Ícone do site Guia da Cozinha

10 pratos da Itália que conquistaram os brasileiros

Confira uma seleção de pratos da Itália neste Dia Nacional do Imigrante Italiano!

Quem não ama comida italiana, não é mesmo? A culinária italiana conquistou o brasileiro com as suas massas e doces deliciosos. E neste dia 21 de fevereiro, em que comemoramos o Dia Nacional do Imigrante Italiano (instituído em homenagem ao maior movimento migratório internacional do nosso país), te convidamos a celebrar a história italiana da melhor forma que existe: saboreando receitas incríveis! Pensando nisso, o Guia da Cozinha separou alguns pratos da Itália que fogem dos preparos mais conhecidos para você experimentar. Confira!

10 pratos da Itália para se deliciar

Salada caprese

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 5min
Rendimento: 1
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Corte o tomate e a muçarela em rodelas grossas, arrume intercalando em um prato e distribua o manjericão. Em uma tigela, coloque o vinagre balsâmico e tempere com sal e pimenta. Com a ajuda de um garfo, bata, e adicione o azeite, aos poucos. Regue a salada e sirva em seguida.

Nhoque de ricota com espinafre

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Pique o espinafre e em uma tigela, misture com a ricota, a batata, os ovos, o parmesão, sal e noz-moscada. Adicione a farinha, aos poucos, e misture com as mãos até dar o ponto de enrolar. Se necessário, adicione mais farinha. Abra porções da massa na mão, coloque um cubo de muçarela no meio e modele formando bolinhas. Ferva a água em uma panela grande e cozinhe os nhoques, aos poucos por 4 minutos. Quando subirem, retire com uma escumadeira e coloque em um refratário grande. Para o molho, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio e refogue o alho e a cebola rapidamente. Adicione os tomates, a água e cozinhe, em fogo baixo, por 20 minutos ou até formar um molho encorpado. Tempere com sal, pimenta e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue e despeje sobre os nhoques. Polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retire e sirva.

Carpaccio tradicional

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 20min
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Para o molho, misture a mostarda, o cream cheese, o azeite e sal. Coloque em uma travessa as fatias de carpaccio, polvilhe com sal e sirva acompanhado do molho.

Ossobuco

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h15
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Esquente o azeite e doure a carne de ambos os lados. Tire a carne e reserve. Doure a cebola e o alho, junte o vinho e esfregue o fundo da panela para soltar. Volte a carne e junte o restante dos ingredientes, menos a rúcula. Tampe e deixe cozinhar por 50 minutos após a fervura. Tire a pressão da panela e sirva os ossobucos, regados com o molho e a rúcula por cima. Sirva acompanhado de polenta.

Carbonara tradicional

carbonara tradicional
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30 minutos
Rendimento: 2 pessoas
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Frite o bacon em fogo baixo. Depois misture à parte as gemas junto com o queijo ralado até fazer uma pasta. Adicione a pimenta-do-reino. Enquanto isso, cozinhe a massa seca ao dente. Desligue o fogo. Misture a massa ao bacon. Adicione a pasta à massa e misture vigorosamente. Adicione um pouco da água do cozimento e continue mexendo até dar o ponto. Sirva.

Panna cotta com calda de maracujá

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+4h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

No liquidificador, bata o iogurte, o leite condensado, o açúcar magro, a essência e a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem até ficar homogêneo. Despeje em uma forma de buraco no meio de 22cm de diâmetro untada e leve à geladeira por 4 horas. Para a calda, em uma panela, leve a polpa de maracujá e o açúcar, em fogo baixo até formar uma calda. Desenforme a sobremesa sobre um prato e regue com a calda já fria para servir.

Torrone

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 10
Dificuldade: médio

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes da calda e leve ao fogo baixo, sem mexer, para não açucarar. Ferva até a calda ficar em ponto de fio. Na batedeira, bata as claras em neve e vá despejando a calda e batendo. Bata até a tigela da batedeira esfriar. Desligue a batedeira, adicione o amendoim na massa e misture com uma colher. Em uma assadeira, coloque uma placa de wafer, coloque cuidadosamente o creme e cubra com outra placa de wafer. Repita o processo até acabarem os ingredientes. Leve à geladeira para esfriar, corte em pedaços e sirva.

Caçarola italiana

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45min
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos com a manteiga até esbranquiçar. Junte o leite, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo, o queijo, o coco e bata por 3 minutos ou até ficar uma massa lisa e homogênea. Adicione o fermento e bata rapidamente. Transfira para uma forma de 30cm x 22cm, untada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Sirva.

Cantuccini

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45min
Rendimento: 24

Ingredientes

Modo de preparo

Com uma colher de pau, bata a manteiga até ficar cremosa. Acrescente o açúcar, batendo até obter uma mistura fofa. Junte a essência de amêndoa e os ovos, sem parar de bater. Adicione o restante dos ingredientes à mistura de ovos até obter uma massa homogênea. Divida a massa em duas e disponha em uma assadeira untada e forrada com papel-manteiga, deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire, deixe amornar, corte em fatias e leve ao forno baixo, sem o papel-manteiga, por 15 minutos para secar. Sirva frio.

Cassata tradicional

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+2h de congelador)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Regue as frutas com o licor. Em uma panela misture o leite condensado, o leite, as gemas peneiradas e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Bata as claras em ponto de neve, na batedeira ou batedor manual. Adicione o açúcar, aos poucos, sem parar de bater, até obter um suspiro. Misture delicadamente ao creme anterior. Forre o fundo de um refratário médio com o pão de ló. Regue com o refrigerante misturado com a calda da cereja. Misture as frutas cristalizadas e a cereja em metade do creme e espalhe no refratário. Faça uma camada com metade do chocolate picado, espalhe o creme sem frutas e polvilhe com o restante do chocolate. Leve ao congelador por 2 horas ou até firmar. Retire do congelador 15 minutos antes de servir.

Sair da versão mobile