Muitas pessoas não sabem, mas a noz-moscada tem muitos poderes, além de ser usada em várias receitas salgadas. Ela pode controlar alguns problemas de saúde, como a má digestão. Confira abaixo as dicas do Guia para incluir a iguaria em sua rotina:

Má digestão

Para esse problema, ferva 1/2 colher (café) de noz-moscada em pó com 1 xícara (chá) de água. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Coe, adoce a gosto e beba 1 xícara (chá) após o almoço e o jantar. Outras doenças também podem ser amenizadas com o consumo desse tempero, como reumatismo, gota e pressão alta.

Alívio para cólicas menstruais 

Devido a presença de vitaminas do complexo B, a noz-moscada consegue controlar os sintomas da tpm, além de controlar as dores físicas, pois ajuda a diminuir a circulação sanguínea. 

 Benefícios para o sistema respiratório

O óleo de noz-moscada é conhecido como um excelente remédio para doenças do sistema respiratório como bronquite a asma. 

Funciona como detox

Que tal usar a noz-moscada como aliada em seu processo de emagrecimento? As vitaminas presentes na iguaria ajudam a desinchar, pois remove as substancias tóxicas do organismo. 

Dicas de cozinha

  • Molho branco, purê de batata e fondue de queijo ficam mais saborosos quando temperados com essa semente ralada.
  • As verduras e legumes cozidos, principalmente o espinafre, têm seus sabores realçados com a especiaria.
  • Os peixes e carnes brancas em geral podem ser preparados com uma pitada de noz-moscada ralada e ficam com um sabor mais acentuado. Apenas tenha atenção com a quantidade, pois, em excesso, pode alterar o sabor dos alimentos.

Dicas importantes

  • A noz-moscada deve ser moída, de preferência, no momento em que for utilizada, pois o seu sabor e aroma se perdem facilmente.
  • Não consuma em excesso. Ela pode causar intoxicação e mal-estar. Respeite a quantidade que é recomendada para cada receita.