Ícone do site Guia da Cozinha

15 dicas para preparar um almoço de domingo em família

almoço de domingo

Almoço de domingo pede receitas especiais com gostinho de nostalgia

Com a correria do dia a dia, acaba faltando tempo para reunir as pessoas queridas à mesa, não é mesmo? É por isso que o almoço de domingo é considerado sagrado por muitas famílias. Neste dia, a grande maioria das pessoas está em sua casa descansando de uma semana inteira de trabalho e uma refeição completa e apetitosa é ideal para esse momento!

A escolha do cardápio

É sempre bom variar o menu e preparar algo diferente dos outros dias. Porém, se você nunca fez a receita escolhida, prepare-a com antecedência para saber se realmente ela irá ficar como você imaginou.

A regra é: fazer uma receita prática e deliciosa! Assim, você não perde tempo na cozinha e ganha momentos ao lado das pessoas queridas. Confira nossas sugestões para você.

1) Fricassê de frango

Nada melhor do que um delicioso fricassê de frango para o almoço de domingo. Quer aprender a preparar essa maravilha? Confira a receita!

almoço de domigo - fricassê de frango
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50 minutos
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Fricassê de frango

Creme de milho

Modo de preparo

Para o creme de milho, no liquidificador bata o milho, a manteiga, o leite, a farinha, o creme de leite e sal por 1 minuto. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Desligue e reserve.

Em uma panela, derreta a manteiga, em fogo médio e refogue a cebola por 3 minutos. Junte o tomate e refogue por 2 minutos. Junte o frango, o milho, as azeitonas, sal, pimenta e cheiro-verde e refogue por mais 3 minutos.

Misture com o requeijão e arrume o refogado em um refratário médio. Cubra com o creme de milho, polvilhe o queijo e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Polvilhe batata palha e sirva.

2) Panqueca de rúcula com tomate seco

Que tal variar o recheio da sua panqueca para o almoço de domingo? Esse é bem fácil e prático!

almoço de domingo - panqueca de rúcula com tomate seco
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 12 unidades
Dificuldade: Fácil

Ingredientes da panqueca de rúcula com tomate seco

Recheio

Molho

Modo de preparo

Bata os ingredientes da massa no liquidificador até homogeneizar. Em uma frigideira antiaderente média untada, em fogo médio, espalhe 1 xícara (café) de massa e gire para cobrir todo o fundo. Assim que firmar e começar a dourar, vire e doure do outro lado. Repita o procedimento até terminar a massa. Reserve. Para o recheio, em uma tigela, misture a rúcula, o tomate seco e a mussarela. Tempere com sal e azeite. Divida o recheio entre as massas e enrole como rocambole. Arrume as panquecas em uma travessa, uma sobre a outra, e regue com os ingredientes do molho misturados. Sirva decorada com noz-moscada e salsa.

3) Lasanha à bolonhesa com bacon

Lasanha é uma delícia, não é mesmo? Ainda mais quando a receita é muito prática e o resultado fica maravilhoso como esta Lasanha à bolonhesa com bacon. Prepare para sua família no almoço de domingo!

almoço de domingo - lasanha à bolonhesa com bacon
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h15 (+10min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes da lasanha à bolonhesa com bacon

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura, mexendo até dourar. Escorra sobre papel absorvente e reserve.

Na mesma panela, refogue a cebola e o alho na gordura do bacon por 3 minutos ou até dourar. Acrescente a carne e frite até dourar. Despeje o extrato e a cenoura e frite por 2 minutos.

Adicione o tomate, a água quente, sal, pimenta e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque metade do bacon frito, manjericão e misture. Em um refratário retangular médio, intercale camadas de molho, de massa, de molho e de queijo mussarela, terminando em molho.

Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Deixe descansar por 10 minutos e sirva polvilhada com o bacon frito restante e manjericão.

4) Macarrão especial da vovó

Quase impossível não associar o domingo com aquela macarronada da vovó, não é mesmo? Aprenda a prepará-la!

almoço de domingo - macarrão à bolonhesa com bacon
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Macarrão especial da vovó

Modo de preparo

Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio, e refogue o alho e a cebola por 3 minutos. Junte o tomate e refogue por mais 3 minutos. Adicione o molho e cozinhe até levantar fervura. Misture o atum, as azeitonas, sal, pimenta, orégano, cheiro-verde e deixe levantar fervura novamente. Reserve.

Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra, misture com metade do molho e transfira para um refratário médio. Cubra com o molho restante, polvilhe com parmesão e sirva decorado como desejar.

5) Frango ao molho barbecue

Que tal uma receita deliciosa e pra lá de especial para fazer e agradar a toda sua família no domingo?

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 2h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do frango ao molho barbecue

Molho barbecue

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador e transfira para uma panela. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até reduzir. Reserve.

Cozinhe a batata em água fervente com sal por 4 minutos e escorra. Junte os dentes de alho, o alecrim e tempere com sal, pimenta e o azeite. Tempere as sobrecoxas com sal, pimenta e coloque em uma fôrma. Pincele com metade do molho e leve ao forno médio, preaquecido, por 50 minutos.

Retire do forno, pincele com o restante do molho, espalhe as batatas com alho e alecrim ao redor do frango e volte ao forno por mais 40 minutos ou até assar e dourar. Transfira para uma travessa e sirva.

6) Lagarto ao molho madeira com legumes

Você não dispensa uma carne de forno no almoço de domingo? Que tal o tradicional lagarto ao molho madeira com legumes de acompanhamento?

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do lagarto ao molho madeira com legumes

Modo de preparo

Tempere o lagarto com sal e pimenta. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto e frite as fatias até dourarem. Junte o vinho, o caldo de carne, a água e a cebola. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela e coloque a cenoura, a vagem, o tomate e as ervas finas. Tampe novamente e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos após iniciada a pressão. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. Abra com cuidado e volte ao fogo médio sem tampar. Junte o champignon e a farinha dissolvida na água e mexa até engrossar. Tempere com sal, se necessário. Desligue, arrume a carne e os legumes em uma travessa e sirva.

7) Almôndega empanada

Inovar em uma receita clássica é sempre uma ótima opção se você deseja surpreender o pessoal!

almoço de domingo - almôndega empanada
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes da almôndega empanada

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a carne moída, 1 ovo, o pó para creme de cebola, a farinha de rosca e misture até formar uma massa homogênea. Tempere com sal, pimenta, cheiro-verde e mexa. Pegue uma pequena porção de massa, abra na mão e coloque um cubo de queijo no meio. Modele bolinhas e reserve.

Em uma tigela, bata o restante dos ovos com um garfo. Passe as bolinhas pelos ovos batidos e pela farinha panko. Em uma panela, em fogo médio, coloque o óleo e frite as almôndegas até dourarem. Escorra-as em papel-toalha e sirva.

8) Torta de frango de liquidificador

Praticidade é a palavra-chave dessa receita! Além de superfácil de preparar, o sabor é maravilhoso! 

Foto: Guia da Cozinha

Tempo de preparo: 1h10
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes da Torta de frango de liquidificador

Recheio

Modo de preparo

Para o recheio, em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, o extrato, a ervilha e o milho e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o frango, o cheiro-verde, sal e pimenta e refogue por mais 5 minutos. Desligue, misture com o requeijão e deixe esfriar.

Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos e o sal. Transfira para uma tigela, acrescente a farinha e o fermento, misturando com uma colher. Despeje metade da massa em uma fôrma de 30cm X 22cm untada e enfarinhada, espalhe o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, corte em quadrados e sirva.

9) Arroz de forno com legumes e Catupiry®

Esta receita de arroz de forno com legumes e Catupiry® fica pronta em menos de uma hora e rende o suficiente para 6 pessoas. Tudo o que você precisa para o seu almoço de domingo!

almoço de domingo - arroz de forno com legumes e catupiry
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Arroz de forno com legumes e Catupiry®

Modo de preparo

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o alho até dourar. Adicione o arroz e frite por 3 minutos. Junte o açafrão, o pimentão, a cenoura, a ervilha e refogue rapidamente.

Junte a água, sal e cozinhe com a panela semitampada até quase secar. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até a água secar completamente.

