Ícone do site Guia da Cozinha

Receitas com caramelo: 9 opções simples para enfiar o pé na jaca

receitas-com-caramelo

Duvido você resistir a uma dessas receitas com caramelo deliciosas!

A vontade de comer doces não tem dia e nem hora marcada, ela simplesmente aparece e BUM! Lá está você implorando por uma receitinha açucarada… E claro, o caramelo é sempre bem-vindo nesses períodos, pois seu preparo é super fácil e ele combina com uma imensa variedade de receitas.

Para fazer um delicioso caramelo você só precisa de açúcar branco e, às vezes, água. Há vários pontos do caramelo: sua aparência varia de marrom escuro até um tom mais claro e seu sabor pode ser mais amargo ou amanteigado. Se você amou a ideia de adicionar caramelo em suas sobremesas, veja 9 receitas com caramelo e sinta uma explosão de sabores!

9 receitas com caramelo para uma terça-feira açucarada!

Pavê com caramelo e mix crocante

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 e 1/2 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
3 gemas
2 colheres (sopa) de maisena
1 lata de creme de leite sem soro
Cobertura de sorvete sabor caramelo a gosto para decorar
Nozes e rosquinhas de chocolate a gosto para decorar

Mix crocante

2 xícaras (chá) de biscoito tipo maisena quebrado
1 xícara (chá) de rosquinha sabor chocolate quebrada
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de cobertura para sorvete sabor caramelo

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado, o leite e as gemas e a maisena, mexendo até engrossar. Reserve e deixe esfriar. Misture com o creme de leite e reserve. Misture os ingredientes do mix crocante e reserve. Em uma taça grande de sobremesa ou refratário médio, intercale camadas de creme e de mix de caramelo. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir. Espalhe um pouco de cobertura de caramelo e por cima decore com a noz e as rosquinhas chocolate inteiras. Sirva em seguida

Receita de brigadeirão branco com calda de caramelo

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+3h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Crocante

Modo de preparo

No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até ficar homogêneo. Despeje em uma fôrma de aro removível de 22cm diâmetro, untada com margarina e polvilhada com açúcar, e leve ao forno médio, preaquecido, banho-maria, por 50 minutos ou até firmar e dourar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Para o crocante, em uma panela, em fogo médio, derreta o açúcar e quando começar a caramelar, coloque o amendoim e a castanha. Despeje em uma fôrma de 20cm x 22cm, untada com óleo, e, depois de frio, quebre com a ajuda de um martelo de cozinha. Desenforme o brigadeirão em uma travessa, regue com a calda de caramelo e distribua o crocante por cima. Sirva.

Chocotone recheado com brigadeiro de caramelo

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo até formar um caramelo dourado. Aqueça o creme de leite fresco com a flor de sal em outra panela e despeje cuidadosamente na panela do caramelo, mexendo sem parar. Adicione o leite condensado, a manteiga e cozinhe por 5 minutos ou até ficar cremoso, mexendo sempre. Desligue e deixe esfriar. Corte uma tampa na superfície do chocotone e retire parte do miolo com uma colher, com cuidado para não furar. Recheie com o brigadeiro de caramelo e tampe com a tampa retirada. Cubra com o chocolate derretido e decore com nozes e cerejas. Leve à geladeira até o momento de servir.

Receita de sorvetão com calda cremosa de caramelo

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+6h de congelador)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Na batedeira, bata o creme de leite somente para encorpar. Antes de virar chantilly, adicione o leite condensado e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e misture com uma colher o amendoim, o chocolate ralado e o café dissolvido na água quente. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 24cm diâmetro e leve ao congelador por 6 horas. Para a calda, em uma panela, leve o açúcar misturado com a água ao fogo médio até ficar com cor de caramelo. Adicione a manteiga, o creme de leite, misture e espere ferver novamente. Desligue e reserve. Desenforme o sorvetão passando água quente no fundo da fôrma e coloque em uma travessa. Cubra com o caramelo e polvilhe com o pé de moleque. Sirva em seguida.

Torta de caramelo com chocolate

receitas com caramelo
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45min (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Caramelo

Cobertura

Modo de preparo

Triture o biscoito no liquidificador, usando a tecla pulsar, e misture com a manteiga e a clara até formar uma farofa úmida. Forre uma fôrma de aro removível canelada de 22cm de diâmetro e leve ao forno médio, preaquecido, por 8 minutos. Retire e deixe esfriar. Para o caramelo, leve uma panela ao fogo baixo com o açúcar e a água até derreter o açúcar e ficar com cor dourada. Adicione a manteiga e o creme de leite fresco, com cuidado, mexendo até homogeneizar e encorpar. Espalhe sobre a massa da torta e leve à geladeira por 1 hora. Derreta o chocolate no micro-ondas e misture com o creme de leite até homogeneizar. Espalhe sobre a camada de caramelo na fôrma e volte à geladeira por 1 hora. Desenforme, decore com chocolate branco derretido, fazendo fios, e sirva em seguida.

Fudge de chocolate com caramelo salgado

receitas com caramelo
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+3h de geladeira)
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: médio

Ingredientes

Caramelo salgado

Modo de preparo

Derreta os chocolates em banho-maria ou no micro-ondas. Despeje em uma tigela, adicione o leite condensado, a essência de baunilha, o chocolate em pó e misture até ficar homogêneo. Transfira para uma fôrma de 25cm x 35cm, forrada com papel-alumínio untado, e alise com uma espátula. Leve à geladeira por 1 hora. Para o caramelo, em uma panela, misture o leite e
o açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo, por 5 minutos. Junte o bicarbonato e abaixe o fogo. Cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. Adicione a manteiga, a flor de sal e cozinhe mais 10 minutos. Deixe esfriar e espalhe sobre o fudge de chocolate. Leve à geladeira por 2 horas. Desenforme, corte em quadrados de 5cm x 5cm e sirva, se desejar, decorado com flor de sal.

Pudim de beijinho com calda de caramelo

receitas com caramelo
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h10
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Para a calda, em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo médio até dissolver e formar um caramelo dourado. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 25cm de diâmetro. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o leite de coco, os ovos e a maisena até ficar homogêneo. Misture o coco ralado com uma colher e coloque na fôrma caramelizada. Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até firmar. Espere esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Desenforme e sirva.

Pavê caramelo

receitas com caramelo
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 2h (+2h de geladeira)
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Polvilhe a gelatina no leite, dissolva em banho-maria e bata no liquidificador com os demais ingredientes do creme. Em um refratário de 20cm de diâmetro, coloque uma camada de bolo em fatias finas e umedeça com a mistura de cobertura para sorvete misturando o licor. Intercale camadas de creme e de bolo umedecido, terminando em creme. Leve à geladeira por 2 horas. Para o crocante, leve ao fogo médio, em uma panela, o açúcar e a água até que vire um caramelo. Espalhe sobre uma superfície untada e depois de esfriar, quebre com um martelo de cozinha. Espalhe sobre o pavê e sirva.

Brownie com caramelo salgado

receitas com caramelo
Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50 min
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Caramelo salgado

Modo de preparo

Para fazer o caramelo, derreta o açúcar em uma panela mexendo sem a ajuda de uma colher. Quando o açúcar derreter por completo, adicione a manteiga em partes, mexendo rápido sem parar. Depois que a manteiga estiver completamente incorporada, despeje o creme de leite aos poucos e mexa sem parar. Deixe o caramelo descansando por alguns minutos e em seguida, coloque o caramelo em um pote de vidro e leve para geladeira até firmar.

Para a massa do brownie, pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180°C. Em uma tigela grande em banho-maria, derreta o chocolate picado ou em gotas junto com a manteiga. Desligue o fogo e retire a tigela do banho-maria. Em seguida, adicione o cacau em pó e misture. Acrescente o açúcar peneirado a massa e misture novamente. Quebre os ovos em uma tigela separada e acrescente um ovo por vez, sempre incorporando a massa. Agora, coloque a baunilha e o café solúvel. Incorpore a farinha peneirada aos poucos à massa e continue misturando. Por último, adicione o bicarbonato. Coloque metade da massa em uma assadeira quadrada com um papel manteiga e espalhe. Acrescente o caramelo e espalhe por toda a massa. Adicione o restante da massa e espalhe por toda a forma. Coloque o restante do caramelo por cima e leve a massa no forno por cerca de 30 minutos. Retire do forno, despeje caramelo e flor de sal por cima. Sirva.

Sair da versão mobile