Ícone do site Guia da Cozinha

Receitas com açaí para dar um sabor mais brasileiro nas suas refeições

receitas com açaí

Na tigela ele fica bem gostoso, mas para ir além, confira essas receitas com açaí que separamos para você!

O açaí vem de uma árvore facilmente encontrada na região norte do Brasil e, por isso, o país é um dos principais exportadores do alimento. Com a cor roxa, a fruta tem diversos benefícios, como vitaminas C e do complexo B, e combina com receitas tanto doces, como salgadas. Na região sudeste, o açaí é encontrado como um sorvete, gelado e doce, e é consumido em uma tigela com granola, banana, morango e até leite ninho®. Mas, no norte ou nordeste a fruta aparece em uma consistência diferente e pode ser adicionada em diversos pratos.

Para dar um sabor mais brasileiro em suas refeições, receber os benefícios deste alimento e ter mais energia, o Guia da Cozinha listou 6 receitas com açaí que são muito deliciosas e que vão desde doces até salgados. A nossa dica é tomar cuidado com as calorias e mandar a ver, você não vai se arrepender. Confira a seguir:

Sorvete de açaí com granola

receitas com açaí
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+2h de congelador)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
500g de polpa de açaí congelada
500ml de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de pó de liga neutra
1 colher (chá) de emulsificante
Farofa:
1/2 xícara (chá) de granola
4 colheres (sopa) de castanha de caju torrada

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a polpa, a água, o açúcar e a liga neutra até homogeneizar. Despeje em uma vasilha com tampa e leve ao congelador por 30 minutos. Retire do congelador, adicione o emulsificante e bata na batedeira por 5 minutos. Leve ao congelador por 30 minutos e repita o processo por mais 2 vezes. Para a farofa, triture a granola com a castanha no liquidificador usando a tecla pulsar até obter textura de farofa grossa. Sirva o sorvete em taças polvilhado com a farofa.

Brigadeiro de açaí

receitas com açaí
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 25
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
200g de polpa de açaí
Margarina para untar
1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada e moída para passar

Modo de preparo:
Em uma panela grossa, misture o leite condensado com a polpa e leve ao fogo baixo, mexendo. Cozinhe por 5 minutos depois de iniciada a fervura e despeje em um prato untado. Deixe esfriar. Com as mãos untadas modele os brigadeiros e passe na castanha. Disponha em forminhas e sirva.

Pão de granola e açaí

receitas com açaí
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+1h10 de descanso)
Rendimento: 20 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o fermento, o mel, o leite e a polpa de açaí. Adicione o restante dos ingredientes, misturando até desgrudar das mãos. Adicione mais farinha de trigo, se necessário. Cubra e deixe descansar por 40 minutos para crescer.

Divida a massa em duas partes, modele os pães, coloque em uma fôrma untada com óleo, pincele com a gema e deixe descansar novamente por 30 minutos. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire e sirva.

Receita de filé de peixe ao molho de açaí

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+10min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Tempere os filés com o suco de limão, sal, pimenta e alecrim. Deixe descansar por 10 minutos para pegar gosto. Passe os filés pela farinha de trigo e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra sobre papel-toalha. Reserve. Em uma frigideira grande antiaderente, coloque o açaí, o requeijão, o caldo de legumes e leve, ao fogo médio, por 3 minutos. Adicione a maisena dissolvida na água e cozinhe por mais 5 minutos ou até engrossar levemente. Distribua o molho sobre os filés, decore com castanhas e sirva.

Manjar de açaí

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+4h de geladeira)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
800ml de água
1 lata de leite condensado
350g de polpa de açaí
Cobertura:
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Em uma tigela, hidrate a gelatina em metade da água e dissolva em banho-Maria. Bata no liquidificador com o restante da água, o leite condensado e a polpa de açaí, coloque em uma fôrma de buraco no meio de 26cm de diâmetro e leve à geladeira por 4 horas. Coloque os ingredientes da cobertura em uma tigela e misture com uma colher. Retire o manjar da geladeira, desenforme e sirva regado com a calda.

Mousse de açaí

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+4h de geladeira)
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
1 caixa de gelatina sabor açaí ou uva
1 xícara (chá) de água fervente
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 saquinhos de polpa de açaí congelado

Modo de preparo:
Dissolva a gelatina na água e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Coloque em taças e leve à geladeira por 4 horas.

Sair da versão mobile