Comemorado no mundo inteiro todo dia 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995. A data é uma maneira de lembrar e garantir os direitos humanos às diversas etnias indígenas do planeta.
Acontece que os povos originários por todo o globo sofrem inúmeros ataques aos seus direitos, como invasão de terras por parte de empresas, madeireiros e grileiros, ausência de políticas públicas e ausência do poder público na garantia de direitos fundamentais como acesso à terra, educação e saúde. Além do genocídio dos povos indígenas, que vem se desenrolando desde a colonização e resulta em inúmeras mortes.
Todas essas violações dos direitos dos povos indígenas também contribuem com o apagamento de suas culturas. Um estudo do Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas (IWGIA), de 2015, apontou que hoje no mundo há pelo menos 5 mil povos indígenas, somando mais de 370 milhões de pessoas. Apesar disso, os povos indígenas são invisibilizados.
Uma prova disso é que apesar da enorme influência na cultura brasileira, desde hábitos de higiene até a nossa gastronomia, nem sempre lembramos enquanto sociedade da importância histórica desses povos. Pensando nisso, o Guia da Cozinha decidiu relembrar os pratos brasileiros mais amados e consumidos por todo o país que surgiram através da rica cultura indígena. Confira!
Os povos indígenas e suas receitas tradicionais
Beiju
Tempo: 1h (+45min de descanso)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: Fácil
Ingredientes
- 1/2kg de polvilho doce
- 1 xícara (chá) de água
- Para acompanhar: Leite condensado, coco ralado, doce de leite, frutas, muçarela, carne-seca, frango refogado, o que você preferir!
Modo de preparo
Divida o polvilho em 2 vasilhas. Despeje a água em uma delas, misture e deixe descansar por 45 minutos. Escorra bem e misture com o polvilho seco, usando uma colher de pau, até obter textura de farelo. Esquente bem uma frigideira pequena antiaderente e espalhe cerca de 4 colheres (sopa) do farelo para ficar bem fina, como uma panqueca. Assim que unir e der a liga, espalhe o recheio escolhido, dobre ao meio e sirva.
Paçoca
Tempo: 15min (+30min de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 500g de amendoim triturado
- 200g de biscoito maisena triturado
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1 lata de leite condensado (aproximadamente)
- Óleo para untar
Modo de preparo
Coloque o amendoim, o biscoito maisena, a manteiga e o leite condensado em uma tigela e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Se necessário adicione mais leite condensado. Transfira a massa para uma forma média untada e alise com uma colher. Deixe descansar por 30 minutos e corte em pedaços. Sirva.
Canjica doce
Tempo: 1h (+12h de molho)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 500g de milho para canjica (comprado pronto)
- 2 litros de leite
- 4 canelas em pau
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- Canela em pau para decorar
Modo de preparo
Lave bem a canjica e deixe de molho em água por 12 horas. Escorra. Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até amaciar. Junte o leite, os paus de canela e o açúcar. Deixe ferver por 20 minutos ou até ficar cremosa. Decore com a canela em pau e sirva.
Pamonha
Tempo: 2h
Rendimento: 10 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Grãos de 6 espigas de milho
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite, a manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata no liquidificador os grãos de milho, o açúcar e a mistura de leite até homogeneizar. Faça saquinhos com palha de milho e encha-os com o creme do liquidificador. Amarre para não vazar. Cozinhe, em fogo médio, em uma panela com água fervente por 40 minutos ou até as pamonhas subirem a superfície. Retire da água com uma escumadeira e sirva quente ou fria.
Bolo de macaxeira
Tempo: 45min
Rendimento: 10 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 6 ovos
- 4 xícaras (chá) de macaxeira (mandioca) crua e ralada
- 1 xícara (chá) de coco ralado
- ½ xícara (chá) de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- Margarina para untar a forma
Modo de preparo
Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal em uma tigela. Reserve. Bata na batedeira o açúcar e a manteiga. Acrescente os ovos, a macaxeira, o coco, o leite de coco, o queijo, a mistura reservada aos poucos e bata até que fique homogêneo. Despeje em uma forma untada e leve ao forno preaquecido (200º) por cerca de 1 hora ou até que fique dourado.
Moqueca de peixe com quiabo
Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1,5kg de cação em postas
- Sal a gosto
- Suco de 1 limão
- 2 cebolas em rodelas
- 4 tomates em rodelas
- 500g de quiabo em rodelas
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- 1 pimentão verde em rodelas
- 1 pimentão amarelo em rodelas
- 2 vidros de leite de coco (400ml)
- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1/2 xícara (chá) de água
- Coentro picado a gosto
Farofa
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 bananas-da-terra em rodelas
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- Sal e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
Para a farofa, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio e frite a cebola e o alho por 2 minutos. Adicione a banana e refogue rapidamente. Adicione a farinha, sal e cheiro-verde, misture bem e desligue o fogo. Tempere o peixe com sal e o limão. Em uma panela grande, faça camadas de cebola, de tomate, de quiabo, de pimenta, de pimentão verde e amarelo e de peixe. Repita o processo até acabarem os ingredientes. Regue com metade do leite de coco, o azeite de dendê e a água, polvilhe com coentro e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Regue com o restante do leite de coco, acerte o sal e cozinhe por mais alguns minutos. Sirva sem seguida acompanhado da farofa.
Pirão
Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1 limão
- Postas de cação
- 1 dente de alho
- 1 cebola pequena
- 1 xícara (chá) de coentro picado
- Sal a gosto
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola grande picada
- 1 xícara (chá) de tomate picado
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- 3 xícaras (chá) de água quente
- 100g de farinha de mandioca
- 1 xícara (chá) de cebolinha verde picada para polvilhar
Modo de preparo
Esfregue o limão nas postas e reserve. No liquidificador, bata o alho, a cebola , metade do coentro e sal. Em uma panela, aqueça o óleo com o azeite e frite este tempero. Adicione a cebola, o tomate e a pimenta e refogue por 5 minutos. Coloque o coentro restante e a água. Quando levantar fervura, coloque o peixe e ferva por 20 minutos em fogo baixo. Retire o peixe, desfie a carne com um garfo e volte para a panela novamente com o caldo onde foi cozido. Verifique o sal e, aos poucos, vá jogando a farinha de mandioca, sem parar de mexer, com um garfo. Coloque em uma travessa e polvilhe com a cebolinha verde. Sirva acompanhado de arroz branco e moqueca.
Caruru
Tempo: 2h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes
- 5 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 3 cebolas picadas
- 6 tomates maduros picados
- 2 pimentões picados
- 1 pimenta-malagueta picada
- Coentro picado a gosto
- 1 maço de cheiro-verde
- 1kg de camarão fresco e limpo
- 300g de camarão seco
- 1kg de filé de peixe
- 200g de castanha de caju
- 2 vidros de leite de coco
- 1kg de quiabos picados
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca (aproximadamente)
Modo de preparo
Em uma panela coloque o azeite, a cebola, os tomates, os pimentões, a pimenta, o coentro e o cheiro-verde. Deixe refogar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o camarão fresco e o camarão seco. Em seguida, junte o peixe e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a castanha de caju, o leite de coco, o quiabo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre até que engrosse um pouco. Retire do fogo e sirva em seguida.