Não é à toa que a primeira coisa que fazemos ao acordar é correr para fazer um café fresco. Com cheiro inconfundível e sabor inigualável, o cafezinho já está tão presente em nossas vidas, que se torna uma parte indispensável do dia, não é mesmo?! Além do mais, essa bebida assume papéis importantíssimos ao longo dos anos, sendo tópico de vários e vários capítulos da história do Brasil e do mundo! Por isso, não podemos deixar de erguer as xícaras e brindar pelo Dia Mundial do Café!
Comemorado em 14 de abril, o Dia Mundial do Café existe com o intuito de unificar todo amor pela bebida em um único dia. Afinal, já temos um dia nacional e também um internacional dedicados a este maravilhoso grão. De qualquer forma, o intuito é sempre o mesmo: comemorar o impacto dessa bebida nas tradições, na economia e o dia a dia.
Seja expresso, gelado, pingado ou até mesmo no cappuccino, um bom café sempre faz o coração bater mais rápido! E, talvez seja por isso, que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Café (ABIC), o Brasil responde por um terço da produção mundial de café! E, não se engane, este posto não é recente, já que estamos no pódio da produção global há mais de 150 anos. Com tanta história envolvida em um grãozinho tão pequeno, é impossível não se encantar pelo caminho traçado pelo café até o que conhecemos hoje! Olha só um pouquinho da sua história, fatos curiosos e, por fim, confira algumas receitas irresistíveis:
Dia Nacional do Café
Segundo o Conselho Nacional do Café, o Brasil assume – nada mais, nada menos – que o primeiro lugar entre os países produtores e exportadores do grão! Por isso, há um dia dedicado especialmente a comemorar a importância socioeconômica e cultural do café: o Dia Nacional do Café, que ocorre em 24 de maio.
Internacionalmente, o café brasileiro é conhecido pela qualidade excepcional de seus grãos. E, dentro de nosso território, essa fama não é diferente, já que estamos em segundo lugar entre os maiores consumidores de café do mundo!
Mas, afinal, por que o dia 24 de maio foi escolhido? A data foi oficializada pela ABIC, em 2005, como forma de simbolizar o início da época de colheitas! Desta forma, este dia especial ainda tem como intuito o estímulo ao consumo do café. Além do mais, esta data também marca o Dia do Barista, profissão que tem grande influência na popularização da bebida no Brasil e no mundo a fora.
Dia Internacional do Café
Para além das fronteiras brasileiras, o café também tem uma importância incomparável! Desta forma, o primeiro dia de outubro dedica-se a celebrar o Dia Internacional do Café desde 2015! A data foi escolhida pela Organização Internacional do Café (OIC) e tem o objetivo de unificar as comemorações acerca da bebida em um único dia.
História do café
A história do Brasil confunde-se muitas vezes com a história dos grãos de café pelo território. Entretanto, os grãos guardam em si um histórico milenar que perpassa muitas outras culturas. Os primeiros registros das propriedades energizantes do café foram feitos por volta do ano 800!
Há ainda outras histórias que afirmam a descoberta do café em 575 a.C. na Etiópia! Segundo essa lenda, um pastor chamado Kaldi teria visto suas cabras saltitantes depois de experimentar os frutos. E, assim, teria provado também e se surpreendido com a energia recebida. Em seguida, Kaldi leva as pequenas frutas vermelhas a um líder religioso famoso na região.
Fazendo uma infusão, o líder prova o amargor das frutas e, contrariado, joga os ramos de café no fogo. Em seguida, uma nuvem de cheiros ocupa todo o ambiente e, encantados com o cheiro, Kaldi e o líder provam os grãos torrados com água! Até hoje, o café protagoniza rituais tradicionais que celebram a ancestralidade e cultura local.
Quando história e lenda se misturam
Da Etiópia para o restante do mundo foi um caminho muito fácil! Aos poucos, o café já tinha dominado os costumes ao norte do continente africano e também em território árabe. Nesse meio tempo, o Iêmen assume a liderança na produção de café e institui que os grãos só poderiam ser comercializados torrados.
Revoltado com esses termos, Baba Budan, um sábio monge que peregrinava a Meca, esconde sete sementes de café e as leva até a Índia. Assim, reza a lenda, que a partir dessas sementes nascem os primeiros cafezais do país. Ou seja, pela ausência de registros formais, é muito difícil definir exatamente quando o café “surgiu” e começou a ser comercializado…
A história oficial do café
No século XV, os árabes mantinham o monopólio do café. Mas, assim como no caso da Índia, a Holanda também foi capaz de obter frutos frescos e cultivar café em suas colônias na Ásia e na América Central. Utilizado como medicamento por toda a Europa, o café passa a ser cultivado por outros países além da Holanda. A França, por exemplo, passa a cultivá-lo na Guiana Francesa e, a partir dali, o café finalmente chega ao Brasil.
Como o café chegou ao Brasil
“No Brasil, as primeiras mudas chegaram em 1727, na cidade de Belém (PA), vindas da Guiana Francesa”, de acordo com a Secretaria Municipal do Turismo do Rio de Janeiro. Entretanto, o clima e o solo da região não eram favoráveis para o desenvolvimento das plantações. Mas o cenário foi invertido no Sudeste, onde os grandes cafezais dos “barões do café” prosperaram em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E a prosperidade não parou por aí! Atualmente, a produção brasileira corresponde a um terço da produção mundial de café.
