Óleo de cozinha: até quando usar e o que fazer com ele depois

Reciclagem de óleo de cozinha: até quando usar e o que fazer depois

  • Serve:

  • Tempo:

fritando empanado no óleo de cozinha
Descubra até que momento usar o mesmo óleo de cozinha | Foto: Shutterstock
Receita salva

O óleo de cozinha é um daqueles ingredientes que estão presentes em praticamente todos os tipos de preparo de alimentos. No caso de frituras, o óleo é indispensável e utilizado em grandes quantidades, sendo, inclusive, o responsável por parte do sabor do prato. Ele pode ser reutilizado algumas vezes dependendo do tipo de alimento, porém, uma hora ele terá que ser descartado.

Mas, você sabe a forma correta de descartar o produto? Quantas vezes ele pode ser utilizado? Ou o que pode ser feito a partir do óleo velho? Veja a importância de saber o que fazer com seu óleo usado para não agredir o meio ambiente.

Reutilização do óleo

óleo de cozinha
Foto: iStock

O tipo de alimento que é colocado no óleo faz toda diferença no tempo que ele pode ser utilizado. Por exemplo, alimentos empanados soltam mais partículas no óleo por conta da farinha, fazendo com que o produto fique sujo e velho mais rápido.

Em bares e botecos, o óleo pode durar mais tempo por conta do uso de fritadeiras, que diminuem a quantidade de sobras que caem na panela.
Nas receitas em casa, como os alimentos vão direto na panela, o óleo acaba ficando velho mais rápido.

Substituição do óleo

Para saber quando é o momento de fazer a troca, preste atenção em dois detalhes:

  • Se o óleo, depois de quente, liberar um cheiro forte e uma fumaça escura, ele não deve ser utilizado.
  • Se o alimento, depois de frito, estiver com uma cor escura ou murcho, quer dizer que o óleo já está muito velho e também não deve ser usado novamente.

Descarte do óleo de cozinha velho

como reciclar óleo de cozinha
Foto: iStock

Por ser um grande poluente, o óleo não pode ser jogado fora de qualquer maneira. Se jogado diretamente no ralo da pia, por exemplo, ele dificulta o tratamento de esgoto, pode entupir o encanamento, poluir rios e lagos e desregular todo o ecossistema do local. O descarte de óleo não é difícil de ser feito, mas, por falta de informação, muitas pessoas não sabem ao certo o que fazer com ele.

Como descartar

Após utilizar o óleo em frituras, espere esfriar e passe-o para um recipiente com tampa, como uma garrafa pet, por exemplo, utilizando um funil. Armazene o recipiente em local seco, sem contato com calor e vá adicionando óleo usado conforme o consumo. Quando o recipiente estiver cheio, você pode levar até pontos de coleta de óleo, que são bastante comuns na maioria das cidades. Além da coleta, muitas pessoas utilizam o óleo velho para fazer sabão. Assim, você pode doar para alguém que faça o produto ou você mesmo pode produzi-lo, se desejar.

Óleo reciclado

A partir do óleo reciclado, muitos outros produtos podem ser feitos. Tintas à base de óleo, resinas, glicerinas e detergentes são alguns. O biodiesel, alternativa de combustível que agride menos o meio ambiente, também pode ser feito a partir do óleo de cozinha usado.

Fontes: oleosustentavel.org.br, ecycle.com.br, receitasdeminuto.com, brasilescola.uol.com.br

Texto: Thainá Zanfolin/Colaboradora

LEIA TAMBÉM:

faça um comentário

Mais receitas para você

Diversos tipos de arroz em cumbucas.

Tipos de arroz: conheça os grãos e dicas de preparo

Conheça os tipos de arroz mais comuns, as características de cada um e aprenda dicas e truques para o momento do preparo

Dicas de carne de frango

Carne de frango: dicas práticas de compra e preparo

Conheça as partes tradicionais da carne de frango, confira dicas para o preparo e a compra. Aprenda a desfiar de uma maneira fácil e rápida!

cozinha longe de bactérias

Fique longe de bactérias com truques caseiros

Você sabe como manter sua cozinha e alimentos limpos de verdade? Confira truques caseiros de um especialista para viver livre de bactérias!

Quantidade ideal de feijoada

Quantidade ideal de feijoada: saiba as proporções

Para almoços especiais em dias frios ela é uma excelente alternativa, mas sempre há dúvidas da quantidade ideal de feijoada a ser preparada

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas