Quando uma dúvida sobre qualquer assunto surge, as pessoas buscam nas mídias digitais a solução para a questão. Imagine, então, o quanto a busca online pode ajudar a alavancar o seu empreendimento, em um país onde 63% dos usuários usam a internet como fonte de informação e transações! Os dados são da pesquisa de 2014 do CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e comprovam a quantidade de clientes que você pode atingir online. Dentro desse meio, existem várias ferramentas que fazem a diferença para a divulgação do seu negócio, então aprenda como utilizá-las:

Site: sim ou não?

Hoje, o que as pessoas buscam são meios que facilitem o dia a dia corrido em que vivem. Criar um site faz com que a praticidade seja oferecida acompanhada de seus serviços. Para o professor e fundador da Escola do Marketing Digital, Jessé Rodrigues, a dúvida da importância de se criar um site para dar um impulso no negócio não deve existir na cabeça de um empreendedor dos dias atuais.

São 20 anos de existência da internet comercial e a abrangência que ela consegue atingir hoje em dia é indiscutível. “Atualmente, você não ter um site é perder negócio e deixar o seu concorrente ganhar dinheiro”, esclarece Jessé.

várias abas de páginas de redes sociais abertas em um computador.
As mídias digitais são imprescindíveis para o sucesso do negócio! Foto: Shutterstock

Cuide do seu portal

O gestor da agência de publicidade Pão Criação, Thiago Andrade, explica que os sites são como o RG da empresa na internet. Outra opção são os blogs, meio que exige um número maior de postagens de conteúdos pertinentes e relevantes. É importante manter o portal sempre atualizado e em um padrão que mostre qualidade, confiabilidade e objetividade.

Assim, a proximidade se torna maior com o cliente do que o preenchimento de contato por e-mail, por exemplo. “Todo mundo, hoje, procura alternativas que auxiliem na correria do dia a dia e buscam um retorno mais imediato. Essas ferramentas permitem isso através de comentários, de mensagens, pela própria facilidade de ser acessível pelo celular”, diz Thiago.

Perfil ou página no Facebook?

O Facebook disponibiliza dois meios para a disseminação de conteúdo: as páginas e os perfis. Para quem deseja usar essa rede social para alavancar o empreendimento, o certo é utilizar uma página, pois é o espaço no Facebook destinado para as empresas. “Na página, por exemplo, você pode ter mais de 5 mil fãs, enquanto no perfil você pode ter no máximo 5 mil amigos. Na página você consegue produzir o conteúdo, compartilhar no Facebook e promover isso para as pessoas”, comenta Jessé.

Anúncios nas mídias digitais

Para fazer a divulgação do empreendimento, a propaganda é sempre a melhor opção. A internet tem facilitado a difusão de anúncios através de plataformas, como é o caso do Google Adwords. Nele, você
cria propagandas e elas aparecem no Google durante as buscas feitas no site.

Outro meio é a postagem patrocinada no Facebook, a qual suas publicações aparecem para os usuários, mesmo que eles ainda não tenham curtido a sua página. Ambas são ferramentas de fácil utilização, ou seja, foram criadas para que o próprio empreendedor faça a sua publicidade sem precisar investir em um profissional de marketing.

Para fazer os anúncios, você precisa criar uma conta grátis, selecionar o seu tipo de público de interesse e o anúncio vai ao ar no mesmo momento. Sendo assim, o retorno é imediato para os investimentos, que não precisam ser grandes.

Nas plataformas, você pode definir seu orçamento diário. Assim, você mantém o controle dos seus gastos. E no Google Adwords, você paga apenas quando as pessoas acessarem a sua página.

mulher trabalhando no computador e escrevendo em um caderno ao lado.
O investimento nas mídias digitais pode começar bem pequeno, procure as opções disponíveis! Foto: Shutterstock

Qual é melhor utilizar?

Apesar de serem bem parecidas, as plataformas possuem diferenças. O anúncio, no Gloogle Adwords, aparece a partir das palavras-chave buscadas pelo usuário da internet. Já a postagem patrocinada do Facebook é disseminada de acordo com o público-alvo que você escolheu.

Para Jessé, escolher entre um ou outro vai de acordo com cada perfil de negócio. “Um investimento baixo para quem está começando, R$5,00 a R$10,00 por dia, pode ser um bom começo. Por que não experimentar um pouco dos dois e ver qual vai fazer melhor para o seu negócio? Na internet não dá para se prender à uma regra geral. O que pode dar certo para um, pode não dar certo para o outro. Tudo depende do público de interesse do empreendimento”, explica o professor.

Saiba qual é o seu retorno

As plataformas que oferecem o serviço de anúncios possibilitam a escolha do valor do seu investimento e do orçamento máximo que você quer ter, o que ajuda a fazer um plano para as mídias digitais. Esse controle do dinheiro investido é muito importante, mas entender quais são os retornos proporcionados pelo capital aplicado também é. O cálculo dos resultados é chamado de ROI (Retorno Sobre os Investimentos) e é feito a partir do valor do investimento, a quantidade de cliques, visualizações, vendas, entre outros itens. Por isso, é interessante manter-se informado de todos os números envolvidos.

Consultoria: Jessé Rodrigues, professor e fundador da Escola do Marketing Digital e Thiago Andrade, gestor da agência de publicidade Pão Criação.

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