Desligue, deixe amornar e misture com a mussarela e o tomate. Despeje em um refratário, coloque colheradas do Catupiry® sobre ele e leve ao forno médio, preaquecido por 10 minutos ou até gratinar. Retire, decore com azeitona e sirva.

10) Suflê de frango e milho

Para deixar o almoço de domingo mais requintado, teste esse Suflê de frango e milho. Servido em ramequins, é uma receita diferente para um almoço de domingo prático junto da família.

almoço de domingo - suflê de frango e milho
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 35min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Suflê de frango e milho

Modo de preparo

Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite o alho e a cebola até dourar. Adicione o milho, o frango e refogue por 3 minutos. Junte o caldo de galinha e a farinha dissolvidos na água, tempere com sal, cheiro-verde e cozinhe até engrossar levemente, mexendo. Desligue e deixe amornar. Misture delicadamente com as claras em neve e despeje em ramequins untados. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Retire e sirva em seguida.

11) Farofa de cenoura e milho

Aprenda como fazer esta farofa de cenoura e milho amarelinha com bacon, além de ser uma excelente opção como acompanhamento para o almoço de domingo, é muito fácil de fazer e fica pronta em 15 minutinhos.

Tempo: 15min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes da Farofa de cenoura e milho

Modo de preparo

Aqueça uma panela, em fogo médio, e frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Junte a manteiga, a cenoura e refogue por 2 minutos. Despeje o milho, a azeitona, sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Adicione a farinha e misture. Desligue, misture o ovo, cheiro-verde e transfira para uma travessa. Sirva.

12) Brigadeirão fácil

Como diz o nome, essa receita é realmente fácil de preparar e vai dar água na boca de todos no almoço de domingo!

foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h10 (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do brigadeirão fácil

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, os ovos, a manteiga, a maisena e o chocolate em pó até homogeneizar. Transfira para uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro untada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpo. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Desenforme, decore com granulado e sirva.

13) Bombom na travessa

Esta receita de bombom na travessa vai uma deliciosa cobertura de chocolate e tem o sabor incrível do morango. Você pode prepará-la para o almoço de domingo ou, também, em datas comemorativas. 

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do bombom na travessa

Cobertura

Modo de Preparo

Leve uma panela ao fogo médio com o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, a margarina e as gemas, mexendo sempre até engrossar. Desligue, espalhe em um refratário médio e leve à geladeira por 2 horas. Retire, arrume os morangos em pé por cima do creme no refratário e cubra com os ingredientes da cobertura misturados, deixando uma camada de morangos à mostra na lateral do refratário. Decore com morangos inteiros e sirva em seguida.

14) Receita de Mousse de maracujá

Essa sobremesa para o almoço de domingo é para aqueles que gostam do azedinho do maracujá e o doce.

almoço de domingo - mousse de maracujá
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+2h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Mousse de maracujá

Calda

Modo de preparo

Em uma panela, polvilhe a gelatina sobre o suco e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao fogo baixo, em banho-maria, para dissolver, sem deixar ferver. Misture com o leite condensado e o creme de leite, despeje em uma tigela e misture a clara com uma colher. Leve à geladeira por 2 horas. Bata a polpa com metade da água no liquidificador, usando a tecla pulsar, somente para soltar as sementes. Despeje em uma panela, acrescente o açúcar, a maisena dissolvida na água restante e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar e espalhe sobre a musse. Sirva.

15) Pudim 2 ingredientes

A sobremesa tradicional de almoço de domingo com apenas dois ingredientes. Confira!

Tempo: 1h10 (+4h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do pudim 2 ingredientes

Calda

Modo de preparo

Para a calda, leve uma panela com o açúcar e a água ao fogo baixo e cozinhe até formar um caramelo dourado. Desligue e espalhe em uma fôrma de buraco no meio decorada de 24cm de diâmetro. Deixe esfriar.

No liquidificador, bata o leite condensado com o iogurte por 2 minutos. Coe e despeje na fôrma caramelada. Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 40 minutos ou até firmar. Retire, deixe amornar e leve à geladeira por 4 horas. Retire, desenforme e sirva em seguida.

LEIA TAMBÉM

Sair da versão mobile