Ícone do site Guia da Cozinha

Aprenda 6 receitas deliciosas ensinadas por chefs e culinaristas mulheres

Chapati, estrogonofe, bolo de banana e mais! Veja receitas de chefs e culinaristas mulheres como Paola Carosella e Rita Lobo!

Nesta segunda-feira, no Dia Internacional da Mulher (8), não podíamos deixar de homenagear grandes nomes que agregam para a gastronomia brasileira e de diferentes países. Por isso, elaboramos uma lista com deliciosas receitas de chefs e culinaristas mulheres que você pode testar e saborear quando e onde quiser. Tem prato para todos os gostos! E já adiantamos que todas as receitas são de fácil preparo, então, iniciante na cozinha, chegou a sua hora! Confira já!

Receitas de chefs e culinaristas mulheres para testar em casa

Bolinho de feijoada da Kátia Barbosa

Foto: Shutterstock

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque 2 litros de água, o feijão, as carnes e as folhas de louro. Cozinhe por cerca de uma hora (marque o tempo após o início da pressão).

Em um liquidificador, bata o feijão cozido com o caldo de carnes. Em uma panela grande, aqueça o azeite, doure o alho e refogue o feijão batido. Verifique o sal. Acrescente gradualmente a farinha de mandioca sem parar de mexer, até engrossar e soltar da panela. Retire do forno e deixe esfriar. Adicione o polvilho e misture até ficar uma massa homogênea. Reserve.

Em uma frigideira coloque o bacon com o alho, junte a couve e refogue por 2 minutos. Abra pequenas porções da massa na mão, coloque uma colher de chá de couve refogada, faça bolinhos e achate. Passe na farinha para empanar e frite em óleo quente. Em uma travessa, coloque os bolinhos acompanhados de gomos de laranja, torresmo e uma batidinha de limão.

Estrogonofe da Paola Carosella

Foto: Shutterstock

Ingredientes

Modo de preparo

Limpe a carne, tirando gordura e nervos com uma faca afiada, e corte-a em cubos. Tempere com 10g de sal e pimenta a gosto. A recomendação da chef é fazer isso com um dia de antecedência, para que fique mais saborosa. Mas, caso não seja possível, procure deixar a carne “descansar” com o tempero por pelo menos 15 minutos. Corte as cebolas e os dentes de alho e reserve.

Coloque o azeite e a manteiga na panela, leve ao fogo e adicione a carne, sem mexer. Acrescente páprica, louro e tomilho fresco, mexa uma vez para acomodá-los na panela. Mexa levemente por dois minutos, até dourar a carne, e reserve em outro recipiente. Na mesma panela – agora vazia -, coloque azeite e manteiga novamente e adicione cebola, uma pitada de sal, alho, cogumelos e mais uma pitada de sal. Retorne a carne com o caldo para esta panela e, no recipiente em que estava reservada, adicione uma xícara de água quente. Reserve esse líquido.

Bolo de banana (com casca) vegano e sem glúten da Bela Gil

Foto: Shutterstock

Ingredientes

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus. No liquidificador, bata o açúcar mascavo, a linhaça hidratada, o sal, as bananas com casca, a canela e o óleo de coco. Coloque os secos numa tigela, misture e depois acrescente o conteúdo do liquidificador. Deposite a mistura batida em uma vasilha, acrescente a farinha, a aveia e o fermento. Em uma forma redonda, faça uma camada com as rodelas de abacaxi e coloque a massa por cima. Levar ao forno por 30 minutos.

Chapati (pão indiano) de Rita Lobo

receitas de chefs
Foto: Shutterstock

Ingredientes

Modo de preparo

Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão até formar uma farofa grossa – a farinha precisa entrar em contato com um pouco de água antes do óleo, para absorver melhor o líquido.

Adicione o óleo e misture bem. Ainda na tigela, acrescente gradualmente o restante da água, amassando com a mão até que a massa absorva todo o líquido.

