Ícone do site Guia da Cozinha

Receitas para um churrasco vegano

Quem disse que vegano também não pode aproveitar um churrasco? Com estas maravilhosas receitas para um churrasco vegano, você poderá preparar refeições deliciosas e totalmente saudáveis.

Desde um espetinho de carne de soja incrível ou até mesmo um hambúrguer de quinoa, as receitas que o Guia da Cozinha separou são saborosas e nutritivas! E, para incrementar seu churrasco, tem uma receita maravilhosa de vinagrete, além de uma de batata chips feita com batata-doce. Seu churrasco vegano irá impressionar até mesmo os amantes de carne, pode apostar!

5 receitas para um churrasco vegano inesquecível

Espetinho vegano de carne de soja

Receitas para um churrasco vegano

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+30min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a proteína, a água, o shoyu, o alho e a pimenta. Deixe descansar por 30 minutos. Em palitos de madeira, intercale os cubos de carne de soja e os legumes até terminar os ingredientes. Coloque em uma fôrma, regue com azeite, polvilhe sal e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos, virando na metade do tempo. Sirva em seguida.

Hambúrguer de quinoa

Receitas para um churrasco vegano

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 1 unidade
Dificuldade: médio

Ingredientes

Modo de preparo

Para o hambúrguer, descasque a batata e corte ao meio no sentido do comprimento, formando três partes grandes. Em seguida, leve ao forno com papel-alumínio até ficar macia (mais ou menos 30 minutos). Em seguida, amasse com garfo e misture a batata amassada com a quinoa, a cebola e a salsinha. Forme uma massa e ajuste o sal. Modele os hambúrgueres na mão, deixando cada um com mais ou menos dois dedos de espessura. Pincele a frigideira com um fio de azeite e doure o hambúrguer dos dois lados (1 minuto cada), virando cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula. Para a montagem, sele as fatias de pão no forno a 180°C por 1 minuto.

Leve o hambúrguer de quinoa com o queijo ao forno a 180°C por 4 minutos. Ponha-o aquecido com o queijo sobre a base do pão selado, adicione as fatias de cebola, a cenoura e as fatias de tomate cereja, acrescente o molho de semente de papaya, as folhas de rúcula e a alface roxa, feche o sanduíche com a tampa do pão e sirva.

Dica: a batata-doce também pode ser cozida, porém, ao optar por esse modo de preparo, o alimento ficará mais úmido, o que vai dificultar um pouco a modelagem do hambúrguer. Por isso a preferência por assá-la, para que a execução fique perfeita.

Hambúrguer de feijão

Foto: Divulgação

Tempo: 10h 
Rendimento:
5 porções 
Dificuldade:
 médio

Ingredientes

Modo de Preparo

Deixe os grãos de feijão de molho em água suficiente para cobri- los, com o vinagre de maçã, por 8 horas. Passado o tempo, despreze a água e coloque o feijão para cozinhar em 1 litro de água por 40 minutos. Após, bata os grãos de feijão em um processador para ficar uma pasta, não muito mole. Reserve. Pique bem a cebola roxa. Refogue no azeite de oliva. Acrescente a páprica defumada e refogue mais um pouco. Coloque todos os ingredientes, inclusive o feijão processado e a cebola refogada, em uma tigela. Com as mãos, amasse bem e misture, até que essa mistura fique bem homogênea. Leve a massa à geladeira por 40 minutos. Retire da geladeira e modele os hambúrgueres. Sele em uma frigideira, com óleo de coco ou azeite e pitadas de sal. Sugestão: sirva com uma saladinha verde.

Batata-doce frita

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 20min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes  

  • 2 batatas-doces
  • Óleo para fritar
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Lave as batatas, descasque e fatie-as. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite as batatas até dourarem levemente. Retire do fogo, escorra em papel-toalha e tempere com sal. Coloque em uma travessa e sirva.

Molho vinagrete para churrasco

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+30min de descanso)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes  

  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 2 cebolas médias picadas
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • 5 tomates picados
  • 1 pimentão verde picado
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre

Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos antes de servir.

Sair da versão mobile