Veja os tipos de vinagre mais indicados para cada preparação na cozinha!

O vinagre é indispensável na cozinha mundial e não é de hoje. O condimento já era utilizado nos primórdios da civilização e conquistou o seu espaço na culinária do dia a dia. Utilizado, em sua grande maioria, para temperar saladas e molhos, existem diversos tipos de vinagres disponíveis no mercado para os mais diversos fins. Mas, você sabe quais são os tipos mais adequados para cada receita?

Pois é, o vinagre possui propriedades capazes de realçar o sabor das receitas. Sua matéria-prima é a mais diversa, sendo o mais comum aqui no Brasil o do tipo branco e de maçã. Quer aprender então quais as características e usos de cada um dos tipos de vinagre? O Guia da Cozinha vai te explicar!

Vinagre de maçã

Obtido através da fermentação dos açúcares da fruta, este é o tipo de vinagre mais clássico. Também é considerado um dos mais nutritivos e menos agressivos ao paladar. Ele possui o equilíbrio perfeito entre o azedo e o sabor levemente adocicado. Aposte no vinagre de maçã para temperar saladas, molhos e, até mesmo, preparar picles caseiros, já que o ácido acético presente em sua composição impede a proliferação de bactérias, ideal para preparações em conserva.

Vinagre de Arroz

Utilizado na culinária asiática, o vinagre de arroz deixa um sabor mais adocicado nas suas receitas. Produzido a partir da fermentação do arroz, ele é um dos principais componentes dos sushis e molhos agridoces. Pode ser uma ótima pedida para o preparo de peixes, principalmente marinadas.

Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico diminui o colesterol e ajuda na digestão
Foto: Pixabay

Eis um dos tipos de vinagres mais importantes da culinária, o vinagre balsâmico. Também chamado de aceto balsâmico, este tipo é de origem italiana, produzido a partir de uvas especiais, e envelhecido em barris de carvalho. Sua consistência é mais densa que os demais tipos, e possui variedades claras – mais adocicadas – e escuras, de sabor mais intenso. É excelente para o preparo de molhos e pratos agridoces, carnes e peixes. Também é muito utilizado em receitas doces, em uma redução semelhante ao caramelo. Seu preço pode ser um pouco mais elevado, mas vale a pena tê-lo para deixar suas receitas ainda mais especiais.

Vinagre de vinho tinto e branco

Como o nome já sugere, esses dois tipos de vinagre são produzidos a partir da fermentação do vinho. O vinagre de vinho tinto pode ser utilizado para o preparo de saladas, marinadas e pratos frios. Já o do tipo branco, com um sabor mais suave, é indicado para temperar saladas, preparação de condimentos – como o ketchup caseiro – marinadas de aves e, até mesmo, para a receita de ovo poché.

Vinagre de álcool

Este tipo de vinagre também é um dos mais consumidos e produzidos no Brasil. Além de poder se utilizado na cozinha, ele também é um dos queridinhos para uso geral dentro de casa, então é sempre bom tê-lo por perto. Feito a partir da cana-de-açúcar, o vinagre de álcool pode ter diversas variações, inclusive as saborizadas como ervas finas, limão e alho. Seu sabor neutro é indicado para conservas, molhos e temperos de carnes diversas.

Gostou de saber como você pode utilizar os diversos tipos de vinagre na cozinha? Então, não deixe de compartilhar!