Conheça alguns tipos de cervejas e saiba como harmonizá-las

Conheça os principais tipos de cerveja e como harmonizá-las

  • Serve:

  • Tempo:

Conheça alguns termos do vocabulário que define o universo das cervejas
Foto: Istock/Getty Images
Receita salva

Reconhecidas por serem uma das combinações mais adequadas aos fins de semana, as cervejas são as “queridinhas” dos brasileiros. A bebida pode variar em densidade, aroma, coloração e diversos outros aspectos, como a composição. Para compreender mais sobre as possíveis combinações de cerveja, saiba quais são os tipos existentes.

Conheça alguns termos do vocabulário que define o universo das cervejas
Foto: Istock/Getty Images

Ale: Além de ser uma das três famílias cervejeiras, a Ale reúne todos os estilos produzidos esse tipo de  levedura  – identificadas pela alta fermentação -, geralmente da espécie Saccharomyces cerevisiae. Uma de suas características principais é a produção de ésteres frutados.

Ésteres: Compostos químicos responsáveis pelos variados aromas frutados presentes caracteristicamente nos estilos belgas como Belgian Tripel, Belgian Dubbel e Belgian Dark Strong Ale. Podem remeter a diferentes frutas como banana, damasco, pêssego, banana-passa, figo, ameixas etc.

Lager: Sendo uma das famílias de cervejas, as Lagers são também chamadas de cervejas de “baixa fermentação”. Engloba estilos como Bohemian Pilsner, Schwarzbier, Doppelbock, entre outros.

Levedura: Também chamada de levedo ou fermento. Termo genérico para as diversas espécies de fungos  responsáveis pelo consumo de açúcares fermentáveis, transformando-os em álcool etílico e gás carbônico (dióxido de carbono – CO₂).

Lúpulo: Espécie de trepadeira que produz flores empregadas na fabricação de cerveja por serem ricas em uma resina que traz amargor e aroma às cervejas.

Malte: Matéria-prima rica em açúcares fermentáveis produzida a partir da germinação e secagem de diferentes grãos, geralmente cevada e trigo.

Conheça alguns termos do vocabulário que define o universo das cervejas
Foto: Istock/Getty Images

Session: As cervejas Session são versões de qualquer estilo, mantendo-se as demais características como aromas e gostos, porém com teor alcoólico reduzido. Ou seja, qualquer estilo de cerveja pode se tornar uma Session, como, por exemplo, Session IPA, Session Pilsen ou Session Porter. Inclusive, não confunda Session  com Saison  – um tipo cerveja de origem belga.  

Para conhecer outros termos, clique aqui!

Receitas para harmonizar com cervejas

A versatilidade da cerveja agrega muito a diversos pratos. Para saber quais são as receitas que fazem sucessos com este tipo de bebida, veja abaixo algumas especialidades que farão sucesso entre os amantes da famosa “breja”:

Peixe com abobrinha

peixe com abobrinha
Foto: Guilherme Andrade | Produção: Vânia Araújo e Maria Olinda Cabral

Os peixes brancos combinam com cervejas Weiss, que é identificada pelos aromas frutados, ou as belgas Witbiers, conhecidas pelo aroma cítrico. Por isso, aposte em alguma dessas variações para acompanhar um delicioso peixe com abobrinha ao forno.

Hambúrguer rápido

Hambúrguer rápido
Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa

Para a personalidade de um hambúrguer, nada melhor do que um cerveja que também imponha aroma e, assim, harmonize com o sabor da carne. Neste caso, invista em uma India Pale Ale, variação que imprime um leve amargor e notas frutadas ao paladar.

Torta de de limão siciliano e frutas vermelhas 

Na foto há uma fatia da torta de limão siciliano e frutas vermelhas. Ao fundo há o restante da torta em um prato redondo lilás.
Foto: Alfredo Franco | Produção: Flávia Rivetti

É possível combinar doces com cerveja também! No caso de sobremesas feitas com frutas vermelhas, as Porter’s que possuem notas mais doces, como de chocolate e caramelo, podem fazer jus ao doce.

LEIA TAMBÉM 

 

faça um comentário

Mais receitas para você

Diversos tipos de arroz em cumbucas.

Tipos de arroz: conheça os grãos e dicas de preparo

Conheça os tipos de arroz mais comuns, as características de cada um e aprenda dicas e truques para o momento do preparo

cozinha longe de bactérias

Fique longe de bactérias com truques caseiros

Você sabe como manter sua cozinha e alimentos limpos de verdade? Confira truques caseiros de um especialista para viver livre de bactérias!

Quantidade ideal de feijoada

Quantidade ideal de feijoada: saiba as proporções

Para almoços especiais em dias frios ela é uma excelente alternativa, mas sempre há dúvidas da quantidade ideal de feijoada a ser preparada

benefícios do alecrim

Benefícios do alecrim: conheça e acrescente na sua alimentação

O alecrim é desintoxicante, combate a ação de bactérias e fortalece o sistema imunológico

sushi na culinária japonesa

Culinária japonesa: saiba as respostas para as dúvidas mais comuns

Saiba mais sobre a culinária japonesa e aproveite para saborear suas delícias!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas