Ícone do site Guia da Cozinha

Dicas preciosas para fazer um risoto perfeito

RAFAELA RISSOLI RISOTO

Agora você tem um conteúdo detalhado para nunca mais errar no preparo de risoto

Nada melhor do que se render a um prato tradicional e delicioso no final de semana, certo? O risoto, por exemplo, é um dos queridinhos para ocupar essa função. É delicioso, pode ser feito com vários ingredientes e possui uma história que atravessa séculos!

O grão de arroz que conhecemos para o preparo do risoto foi levado ao sul da Itália, no século XI, por habitantes de desertos localizados entre Síria e Arábia (Árabes ou Mouros). Foi a partir da Sicília que o produto tomou rumo ao norte da Itália, chegando às mãos de Valério di Fiandra (reponsável, na época, pelos vitrais da catedral Duomo di Milano), que criou o clássico “Risotto Alla Milanese”. Há várias histórias que circundam a criação do risoto, bem como o uso de açafrão em seu primeiro preparo.

risoto rafaela rissoli
Risoto com caldo de legumes frescos e carne
Foto: Rafaela Rissoli

O famoso risotto, que significa, literalmente, “pequeno arroz”, nasceu no norte da Itália, em 1574. A grafia, em português, é apenas com um “t”: risoto.

Agora, já que você conheceu um pouquinho da história desse prato incrível, não vai ficar aí só olhando, né? Aí vai algumas dicas que o Guia da Cozinha selecionou para você e nunca mais erre no preparo do seu risoto! Confira:

O Arroz

Para fazer o preparo do seu risoto, o mercado conta com 3 tipos principais de arroz que você pode utilizar no preparo:

arroz arboreo rafaela rissoli
Arroz arbóreo
Foto: Rafaela Rissoli

Arbóreo: Arroz que possui grãos grandes, de um branco perolado, e combina com risotos que levam porções maiores de carne. Quando cozido, os grãos tornam-se firmes, cremosos e mastigáveis, graças ao alto conteúdo de amilopectina.

Carnaroli: O Carnaroli é um híbrido com mais amido que o arbóreo, o grão demora mais para cozinhar, mas mantém melhor o al dente.

Vialone Nano: É menor e arredondado, cozinha por igual e é indicado para o preparo com peixes e frutos do mar.

Quais utensílios são necessários para preparar um bom risoto?

a) Panela: você vai precisar de uma panela em três momentos (uma mais funda para preparar o caldo, outra para fazer o complemento/acompanhamento do seu risoto e outra para hidratar o arroz).

b) Colher de pau: é um item bastante importante nesta receita, porque a colher de pau te permite bastante movimentação sem transferir o gosto do material da colher para sua comida e, diferente de um plástico, ela não derrete e não compromete os alimentos.

Dicas de ouro

Dica 01: o ideal é hidratar um risoto com caldo feito artesanalmente, sem condimentos industrializados. Para isso, guarde as aparas dos seus alimentos (talos, cascas, ervas aromáticas) para confeccionar um caldo vigoroso e cheio de sabor.

Dica 02: o acompanhamento do risoto pode ser alho poró, cogumelo, limão siciliano, frutos do mar, carne vermelha, etc. É indicado preparar o acompanhamento em uma panela diferente da que irá hidratar o arroz, porque há acompanhamentos com tempo de cocção que divergem muito do tempo de hidratação do arroz. Para controlar melhor os pontos dos alimentos e texturas, é melhor cozinhar separadamente e unir ao final.

Dica 03: não se lava os grãos de arroz que serão utilizados para fazer risoto.

Dica 04: se for um acompanhamento mais demorado (exemplo a carne vermelha), começa a preparar antes de hidratar o risoto. Mas complementos mais simples, que só precisam ser salteados na manteiga, como o alho poró e cogumelos, por exemplo, pode fazer no final, depois que o arroz já estiver cremoso e hidratado.

Dica 05: sempre coloque um pouco de azeite quando for usar manteiga para fritar alguma coisa, a presença de uma segunda gordura impede que queime a manteiga.

Dica 06: cuidado com o sal, vá sempre ajustando aos poucos. Lembre-se: é melhor ter menos sal e colocar um pouco mais do que ter sal demais e não poder tirar.

Dica 07: arroz ideal para fazer risoto é qualquer um que contenha alto teor de amido (como os mencionados no início do texto).

Dica 08: a hora do vinho! escolha um vinho de sua preferência (seco, suave, tinto, branco, rosé…) e coloca apenas até  QUASE cobrir o arroz, continua mexendo sem parar, mas não precisa de muito vigor, são sempre movimentos circulares sutis, mas constantes. Se você adiciona muita quantidade de vinho, corre o risco de não evaporar todo o álcool e ficar um risoto com sabor muito forte.

rafaela rissoli mexendo risoto
Foto: Rafaela Rissoli

Dica 09: depois de mexer o vinho até que quase tenha secado, é hora de adicionar duas conchas do caldo que você preparou, inclusive, mantém o mesmo tipo de movimento realizado quando estava mexendo o vinho junto com o arroz. Esse movimento que é responsável pela liberação do amido, que garante a textura e estrutura de risoto, por isso esse preparo exige bastante vigilância!

Dica 10: o ponto do arroz varia de acordo com a preferência. Na Itália, eles preferem o arroz bastante al dente, já aqui no Brasil, não estamos habituados a comer o arroz tão duro. Não esqueça da manteiga (pode usar manteigas veganas se preferir – como a manteiga de coco ou manteiga de palma, por exemplo). A manteiga vai garantir um brilho incrível! Um risoto perfeito deve conter cremosidade e brilho.

Manteiga e movimentos certos garantem cremosidade, brilho e estrutura no preparo do risoto
Foto: Rafaela Rissoli

Dica 11: o ponto final de textura do risoto é quando você coloca ele no prato e ele não esparrama igual a uma sopa, mas ele não fica estático, ele tem uma cremosidade e um movimento só dele! Basicamente, ele se aconchega devagarinho no prato!

Gostou? Que tal agora separar um bom vinho e fazer um risoto impecável hoje mesmo?!

Sair da versão mobile