Vinho e massa: saiba como harmonizar essa refeição

Como harmonizar vinho e massa na refeição

  • Serve:

  • Tempo:

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages
Receita salva

Que uma macarronada é a receita ideal para o almoço de domingo, todos já sabem! Mas combinar um bom vinho e massa sempre vai bem, não é? Para conseguir a harmonização perfeita entre esse prato e bebida, é preciso prestar atenção aos tipos de molhos.

Além disso, saber quais são os melhores sabores de vinho para determinada combinação também é essencial. Desde o tradicional molho de tomate, até aqueles à base de frutos do mar, conheça como esses acompanhamentos podem complementar o sabor dos vinhos nas refeições.

Dicas para harmonizar vinho e massa na refeição

1) Molho de tomate

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages

É o tipo de molho mais comum, e muitas vezes usado também como base na preparação de outros molhos. O vinho deve ser aromático e leve, como o tinto, por exemplo. Por conta de ser um prato versátil e simples, algumas variedades da bebida, como Merlot ou Rosé, também são uma alternativa válida.

2) Molho branco

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages

Muitas vezes feito com queijos, o molho branco é bem cremoso; por isso, um vinho mais encorpado e com uma leve acidez é uma ótima opção. Como exemplo, pode-se citar as bebidas feitas da uva Chardonnay ou Pinot Noir.

3) Molho à bolonhesa

molho a bolonhesa
Foto: Reprodução/GettyImages

Preparada à base de tomate e carne moída, o molho à bolonhesa com certeza está bem presente na culinária brasileira! Para essa harmonização, um vinho mais encorpado e caloroso, como o tinto Cabernet Sauvignon, deixa a combinação perfeita.

4) Molho com peixes e frutos do mar

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages

Aposte nos vinhos brancos e rosés para combinar com esse tipo de molho! Mesmo que não seja tão popular nos pratos brasileiros, essa harmonização entre vinho e massa é tão saborosa quanto as outras opções.

5) Molho pesto

molho pesto
Foto: Reprodução/GettyImages

A harmonização da massa com molho pesto é parecida com a do molho à base de frutos do mar: ela combina perfeitamente com vinhos brancos, isso por conta do sabor forte de manjericão. Opte pelas bebidas mais leves e frutadas, como o Vermentino. Outra opção é o Chardonnay, que também harmoniza bem com esse prato.

Consultoria: Tia Lina

LEIA TAMBÉM:

faça um comentário

Mais receitas para você

receitas fáceis para quaresma

Receitas fáceis para a Quaresma

A quaresma está chegando e você precisa inovar nos pratos sem a famosa carne vermelha? Confira a seguir 10 deliciosas receitas fáceis para a quaresma!

dicas para fazer pão caseiro

Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Confira truques simples de quem tem muita experiência na área

Na imagem há fatias de laranja sobre um prato branco com cravo-da-Índia em cima, uma das técnicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

Com apenas alguns truques você será capaz de deixar o cômodo mais querido da casa livre de bichinhos!

receitas sem lactose

Receitas sem lactose: 10 opções deliciosas para quem tem intolerância à substância

Saiba como preparar pratos deliciosos mesmo sem usar ingredientes que contenham lactose

Sal temperado

Sal temperado

Que sal em excesso faz mal todo mundo sabe, não é? Mas você sabia que pode substituí-lo por um sal temperado com ervas? É mais saudável e superfácil!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas