Enquanto alguns alimentos exigem muita energia para serem digeridos, existem outro alimentos que melhoram o metabolismo por conter substâncias que agilizam os processos bioquímicos do corpo. Incluir esses alimentos no seu cardápio ajuda a manter o funcionamento do seu organismo e, principalmente se associados a prática de exercícios, auxilia na perda de peso.

Apesar de contribuírem com o funcionamento do organismo e, consequentemente, com o metabolismo, alguns dos alimentos ricos em compostos termogênicos, principalmente a cafeína, podem ser prejudiciais para o corpo. Por isso, vale adicioná-los ao cardápio do dia a dia, mas com cuidado para não exagerar.

Pimenta vermelha

pimenta vermelha

O principal componente ativo da pimenta é a capsaicina, responsável por impulsionar o metabolismo. Isso acontece porque as substâncias da pimenta conseguem elevar a temperatura corporal. Assim, o corpo utiliza a própria gordura para conseguir normalizar a sua temperatura. Além disso, a pimenta é rica em flavonoides, vitamina C e provoca a sensação de bem-estar.

Café

A cafeína é um composto químico ativo no café que, quando é absorvida pelo organismo, causas efeitos estimulantes no corpo que podem durar entre 4 e 6 horas. Com essa agitação, há um aumento na produção de suco gástrico, o que favorece a digestão – e é por isso que beber café de estômago vazio faz mal! Porém, uma xícara depois do almoço, por exemplo, pode ter efeito positivo tanto para estimular o metabolismo, quanto para ajudar a manter o cérebro ativo!

Chá verde

chá verde

O chá verde é um dos alimentos que melhoram o metabolismo e está presente em diversas dietas porque ele tem cafeína e catequinas – substâncias responsáveis pela queima de gordura por meio da aceleração do metabolismo. Esse processo de agitação também ajuda a regular o intestino e impede o acúmulo de líquido no organismo. Entre outros benefícios, o chá verde é rico em antioxidantes que previnem doenças cardíacas e o envelhecimento celular. 

Gengibre

gengibre

Por ser um antioxidante e antiinflamatório natural, o gengibre auxilia na prevenção de doenças como gripes e resfriados, e retarda o envelhecimento celular. Ele também é um poderoso termogênico e ajuda a diminuir as náuseas e vômitos que acontecem durante o período de gravidez. Outros nutrientes presentes em sua composição são a vitamina B6, magnésio e o cobre.

Atum

Não importa se grelhado ou cru, o atum é rico em proteínas que necessitam de mais calorias para serem processadas – provocando, assim, a formação de massa magra no corpo. No atum há também o ômega 3, que ajuda no metabolismo da glicose e reduz o acúmulo de gordura no corpo. Por isso, o atum é um ótimo aliado entre os alimentos que melhoram o metabolismo.

Abacate

abacate

Além de contribuir com a hidratação da pele e dos cabelos, o abacate é um alimento rico em proteínas, podendo até ser um bom substituto para as proteínas de origem animal. Mesmo contendo uma grande quantidade de gordura, esse fruto é capaz de manter o organismo saciado e contém ácidos graxos como o ômega-3, que ajudam o bom funcionamento do coração.

Brócolis

Rico em antioxidantes e fibras que auxiliam os processos intestinais, o brócolis é fonte da vitamina C e do cálcio que juntos são responsáveis pela aceleração do metabolismo. Isso porque enquanto a vitamina C favorece a absorção de cálcio pelo corpo, o cálcio é capaz de provocar a queima de gorduras.

Canela

Alimentos que melhoram o metabolismo: canela

No organismo, a canela tem ação antibacteriana e consegue reduzir o colesterol. Sua capacidade de acelerar o metabolismo se deve ao cinamaldeído, substância responsável pelo sabor e pelo cheiro da canela. Além disso, esse alimento é capaz de reduzir o açúcar no sangue, impedindo que grandes quantidades de glicose penetrem a corrente sanguínea.

Clara do ovo

Responsável pela sensação de saciedade e por reconstruir as fibras musculares, a albumina é a proteína animal de maior destaque presente na clara do ovo. Em sua composição também há potássio, magnésio, selênio e a vitamina B2. Por conter 4 gramas de proteínas, o organismo precisa de muita energia para conseguir processá-la em aminoácidos. Isso faz com que o metabolismo trabalhe mais para suprir essa necessidade física.

Aveia

Alimentos que melhoram o metabolismo: aveia

Para o corpo conseguir digerir o cereal, é necessária uma grande quantidade de energia, proveniente da agitação do metabolismo. A aveia também é fonte de proteínas, lipídios, zinco, antioxidantes e de vitaminas essenciais para uma alimentação saudável. O consumo diário deste cereal ajuda a melhorar o sistema imunológico e aumenta a energia física.