Alimentação low carb, diet e light: entenda seus benefícios e diferenças

Entenda as diferenças e vantagens da alimentação diet, light e low carb

  • Serve:

  • Tempo:

Comida e alimentação saudável
Foto meramente ilustrativa/Unsplash/Chris Lawton (https://unsplash.com/@chrislawton)
Receita salva

Hoje em dia, com a internet, encontramos diariamente um novo tipo de alimentação voltado para algum fim específico. Mas, justamente pela diversidade práticas e hábitos alimentares, nossa cabeça pode dar um nó daqueles com tantos nomes específicos e a probabilidade de acabarmos consumindo alimentos de maneira errada só aumenta.

Gislaine Donelli, nutricionista da Minutri, esclarece que, antes de tudo, qualquer dieta pode e deve ser saudável. Segundo a especialista, ter uma alimentação saudável é priorizar os ingredientes naturais, sem adição de conservantes ou aditivos químicos.

Dieta Low Carb

Uma das dietas mais famosas, a Low Carb é voltada especialmente para emagrecimento, no qual a quantidade de carboidratos ingeridos será bem reduzida. “É a dieta com baixo consumo de carboidratos e pode ou não utilizar gorduras como principal fonte de energia”, explica Larissa Miriam, nutricionista da  Bio Mundo.

Pães e massas, por exemplo, são alimentos que já não se encaixam nessa dieta por apresentar um alto teor do nutriente. Entretanto, nosso corpo não pode ficar sem uma quantidade mínima de carboidratos, por isso a recomendação é sempre ter acompanhamento de um nutricionista ou profissional especializado.

Light

Segundo as nutricionistas, a alimentação light também é recomendada para quem está passando por um processo de emagrecimento ou quer manter o peso. Nela, só serão consumidos alimentos que tenham, pelo menos, 25% das suas calorias reduzidas, geralmente sendo açúcares, gorduras ou colesterol.

“Os alimentos lights  podem ser usados por qualquer pessoa que deseja ter uma alimentação mais leve, com maior quantidade de fibras e menor valor calórico”, complementa Larissa.

Diet

Os ingredientes diets apresentam pouca ou nenhuma quantidade de um determinado nutriente, por isso são recomendados para finalidades bem específicas. De acordo com Larissa, esses alimentos geralmente compõem a dieta daqueles que têm “restrição de açúcares, por conta de diabetes, resistência à insulina ou problemas para metabolizar gorduras”.

Confira algumas receitas para cada tipo de alimentação, recomendadas pela nutricionista Gislaine Donelli:

Low Carb – Purê Verde

Brócolis temperado
Foto meramente ilustrativa/Unsplash/Hessam Hojati (@hessamhoajti)

Ingredientes:
– 2 xícaras de chá de couve- flor
– 2 xícaras de chá de brócolis
– 1 xícara de chá de alho poró
– 1 xícara de café de espinafre
– 1 xícara de chá de shitake
– 1 colher de sopa de alho
– 1 ¹/² de manteiga ghee
– 500ml de água
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: em uma panela cozinhe a couve-flor, o brócolis e o espinafre. Reserve a água. Os legumes podem ser feitos no vapor também. Refogue o alho, alho poró e o shitake na manteiga ghee. Junte a couve-flor, brócolis e o espinafre e os temperos a gosto, mexa para que eles peguem o sabor. Depois bata tudo no liquidificador junto com a água reservada dos legumes.

 

Light – Sorvete de água de coco com uva

Sorvete de uva
Foto meramente ilustrativa/Unsplash/Markus Spiske (@markusspiske)

Ingredientes:
– 450ml de água de coco
– 300g de uva sem caroço

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Caso queira pedacinhos de uva não peneire, mas se preferir sem pedaços coe o suco batido com uma peneira. Distribua o líquido nos potinhos de sorvete e congele por pelo menos 3 horas.

 

Diet – Bolo de banana

Bolo de banana
Foto meramente ilustrativa/Unsplash/Taylor Kiser (@foodfaithfit)

Ingredientes:
– 5 bananas
– 3 ovos
– 2 colheres de sopa óleo de girassol
– 2 xícaras de farinha de aveia
– 2 colheres de sobremesa de fermento
– Canela a gosto

Modo de preparo: No liquidificador, bata os ovos e misture a aveia e o fermento. Em seguida adicione a banana e a canela e bata novamente. Depois asse por aproximadamente 30 minutos em forno médio.

 

LEIA TAMBÉM:

faça um comentário

Mais receitas para você

Combate ao colesterol

Veja quais os alimentos que ajudam a combater o colesterol e quais evitar

Alguns alimentos ajudam no combatem ao colesterol e outros devem ser evitados. Saiba quais são!

agilizar o almoço

9 dicas para agilizar o seu almoço durante toda a semana

Muitas coisas para fazer e pouco tempo! Confira como deixar tudo (quase) pronto e agilizar o almoço durante toda a semana

marinar carne

Você sabe marinar? 9 dicas para acertar no tempero de todas as carnes

Confira as dicas para uma boa marinada e faça toda a diferença no preparo de suas refeições

preparar o ovo

18 dicas de culinária para preparar o ovo perfeito

Conhecer alguns segredinhos da culinária na hora de usar ovo nas suas receitas pode fazer toda a diferença no sabor das suas refeições!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas
+