Para você que pretende apostar no preparo e venda de bolos caseiros, mas tem dúvidas por onde começar, contamos com a ajuda da confeiteira e empresária Aline Furlanetto, do Ateliê de Sabores, doceria em Bauru, interior de São Paulo. Ela contou quais são os segredos para montar “aquele produto” que o seu cliente merece! Confira:

Prepare o ambiente para a produção de bolos para vender

  • O uso de avental e touca são fundamentais para manter a higiene e limpeza do ambiente e do nosso produto. “Utilizando esses itens evitamos transtorno e mantemos a qualidade e o respeito com quem vai comer o que preparamos com tanto carinho”, lembra Aline. Brincos, anéis, esmalte e unhas compridas também devem ser evitados.

  • Deixe a mesa ou superfície que você vai utilizar bem higienizada, assim como todos os utensílios. Depois de utilizá-los, eles devem ser lavados com detergente e secos antes de serem guardados.

  • Separe todos os utensílios como vasilhas, talheres e outros recipientes na medida em que for utilizá-los. Separe também todos os ingredientes da receita por setor: secos, gorduras, ovos, fermento, líquido, recheio e cobertura se tiver. Por fim, escolha qual o tipo de fôrma vai usar. Como existem diferentes tipos, vamos te explicar sobre cada uma delas na galeria:

Esteja disposta à encontrar novas soluções

Se você está começando, é normal que esse processo reserve um caminho de tentativas e erros. Mas Aline garante que para tudo tem solução! Ela explica por exemplo sobre as situações em que o bolo acaba afundando. “Isso acontece porque o processo de cozimento não foi completado”. Ela salienta que em alguns casos, isso não compromete o resultado final e que é possível arrumar o “defeito” preparando uma deliciosa cobertura e bom recheio.

O ideal é que você comece preparando as receitas para amigos e familiares e tenha o primeiro retorno. A partir dele, comece a abrir seu leque de clientes!

Consultoria: Aline Furlanetto – Confeiteira | Facebook: Ateliê de Sabores

LEIA TAMBÉM: