e amenizando as cólicas intestinais.

Folhas de louro verde.
FOTO: Shutterstock.com

Louro na saúde

Uma propriedade importante dessa planta é o poder diurético. Dessa forma, ele ajuda no bom funcionamento dos rins e acaba com a retenção de líquidos, que deixa o corpo inchado. Essa erva poderosa é apenas contraindicada para gestantes. Na hora da compra, caso opte pelas folhas secas, prefira as com coloração esverdeada. As marrons já perderam algumas propriedades e não dão tanto sabor aos pratos.

Delícias com louro

  • Além do clássico feijão, experimente acrescentar a erva em molhos vermelhos que acompanham massas e alimentos em conserva, como batatinha, cenoura, couve-flor ou cebola.
  • As carnes para churrasco ficam muito saborosas quando temperadas com esse ingrediente.
  • Os refogados com carne e legumes, feitos na panela de pressão, ganham um sabor especial se você acrescentar uma folha de louro na hora do preparo.

SAIBA MAIS

Lagarto recheado passo a passo

Arroz de forno com frango e banana

Parmegiana especial

Santo remédio!

  • O chá de louro (ferva 1 xícara (chá) de água com 3 folhas de louro) pode combater dores de cabeça, pois tem ação analgésica. Também ajuda a amenizar o mau hálito, se consumido regularmente.
  • Pessoas que sofrem de reumatismo também podem se beneficiar com essa erva. Faça uma solução com 20 folhas de louro, 1 colher (sopa) de folhas secas de angélica e 5 litros de água. Ferva os ingredientes, espere amornar e coe. Em seguida, despeje na região dolorida.

Texto: Carolina Brito

Fontes: “Série Saúde em Casa”, edição 2, Editora Alto Astral, “Farmácia em Casa Extra”, edição 6, Editora Alto Astral