5 curiosidades sobre o café que você provavelmente não sabia
Tão presente no dia a dia, às vezes até esquecemos de olhar o café com propriedade! Mas, como percebemos com a complexa história do grão, nada é tão simples como à primeira vista. Por isso, confira a seguir algumas curiosidade sobre o café que você – provavelmente – desconhecia:
Arábica ou Robusta? Há dois tipos de grão de café!
Os grãos provenientes da Etiópia são mais caros e vendidos sobre o nome de “Arábica”. Refinado, esse tipo de grão corresponde a 70% da produção mundial. Por outro lado, os grãos de café produzidos no Brasil fazem parte do tipo “Robusta” e garante um teor mais alto de cafeína e um sabor um pouco mais amargo.
Adivinhe o futuro com borra de café
A cafeomancia é o nome dado à arte de adivinhação por meio de borras de café! Afinal, nessa prática de origem árabe, a preparação do café ocorre de maneira singular e exige um ritual de purificação. De forma simplificada, a pessoa que faz a leitura deve ter a sensibilidade de identificar e interpretar os símbolos formados na base da xícara tomada. Muito legal, não é mesmo?!
O café faz bem para a saúde!
Rico em antioxidantes, o café assume papel crucial na eliminação de toxinas e inflamações no organismo! Além disso, o consumo regular oferece vitamina B e ácidos clorogênicos, que atuam no controle da pressão arterial, no controle do colesterol e na regulação da glicemia.
A planta do café é uma cereja
Sim, o café é uma cereja! Na verdade, o grão que se torna essa bebida adorada é a semente deste fruto torrada e processada. Em sua forma natura, este fruto é vermelho e redondinho e lembra muito a cereja tradicional.
O café também pode fazer parte da limpeza de casa
Na geladeira, no freezer e até mesmo no microondas, um pequeno punhado de café pode fazer toda a diferença! No entanto, quando moído, o café libera aromas que ajudam na eliminação de odores desagradáveis. Já testou?
6 receitas para curtir o Dia Mundial do Café
Café com canela
Tempo: 30min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 xícara de água filtrada
- 2 colheres (sopa) de café em pó
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo:
- Comece esquentando a água em uma chaleira a 90 °C ou até quase ferver.
- Em um coador, adicione o café e a canela em pó.
- Em movimentos circulares, vá derramando a água quente.
- Sirva em seguida enquanto ainda estiver quente.
Pudim de café com calda de chocolate
Tempo: 1h10 (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 e 1/3 de xícaras (chá) de leite
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de café solúvel
- Margarina para untar
Calda:
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 gema
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador.
- Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro untada.
- Em seguida, leve ao forno médio, em banho-maria, por 45 minutos.
- Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas.
- Para a calda, coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio.
- Mexa por 15 minutos ou até engrossar.
- Desenforme o pudim, regue com a calda e sirva.
Caipirinha de café
Tempo: 12min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 40ml de café
- 150ml de garapa (caldo de cana)
- 25 ml de cachaça
- 1/2 folha de azedinha ou de peixinho
- Gelo à vontade
Modo de preparo:
- Em uma coqueteleira, macere levemente as folhas escolhidas
- Junte a cachaça, a garapa e três pedras de gelo, e então agite bem
- Despeje em um copo alto e complete com gelo
- Em um recipiente à parte, resfrie o café com duas pedras de gelo
- Usando o gelo como apoio, derrame suavemente o café sobre o drink
- Sirva em seguida.
Cold Brew
Tempo: 30 min (+15 horas de descanso)
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 600 ml de água filtrada fria ou em temperatura ambiente
- 130 g de pó de café (de preferência, de moagem grossa)
Modo de fazer:
- Em uma jarra, adicione o café e a água e misture
- Feche o recipiente com e, em seguida, deixe em repouso por pelo menos 15 horas e no máximo 18 horas em temperatura ambiente ou refrigerando
- Depois desse período, coe todo o líquido passando para outro recipiente
- Ao fazer café coado, evite o coador de papel e opte, por exemplo, por um coador de pano, uma opção que economiza energia, água, é sustentável e reutilizável
- Por fim, sirva com gelo, cremes, leites vegetais ou sucos. Outra opção é substituir a água fria na receita por água de coco. O resultado será uma bebida mais adocicada.
Bolo de café recheado
Tempo: 1h (+2h30 de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 5 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1/3 de xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de café coado
- 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
- Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar
- Grãos de café para decorar
Recheio:
- 300g de chocolate ao leite derretido
- 1 xícara (chá) de café coado
- 2 colheres (sopa) de leite em pó
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor
- 1 clara em neve
Modo de preparo:
- Bata na batedeira os ovos até que dobrem de volume.
- Em seguida, adicione o açúcar, o leite, o café, o chocolate, a farinha e o fermento até ficar homogêneo.
- Despeje em uma forma de 22 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.
- Retire, deixe esfriar e corte ao meio, na horizontal.
Café irlandês
Tempo: 20min
Rendimento: 1 porção
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 250 ml de café
- 66 ml de uísque
- 1 colher (chá) de açúcar
- 50 g de creme de leite batido ou chantilly
Modo de preparo:
- Prepare o café conforme a sua preferência e mantenha os expressos quentes
- Coloque o café, o uísque e o açúcar na taça ou xícara e então misture bem. Dica: deixe espaço para o chantilly!
- Se optou pelo creme de leite, bata-o até chegar à consistência desejada
- Derrame o creme de leite ou o chantilly sobre a taça, não deixando que se misturem
- Sirva em seguida e aproveite o Dia Mundial do Café.