Amenize os sintomas e garanta o bem-estar com esses alimentos que aliviam a TPM
Todo mês é a mesma história: irritabilidade, inchaço, dor de cabeça, mal humor, cólicas. Não importa a idade, a grande maioria das mulheres sofrem ou já sofreram com essa gama de sintomas da Tensão Pré-Menstrual, também conhecida como TPM. Sim, sabemos que é um período bem complicado do mês que é chato de se enfrentar. No entanto, os sintomas da TPM tem uma relação forte com os nossos hábitos alimentares.
Para enfrentar esse período do mês, prestar mais atenção ao que se está comendo pode ser a chave para amenizar tanto sofrimento. Existem alguns alimentos que aliviam a TPM e podem ser grandes aliados no mês inteiro. Se você sofre com esse carrossel de emoções mês após mês, dá só uma olhada nessas dicas que o Guia da Cozinha vai te dar para você se sentir melhor e se livrar do mal estar da tensão pré-menstrual:
Laticínios
Amiga, sabe aquele iogurte natural? Pode consumir à vontade! Não somente ele, mas os laticínios em geral trazem muitos benefícios para esse período. Leites, queijos magros e iogurtes naturais possuem grandes concentrações de cálcio que é essencial para evitar as contrações musculares do útero – que, consequentemente, geram as cólicas. O ideal é manter uma dieta rica com os laticínios o mês inteiro, não somente quando a TPM bate na sua porta.
Banana
Excelente fonte de potássio, a banana é um dos alimentos que aliviam a TPM mais práticos de serem consumidos. Ela ameniza os sintomas de inchaço e também possui boas quantidades de fibras, que regulam o seu intestino e são capaz de absorver menos gordura.
Cacau
Quem aí nunca se rendeu a uma tonelada de chocolate durante a TPM que atire a primeira pedra. Mas olha, o chocolate está liberado contanto que seja com a maior concentração de cacau possível. Sim, estamos falando dos tipos 60 e 70%. O cacau é rico em triptofano e magnésio, que é um precursor da serotonina – um neurotransmissor que regula o nosso humor. Então, consumir aquela barra de chocolate (com cautela) vai dar aquela melhorada no humor e deixar você muito mais tranquila. O estresse todo está com os dias contados!
Chás
Além de serem deliciosos, os chás podem ter um papel fundamental para aliviar os sintomas mais comuns desse período. Aposte em camomila, hibisco e de gengibre – esses dois últimos em especial possuem propriedades anti-inflamatórias que vão amenizar possíveis dores e desconfortos. Além disso, é preciso se manter hidratada para amenizar o inchaço, irritações e limpar o organismo de qualquer toxina.
Oleaginosas
Sabe aquela vontade incontrolável de comer um docinho nessa fase? Então, as oleaginosas podem te ajudar a amenizar esse desejo e ainda são cheia de benefícios: possuem magnésio, vitamina E, gorduras poli-insaturadas. Castanhas, nozes, pistache e amêndoas estão liberados!
Dica bônus
Cuidar da alimentação não deve ser só uma regra nessa fase. É preciso se alimentar bem o mês inteiro para evitar que esses sintomas chatos apareçam. Por isso, faça exercícios regularmente, evite ingerir alimentos gordurosos e com muito sódio. Alimentos ricos em cafeína como o café, chá preto e refrigerantes podem agravar quadros de irritabilidade. Por isso, consuma esses alimentos com cautela e mantenha um equilíbrio. Em casos de sintomas agudos e recorrentes, procure o seu médico ginecologista de confiança.