Porque é possível fazer uma dieta sem glúten comendo muito bem!
O glúten é a proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio e a cevada. A relação do glúten com uma alimentação não saudável se deve aos alimentos calóricos que contêm essa proteína, como pães, bolos, biscoitos, entre outros.
Portanto, diminuir o consumo do glúten também significa evitar alguns alimentos prejudiciais à saúde. Porém, o glúten não é o único vilão desta história. Ingerir menos sal, gorduras e alimentos industrializados – que muitas vezes vêm associados ao glúten – também ajuda o intestino a trabalhar melhor, contribuindo para o bem-estar do corpo. Então, optar por uma dieta sem glúten pode ser benéfico para qualquer pessoa.
Contudo, o glúten pode ser inimigo número um de quem tem algum grau de intolerância à substância. O organismo não consegue absorver a proteína, prejudicando as paredes do intestino delgado e desencadeando alguns sintomas como diarréia, dores e inchaço abdominal. Nesses casos, é indispensável compor uma dieta sem glúten – mas sem deixar de ser deliciosa, né?
Fuja das comidas industrializadas e aquelas feitas com farinha de trigo, cevada e centeio!
Aprenda como preparar algumas alternativas saborosas de receitas sem glúten. É possível consumir todos os tipos de pratos substituído alguns tipos de ingredientes.
É difícil encontrar alguém que não gosta de coxinha, não é? Imagina então uma receita de coxinha sem glúten? Além de saudável, a receita é fácil e saborosa.
Em uma panela, aqueça a água, a margarina, sal e pimenta. No processador ou no liquidificador, na tecla pulsar, bata a farinha de milho para ficar fina. Assim que a água levantar fervura despeje de uma só vez a farinha batida e a maisena, mexendo até soltar do fundo da panela.
Transfira para uma superfície lisa e deixe esfriar. para o recheio, aqueça uma panela com a margarina e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o frango e o tomate e refogue mais 2 minutos. Desligue o fogo, junte as azeitonas e o requeijão, tempere com salsa, sal e pimenta e deixe esfriar.
Abra uma pequena porção da massa na mão e coloque o recheio no meio. Feche modelando a coxinha e passe pelos ovos ligeiramente batidos, em seguida na farinha de milho. Frite aos poucos em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva em seguida.
O atum é uma opção saborosa de proteína que pode incrementar sua dieta sem glúten – principalmente nesta torta, associado com batata.
Para o recheio, misture todos os ingredientes, exceto o queijo, em uma tigela e reserve. Para a massa, no liquidificador, bata as batatas cozidas com o leite, o óleo, os ovos e a cebola até ficar homogêneo. Coloque em uma tigela e acrescente os demais ingredientes. Misture até os ingredientes incorporarem e distribua metade em uma fôrma retangular média untada e polvilhada com maisena. Espalhe o recheio e cubra com as fatias de mussarela. Despeje a massa restante por cima e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Corte em pedaços antes de servir.
O grão-de-bico é um alimento muito versátil e com diversos nutrientes. Esta receita de pão com farinha de grão-de-bico é perfeita para um lanchinho sem sair da dieta sem glúten.
Em uma vasilha, misture o fermento, o açúcar, a água morna e deixe descansar em um local aquecido até formar uma espuma por cima. Na tigela da batedeira, junte todos os ingredientes secos e misture. Abra um buraco no centro e adicione os ovos, o vinagre e o azeite ou o óleo.
Acrescente o conteúdo da vasilha do fermento, ligue a batedeira com o batedor de massa e bata por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Se ficar muito seco, coloque mais água. Se ficar muito líquido, coloque mais farinha de grão-de-bico.
Despeje a massa em uma fôrma de bolo inglês grande untada e decore com sementes de abóbora por cima. Deixe descansar por 20 minutos e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retire do forno, espere amornar e desenforme. Embale depois de frio e venda.
Quer uma alternativa doce de receita sem glúten? Aposte nessa torta de maçã, o resultado é incrível!
Para a calda, leve o açúcar e a água ao fogo baixo até dissolver e ficar com cor de caramelo claro. Reserve. Forre o fundo de uma fôrma de aro removível média com as fatias de maçã e as cerejas, de forma decorativa. Despeje a calda por cima e reserve. Para a massa, no liquidificador, bata a maçã, o óleo, as gemas e o açúcar até homogeneizar. Transfira para uma tigela, acrescente a farinha, o polvilho e misture. Adicione o fermento, as claras batidas em neve e mexa delicadamente com uma colher. Espalhe a massa sobre a calda na fôrma e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire, desenforme ainda quente e sirva.