Salgadinhos para vender: aprenda como faturar em cada jogada!

Para entrar no jogo da produção de salgadinhos, é preciso conhecer as regras. Confira!

Tempo de preparo:

Rendimento:

porções

Dificuldade:

Fácil

Duas características natas do brasileiro que ninguém discute são a paixão por futebol e a capacidade de se reinventar e dar a volta por cima. E para você que quer driblar a crise e montar seu próprio negócio de salgadinhos para vender, nada melhor do que fazer isso de forma divertida, como em um jogo de futebol.

Planejamento

Antes de colocar a mão na massa, ou seja, durante o planejamento de um negócio, muita gente pensa que está perdendo dinheiro enquanto não começa logo a produzir os salgadinhos para vender. Mas isso é um erro. De acordo com informações do Sebrae, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder. “Os problemas, prováveis ou meramente possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda”.

Ainda antes de entrar nesse jogo, será necessário decidir como e onde os salgados serão vendidos. Oferecerá os produtos de porta em porta, venderá pela internet, apenas por encomenda? Essa decisão é importante para contabilizar nos custos a taxa de entrega, por exemplo.

Contudo, de nada adianta planejar, se não irá seguir o plano. É como no futebol, que se faz jogadas lindas no treino, mas quando entra em campo não consegue realizar nada do que treinou. Todavia, não há impedimento quando, às vezes se usa a criatividade e o improviso, desde que não afete o que se foi programado.

Treinamento

Já pensou em marcar uma partida e ninguém levar a bola? Por isso, antes de entrar em campo é preciso saber quais os itens necessários para começar uma produção de salgadinhos para vender. Você vai precisar de uma cozinha equipada com: forno, geladeira, panelas e ingredientes solicitados na receita. Depois, para a bola rolar, é indicado testar algumas receitas e oferecer para familiares e amigos. A opinião deles pode ser essencial para melhorar o seu produto.

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Adversários

Também faz parte do jogo pesquisar sobre seus concorrentes para que você esteja à altura deles. Pois, se os seus adversários forem bem melhores que você, a probabilidade de derrota é grande. E ninguém entra na partida para perder, assim como ninguém abre um negócio para ter prejuízo.

Cartão vermelho

No futebol, se o jogador comete uma falta, recebe advertências e até punições a ponto de ter de sair da partida. E trabalhar com salgados feitos em casa não é diferente. Cometer alguns erros pode prejudicar suas vendas e até acabar com o seu negócio. Uma falta grave é não atentar-se à limpeza, tanto do local de preparo quanto à sua higiene. Unhas curtas, cabelos presos e, preferencialmente, roupas brancas podem ser considerados o uniforme da salgadeira e fazem farte das boas práticas nos serviços de alimentação.

Chutes a gol

Pense no gol como o seu faturamento, por isso, seu objetivo é sempre balançar a rede. Já os torcedores são os seus clientes e, além de abrir o placar, é preciso agradá-los fazendo um trabalho excepcional em campo.

Parceria

O futebol é um esporte coletivo, por isso, a sintonia entre as pessoas envolvidas no jogo é essencial para bons resultados. E o mesmo deve acontecer com o negócio de salgados. Que tal fazer parceria com buffets, por exemplo? Esse tipo de contrato fixo pode garantir seu lucro mensal e, de quebra, divulgar seu nome.

Drible

Esquive-se das adversidades. Por exemplo, para fazer a massa, se a batata estiver cara, troque por outro ingrediente da estação, como a mandioca, mandioquinha ou até mesmo a abóbora.

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Contra-ataques

Seu concorrente está dando descontos aos clientes? Então, vire o jogo lançando uma promoção e chamando atenção dos consumidores. Segundo o Sebrae, fazer esse tipo de ação, como um cartão-fidelidade, por exemplo, é uma maneira eficaz de estimular as vendas.

Final da partida de salgadinhos para vender

O resultado do jogo é o seu lucro no final do mês. E para que ele seja positivo, é preciso calcular os custos e gastos fixos e comparar com tudo o que você recebeu com a venda dos salgadinhos. Assim, saberá se deve manter as suas jogadas ou mudar de esquema tático.

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