Seja ao leite, amargo, com castanhas, avelã, entre diversas opções, o chocolate faz parte da vida de muitas pessoas. Segundo a pesquisa da ABICAB (Associação Bra Ind Chocolates Cacau Amendoim), seu consumo é apreciado por grande parte dos brasileiros (75%), e há ainda aqueles que não o trocam por nada (35%). Diante de tanta paixão por esta deliciosa iguaria, no Dia Mundial do Chocolate, 07 de julho, a médica veterinária Thais Matos preparou uma receita de brigadeiro especial para pets, para que os tutores possam compartilhar essa sensação de bem-estar com o seu animal de estimação.
Pois, como já se sabe, o chocolate comum faz mal para os animais de estimação. “Mesmo um pequeno pedaço é suficiente para intoxicar o animal. Algumas substâncias presentes no chocolate podem ser perigosas para os pets, como as metilxantinas. Essas, são facilmente absorvidas pelo estômago e intestino e distribuídas por todo o corpo, com efeitos nocivos ao sistema nervoso central e ao coração”, afirma.
O brigadeiro para o pet é simples de fazer e o tutor também pode comer. E, segundo a orientação da médica veterinária, “nada de incrementar a receita com ingredientes que podem fazer mal para o cãozinho”. Confira:
Veja o passo a passo da receita de brigadeiro especial para pets e comemore o Dia do Chocolate com o seu amigo!
Ingredientes
- ½ xícara de chá de pasta de amendoim (sem açúcar, sem sal e sem xilitol)
- 1 colher de sopa de mel natural
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 copo de aveia
- ¼ de copo de frutas secas (abacaxi é uma boa opção)
- ¼ de copo de alfarroba
Modo de preparo
Em uma panela, derreta a pasta de amendoim, o mel e a manteiga, mexendo sempre, até misturar bem os ingredientes. Em seguida, coloque o conteúdo da panela sobre a aveia, as frutas secas e a alfarroba, misturando bem. Cubra a assadeira com uma folha de papel manteiga e, com uma colher, vá separando o brigadeiro em pequenas porções. Armazene no freezer até congelar. Retire e sirva ao pet, mas sempre com moderação.
Nível nutricional: a pasta de amendoim é rica em vitamina E, que ajuda a aumentar a imunidade do pet. O mel natural tem propriedades antibióticas, contribuindo para a imunidade. A aveia possui fibras que facilitam a digestão. A alfarroba é rica em açúcares naturais e contêm vitaminas e minerais .