Uma marca é criada a partir da importância que o produto ou serviço tem na vida dos seus clientes”, considera Hugo Hoch, consultor de marketing do Sebrae – SP. Assim, cada detalhe, pensado com carinho e realizado com dedicação, “torna a experiência da compra muito mais especial” de forma que esse é o encanto de personalizar e inovar seu pequeno negócio, acrescenta Hoch.

Para as doceiras, por exemplo, que buscam sair na frente na hora de divulgar a sua marca, desenvolver um website, manter um bom relacionamento nas redes sociais e até mesmo ter um material gráfico bonito são boas apostas para atrair e fidelizar o cliente. O consultor de marketing ainda completa que a inovação acontece em cada detalhe: desde a concepção e criação dos produtos, até a entrega e pós-venda do material adquirido pelo consumidor. “A fidelização do cliente acontece justamente quando conseguimos fazê-lo feliz. Se você conseguir isso, o sucesso é garantido!”, afirma Hoch. E quem não deseja alcançar o sucesso? Por isso, chegou o momento de valorizar os detalhes e personalizar seu negócio!

Dicas para personalizar e inovar seu pequeno negócio

No caso de um negócio de criação e venda de lembrancinhas de casamentos e aniversário, por exemplo, quando se trata desse ramo, não é o tamanho do negócio que importa e, sim, o cuidado e o capricho com que você as prepara os produtos para a venda. Por isso, você pode até receber as encomendas por telefone, prepará-las sozinhas na cozinha de casa e ainda sair para entregá-las, mas que tal apostar em algumas estratégias e valorizar o seu trabalho? Investir na sua marca é uma forma de mostrar como os detalhes são importantes para você e, assim, as encomendas que serviam para melhorar a renda, podem se transformar em um grande negócio! Então, anote as dicas:

Fique atenta!

Ainda sobre as lembrancinhas, é  muito comum no ramo as doceiras oferecerem amostras para seus clientes, porém, é preciso atenção! “A produção das amostras não pode comprometer a gestão financeira do seu negócio, por isso, o custo das amostras precisa estar embutido no preço final do produto” avalia Hugo Hoch.

Entretanto, se você está iniciando ou se não tem muitos recursos para personalizar e inovar seu pequeno negócio, essa estratégia deve ser estudada para que você não estoure o seu orçamento. Pensando nisso, a dica da empreendedora Renata Rosas “é investir na produção de fotos e vídeos das primeiras encomendas, pois elas podem gerar uma boa divulgação na internet e nas redes sociais”. E sabe qual a consequência de uma boa divulgação? Mais clientes para você!

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