Ícone do site Guia da Cozinha

Inove na cozinha com receitas inusitadas e deliciosas de ossobuco

Quando pensamos em comida italiana logo nos vem à cabeça massas e doces incríveis, tradicionais e deliciosos, como lasanha, macarronada, capeletti, nhoque e canelone. Mas, você já ouviu falar sobre o ossobuco? Esse prato é um dos mais antigos da região da Lombardia e consiste no preparo de um músculo bovino com osso. Ele é retirado da canela do boi, sendo um corte de carne tradicional da Itália. As receitas variam, porém seus ingredientes básicos são ossobuco (carne de vitela), farinha, manteiga, azeite, cebola, vinho branco seco, sal e pimenta.

O ossobuco é considerado um prato ‘gourmet’, ou seja, ideal para refeições especiais onde se quer surpreender alguém. Pensando nisso, o Guia da Cozinha separou 4 receitas diferentes dessa receita para você preparar e se aventurar nos sabores italianos. Fácil e delicioso, esse prato agrada qualquer pessoa! Saiba como fazer:

 

Receitas de ossobuco inusitadas e deliciosas 

 

Sopa de ossobuco

Sopa de ossobuco

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes 

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, em fogo médio, aqueça o azeite. Frite o ossobuco, o alho e a cebola por 3 minutos. Acrescente o shoyu, o caldo de carne, a água e tampe a panela. Cozinhe por 20 minutos, depois de iniciada a pressão. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. Volte a panela ao fogo médio, adicione a batata, a cenoura, a vagem, sal e cheiro-verde. Cubra com mais água, se necessário. Cozinhe com a panela aberta até o ossobuco e os legumes amaciarem. Transfira para uma sopeira e sirva.

 

Ossobuco ao vinho com polenta

Ossobuco ao vinho com polenta

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes 

Polenta

Modo de preparo

No liquidificador, bata o tomate, sal, a pimenta, o vinho e a água rapidamente. Reserve. Aqueça uma panela grande com o azeite, em fogo médio e frite o alho, a cebola e o alho-poró por 3 minutos. Adicione os tomates batidos e cozinhe por 3 minutos. Disponha os ossobucos na panela, sem amontoá-los, abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada por 30 minutos ou até amaciar. Retire do fogo e reserve. Para a polenta, misture o fubá com metade da água e reserve. Leve uma panela ao fogo médio com a água restante, o caldo de legumes, a manteiga e cozinhe até ferver. Adicione o fubá dissolvido na água, tempere com sal e cozinhe, mexendo sem parar, por 15 minutos ou até engrossar levemente. Desligue, transfira para uma travessa e sirva com o ossobuco polvilhado com parmesão e salsinha.

 

Ossobuco toscano

Ossobuco toscano

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Aqueça o óleo na panela de pressão e doure os ossobucos. Adicione a cebola, a cenoura e o alho e refogue até dourar. Junte o vinho, o tomate picado com seu suco e coloque água até passar 2 dedos sobre a carne. Tempere com sal, pimenta e louro a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos depois de chiar. Retire toda a pressão da panela, abra, adicione as azeitonas e acerte o tempero. Cozinhe com a panela aberta até obter um molho espesso. Sirva acompanhado de arroz branco.

 

Ossobuco com molho picante

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador, bata o tomate, sal, a pimenta, o vinho e a água rapidamente. Reserve. Aqueça uma panela com o óleo e frite o alho e a cebola por 2 minutos. Adicione os tomates batidos e cozinhe por 3 minutos. Ajeite os ossobucos na panela, abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada por 30 minutos. Adicione o agrião, tempere com sal a gosto e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva em seguida.

Sair da versão mobile