Bateu o desespero e você esqueceu de descongelar a carne? De uma forma ou de outra, esse não é o momento de recorrer a truques mirabolantes da internet! Isso porque muitas dicas que estão espalhadas pela internet não são muito seguras e, às vezes, nem mesmo funcionais. E esse fenômeno não é exclusivo da internet… Há truques de como descongelar peças de carne que são repassadas de geração em geração e não são nem mesmo higiênicas!
Como é o jeito certo de descongelar carne?
Fora da geladeira, nunca mais!
Já começamos com uma grande polêmica! Se você é do grupo de pessoas que deixa a carne fora da geladeira para descongelar naturalmente, pare agora mesmo. De acordo com a gastrônoma e nutricionista Laura Franco, o tradicional descongelamento fora da geladeira não é nada recomendado, por ser um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Quando você retira a carne direto do freezer e deixa em temperatura ambiente, a parte externa da peça descongelará muito rápido. Enquanto isso, a parte interna continuará congelada. Até o momento em que a parte externa e interna ficarão igualmente descongeladas, a parte externa já ficou exposta a temperaturas altas por muito tempo. Então, as chances de ter bactérias na peça de carne são altíssimas.
O jeito seguro, para nunca mais errar:
“Só há duas maneiras seguras de fazer o descongelamento da carne: na geladeira ou no micro-ondas”, afirma a chef. Parece contraditório, mas o método de descongelamento na geladeira é realmente o mais recomendado.
Com o simples ato de tirar a peça de carne do freezer e colocar nas prateleiras da geladeira já é possível descongelar sem problemas! A geladeira faz com que o processo de descongelamento demore até 24h, mas evita riscos de contaminação bacteriana, uma vez que a peça não sofrerá mudanças de temperatura tão abruptas.
Em emergências, seu maior aliado será o micro-ondas! Para esse tipo de descongelamento, transfira a peça para um recipiente compatível com o eletrodoméstico e, em potência média, deixe descongelar em ciclos de 4 minutos. Assim, a cada intervalo, analise o descongelamento e repita o procedimento quantas vezes julgar necessário.