Que tal uma receitinha especial para sua festa junina, que além de tudo é muito prática e deliciosa? Confira abaixo a receita de miniescondidinho de polenta com carne-seca, que fica uma delícia e vai surpreender todos seus convidados!
Tempo: 1h30 (+12h de molho)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do miniescondidinho de polenta com carne-seca
- 1 xícara (chá) de fubá
- 4 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 cubos de caldo de galinha
- Sal a gosto
Recheio
- 500g de carne-seca em cubos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- Cheiro-verde picado a gosto
- 1 xícara (chá) de requeijão culinário
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo
Para o recheio, coloque a carne-seca de molho em água em um recipiente com tampa. Leve à geladeira por 12 horas, trocando de água por 3 vezes nesse tempo. Escorra, coloque em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos após iniciada a pressão. Deixe a pressão sair naturalmente, abra a panela com cuidado e escorra. Espere esfriar e desfie a carne.
Em uma panela, derreta a manteiga, em fogo médio, e refogue a cebola e o alho por 4 minutos. Junte a carne-seca e refogue por 3 minutos. Tempere com cheiro-verde, deixe esfriar e distribua entre potinhos individuais transparentes que possam ir ao forno. Deixe espaço para o requeijão e a polenta. Coloque o requeijão em um saco de confeitar e faça uma camada sobre a carne. Para a polenta, dissolva o fubá em 2 xícaras (chá) da água. Em uma panela, em fogo médio, aqueça a água restante com a manteiga e o caldo de galinha.
Se necessário, tempere com sal. Assim que levantar fervura, junte o fubá dissolvido, mexendo sem parar. Quando começar a ferver, cozinhe por 5 minutos, mexendo. Distribua entre os potinhos, sobre o requeijão. Polvilhe com queijo parmesão, coloque em uma fôrma grande e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida, se desejar, decorado com tomates-cerejas e cheiro-verde.
COLABORAÇÃO: Angela Cardoso/Fernando Santos
LEIA TAMBÉM