Sove a massa por 5 minutos: aperte, amasse, estique e amasse novamente, na tigela até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo – é bem fina mesmo, evite juntar mais farinha na massa, o pão pode ficar ressecado.

Modele a massa numa bola e embale com filme (ou cubra com um pano) e deixe descansar por 10 minutos – esse descanso relaxa o glúten e faz o pão inflar com mais facilidade.

Modele um rolinho com a massa e, com uma espátula de padeiro (ou faca), divida em 10 porções. Enrole cada porção numa bolinha e polvilhe a bancada com farinha de trigo. Abra uma bolinha com o rolo de macarrão até formar um disco bem fino – vá polvilhando farinha sob e sobre a massa para não grudar.

Leve uma frigideira média (pode ser de inox ou ferro) ao fogo médio – não precisa untar. Quando estiver quente, bata o disco de massa contra as mãos para tirar o excesso de farinha e coloque na frigideira. Deixe o pão assar por 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Com cuidado para não rasgar a massa, vire o pão com uma pinça e deixe por mais 15 segundos na frigideira – o pão começará a inflar. Enquanto isso, acenda outra boca do fogão.

Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para chamuscar levemente. Transfira o pão para um prato e cubra com um pano de prato – assim os pães ficam macios e permanecem quentinhos. Repita com os outros discos. Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo após virar. Sirva a seguir.

Bolo de coco molhado da Helena Rizzo

receitas de chefs
Foto: Shutterstock

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 170°C. Bata os ovos com uma batedeira na velocidade média. Quando dobrar de tamanho adicione o açúcar. Numa tigela separada, misture a farinha e o fermento. Reserve.

Remova a massa da batedeira e incorpore usando uma espátula a farinha com o fermento, enquanto o suco de laranja. Mexa até dissolver a farinha. Unte uma forma retangular de 20 cm x 30 cm com manteiga sem sal. Polvilhe com farinha e despeje cuidadosamente a massa. Asse no forno pré-aquecido por 30 minutos.

Para a calda, misture os ingredientes numa tigela até dissolver o leite condensado. Quando tirar o bolo do forno, faça furos com o garfo na massa. Derrame a calda por cima. Cubra com o coco ralado e refrigere para servir gelado.

Risoto de cevadinha da Carla Pernambuco

receitas de chefs
Foto: Shutterstock

Modo de preparo

Aqueça a manteiga em uma caçarola grande em fogo médio. Adicione a cebola, o alho, o sal, e refogue, mexendo por cerca de 4 minutos, ou até que a cebola amoleça. Adicione a cevada e mexa até ficar com uma tonalidade brilhante. Depois adicione o vinho branco e ferva em fogo brando durante 3 ou 4 minutos, até que a cevada tenha absorvido um pouco o vinho. Após o vinho rale a casca da tangerina, esprema o suco e reserve. Quando a cevada estiver macia, misture a casca da tangerina, o suco, a casca ralada de limão-siciliano. Gradualmente adicione cerca de 6 xícaras de caldo, uma de cada vez, deixando que a cevada absorva a maior parte do líquido entre uma e outra – esse processo leva cerca de 40 minutos.

Mexa constantemente para não queimar os grãos no fundo da panela. Você saberá quando os grãos estiveram cozidos, porque não haverá mais resistência a colar (ficarão, no entanto, mais pastosos que o arroz arbóreo). Este risoto fica melhor com a consistência pastosa, portanto não se preocupe se ficar um pouco de líquido que não secou na panela. Rale a casca da tangerina, depois esprema o suco e reserve. Quando a cevada estiver macia, misture a casca da tangerina, o suco, a casca ralada de limão-siciliano, o queijo parmesão e o creme fresco. Experimente e, se necessário, tempere mais. Depois misture com a rúcula. Decore com as nozes pecan torradas antes de servir.

Sair da versão mobile