DIA DA PIZZA
Desde o ano 1985, no dia 10 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Pizza. Já são 31 anos desta celebração deliciosa. Saiba um pouco sobre a história deste prato apreciado no mundo todo e confira 3 receitas práticas para saborear hoje.
Ninguém sabe ao certo a história da redonda. Alguns acreditam ter começado há mais de 6 mil anos com os egípcios, que foram os primeiros a misturar farinha com água. Há quem diga também que a história da pizza começou em Roma, antes da Era Cristã. Os nobres comiam o pão de Abraão, uma massa feita com farinha, água e sal que era assada. Eles acrescentavam ervas e alho. Esta mistura era chamada de Piscea.
Outros povos antigos, como os babilônicos e fenícios tinham o hábito de assar massas em fornos rústicos. A variação de coberturas foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo até que o tomate chegou à Europa. Muitas vezes o prato era vendido por ambulantes e servido no café da manhã.
PAIXÃO NACIONAL
Segundo a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), só no Brasil, são consumidas mais de 1 milhão de pizzas todos os dias, sendo 572 mil apenas no estado de São Paulo. Para você ter uma ideia, a cidade de São Paulo é considerada a segunda maior consumidora da iguaria, ficando apenas atrás de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
São mais de dez mil pizzarias no estado de São Paulo. Cerca de 5 mil delas localizadas somente na capital. Araraquara/SP, por exemplo, possui em torno de 50 casas especializadas no ramo, sem contar outros estabelecimentos, como padarias e lanchonetes.

Saiba mais:
Pizza de calabresa com farinha integral
Pizza de liquidificador
Pizza trufada de morango
Fonte: Patroni e Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp)