Vinho e massa: saiba como harmonizar essa refeição

Como harmonizar vinho e massa na refeição

  • Serve:

  • Tempo:

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages
Receita salva

Que uma macarronada é a receita ideal para o almoço de domingo, todos já sabem! Mas combinar um bom vinho e massa sempre vai bem, não é? Para conseguir a harmonização perfeita entre esse prato e bebida, é preciso prestar atenção aos tipos de molhos.

Além disso, saber quais são os melhores sabores de vinho para determinada combinação também é essencial. Desde o tradicional molho de tomate, até aqueles à base de frutos do mar, conheça como esses acompanhamentos podem complementar o sabor dos vinhos nas refeições.

Dicas para harmonizar vinho e massa na refeição

1) Molho de tomate

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages

É o tipo de molho mais comum, e muitas vezes usado também como base na preparação de outros molhos. O vinho deve ser aromático e leve, como o tinto, por exemplo. Por conta de ser um prato versátil e simples, algumas variedades da bebida, como Merlot ou Rosé, também são uma alternativa válida.

2) Molho branco

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages

Muitas vezes feito com queijos, o molho branco é bem cremoso; por isso, um vinho mais encorpado e com uma leve acidez é uma ótima opção. Como exemplo, pode-se citar as bebidas feitas da uva Chardonnay ou Pinot Noir.

3) Molho à bolonhesa

molho a bolonhesa
Foto: Reprodução/GettyImages

Preparada à base de tomate e carne moída, o molho à bolonhesa com certeza está bem presente na culinária brasileira! Para essa harmonização, um vinho mais encorpado e caloroso, como o tinto Cabernet Sauvignon, deixa a combinação perfeita.

4) Molho com peixes e frutos do mar

vinho e massa
Foto: Reprodução/GettyImages

Aposte nos vinhos brancos e rosés para combinar com esse tipo de molho! Mesmo que não seja tão popular nos pratos brasileiros, essa harmonização entre vinho e massa é tão saborosa quanto as outras opções.

5) Molho pesto

molho pesto
Foto: Reprodução/GettyImages

A harmonização da massa com molho pesto é parecida com a do molho à base de frutos do mar: ela combina perfeitamente com vinhos brancos, isso por conta do sabor forte de manjericão. Opte pelas bebidas mais leves e frutadas, como o Vermentino. Outra opção é o Chardonnay, que também harmoniza bem com esse prato.

Consultoria: Tia Lina

LEIA TAMBÉM:

faça um comentário

Mais receitas para você

Diversos tipos de arroz em cumbucas.

Tipos de arroz: conheça os grãos e dicas de preparo

Conheça os tipos de arroz mais comuns, as características de cada um e aprenda dicas e truques para o momento do preparo

Dicas de carne de frango

Carne de frango: dicas práticas de compra e preparo

Conheça as partes tradicionais da carne de frango, confira dicas para o preparo e a compra. Aprenda a desfiar de uma maneira fácil e rápida!

cozinha longe de bactérias

Fique longe de bactérias com truques caseiros

Você sabe como manter sua cozinha e alimentos limpos de verdade? Confira truques caseiros de um especialista para viver livre de bactérias!

Quantidade ideal de feijoada

Quantidade ideal de feijoada: saiba as proporções

Para almoços especiais em dias frios ela é uma excelente alternativa, mas sempre há dúvidas da quantidade ideal de feijoada a ser preparada

benefícios do alecrim

Benefícios do alecrim: conheça e acrescente na sua alimentação

O alecrim é desintoxicante, combate a ação de bactérias e fortalece o sistema imunológico

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas