A palha italiana tradicional surpreende sempre, mesmo que seja sua milésima vez provando esse sabor. Ademais, um dos pontos que fazem a receita ser queridinha, é que ela pode ser oferecida em porções individuais, o que é ótimo para vender e garantir uma renda extra. Aliás, prepare-se para um fato curioso: reza a lenda que a origem da palha italiana é brasileira…

A história da palha italiana retoma a vinda de imigrantes à região sul do país. Lá, receitas clássicas entre italianos e portugueses — como o “salame de chocolate”, por exemplo — acabaram combinando-se para dar origem a essa delícia que conhecemos e amamos.

Muito fácil de fazer, você pode combinar esse doce delicioso com um cafezinho e tornar o seu café da tarde especial. Além, claro, de servir como sobremesa. Por isso, que tal aprender a preparar palha italiana ainda hoje? Confira a receita do Guia da Cozinha abaixo:

Tempo: 30min (+1h de geladeira)
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes da palha italiana tradicional:

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga com sal
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 pacote de biscoito maisena quebrado (200g)
  • Margarina para untar
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Em seguida, leve ao fogo baixo, mexendo. Assim que levantar fervura, cozinhe por 10 minutos ou até soltar do fundo da panela. Por fim, retire do fogo e misture a essência e os biscoitos.

Logo, despeje em um refratário retangular médio untado e deixe esfriar. Depois, leve à geladeira por 1 hora. Corte em pedaços e passe no açúcar de confeiteiro. Assim, sirva ou mantenha em um recipiente fechado até a hora de servir.