Ícone do site Guia da Cozinha

Hortelã: conheça os benefícios e aprenda a usar em receitas além do chá

Conheça os benefícios da hortelã e como usar em receitas

Conheça os benefícios da hortelã e como usar em receitas - Foto: Shutterstock

Seja como erva medicinal ou planta aromática, a hortelã tem inúmeras facetas. Apesar de ser mais usada para preparar chás, ela pode ser muito bem apreciada na culinária. Além disso, por seu sabor refrescante, também é transformada em bala, chiclete, sorvete e até mesmo cosmético.

E não é por acaso que usamos tanto a plantinha no nosso dia a dia. Afinal, ela possui uma gama de propriedades benéficas à nossa saúde, desde a sua ação anti-inflamatória até seu auxílio na digestão.

Hoje, você vai conhecer mais sobre os benefícios da hortelã e como usá-la para incrementar pratos, sejam eles salgados ou doces. Mas nós do Guia da Cozinha já falamos sobre o manjericão, a sálvia, o tomilho, o orégano e a erva-doce. Por isso, não deixe de conferir nosso manual de temperos!

Benefícios da hortelã

A hortelã é ótima aliada para quem quer combater problemas respiratórios como gripes e resfriados, assim como bronquites e sinusites. Você pode consumi-la como chá ou através do óleo essencial, passando pelo peito ou narinas.

Outra vantagem no consumo da planta está na redução da má digestão. O chá também pode te ajudar no alívio de cólicas intestinais e biliares, retenção de líquidos e gases devido a sua ação protetora, que estimula a digestão das gorduras consumidas.

Além disso, ela também é conhecida por conter cólicas menstruais e amenizar os efeitos da TPM. A hortelã ainda é excelente para o cérebro, já que aumenta suas atividades, e tem como resultado o favorecimento da memória e da concentração. Por fim, saiba que a planta ainda pode te ajudar a manter o bom hálito. Basta mastigar uma folha fresca e pronto!

Como usar a hortelã em receitas?

Tabule árabe com hortelã

Tabule árabe com hortelã – Foto: Shutterstock

Além de servir perfeitamente para chás, a hortelã também é uma excelente opção para sucos. Isso porque a planta conta com um sabor refrescante que combina bem com bebidas detox, por exemplo. Se você já experimentou um suco de abacaxi com hortelã provavelmente sabe do que estamos falando! Ela também incrementa coquetéis, como o famoso mojito.

Agora vamos falar mais sobre o uso da hortelã em pratos salgados. Pode parecer um pouco estranho, visto que estamos acostumados com seu gosto de menta em doces como balas e sorvetes, por exemplo. Mas a verdade é que a plantinha harmoniza sim com preparos salgados.

Uma das culinárias que mais utiliza a erva em suas receitas é a árabe. Saladas como tabules e quitutes como quibes ganham um sabor especial quando recebem a hortelã. Os ingleses também acrescentam a plantinha no molho que acompanha a icônica carne de cordeiro! Na Grécia, também é comum usá-la para preparar uma pasta cremosa com iogurte e pepino, perfeita para comer com entradas.

Ou seja, dá para usar a hortelã do jeito que você preferir e aproveitar seus benefícios da melhor forma possível: com a alimentação. Experimente incrementar chás, drinques e pratos com essa erva medicinal e aromática potente!

Sair da versão mobile