Conheça os diferentes tipos de pimentas e saiba como utilizá-las
Filtros

Tipos

Dificuldade

Conheça os diferentes tipos de pimentas e saiba como utilizá-las!

Conheça melhor alguns dos tipos de pimenta mais famosos no Brasil e escolha a sua! Aproveite e descubra os benefícios que elas geram para a saúde

Conheça os diferentes tipos de pimentas
Lirian Coelho30 de agosto, 2018

Com sabores característicos e muito utilizados na culinária, existem diversos tipos de pimentas, com muitas cores e formatos. Elas são conhecidas pela ardência que provocam quando consumidas e podem ser utilizadas de formas diversas em uma grande variedade de pratos. A pungência é efeito da capsaicina, substância presente no fruto.

Variações ambientais e genéticas, como condições climáticas e de crescimento, influenciam o nível de ardência, que é medido seguindo a Escala de Scoville. As pimentas normalmente são utilizadas como um tipo de tempero, apesar de alguns tipos poderem ser usados em sobremesas ou consumidas como o próprio aperitivo. Aliadas a uma boa comidinha de boteco, ficam ainda mais irresistíveis.

Conheça alguns dos tipos de pimentas mais famosos no Brasil e escolha a sua:

Benefícios da pimenta

Alivia a dor: o aumento do fluxo sanguíneo em algumas regiões do corpo quando consumimos pimenta pode ajudar no alívio de dores, como dor de cabeça e enxaquecas, por exemplo.

Previne doenças: além da capsaicina, o betacaroteno e a vitamina C presentes na pimenta podem ajudar no combate e prevenção a várias doenças. Diabetes, problemas no coração e até mesmo o câncer de pâncreas e de próstata podem ser combatidos com o consumo de diversos tipos de pimentas.

É anticoagulante: problemas relacionados à circulação de sangue, como a formação de coágulos, podem ser combatidos com o consumo de pimenta. Isso porque as vitaminas A, C e algumas do complexo B ajudam na circulação e quebram os coágulos formados.

Texto: Thainá Zanfolin/Colaboradora

LEIA TAMBÉM: