Shimeji: confira receitas deliciosas e práticas com o cogumelo

Shimeji: conheça as propriedades do cogumelo e aprenda como prepará-lo

  • Serve:

  • Tempo:

Shimeji Salteados
Foto: Unsplash
Receita salva

O shimeji é um dos tipos de cogumelos mais populares na culinária tradicional. Tendo um formato ramificado, ele é bem versátil e pode ser incluído em diversas preparações.

Segundo o Chef Melchior Neto, dos restaurantes Bistrô 558 e Botequim Carioca, o ingrediente contém propriedades e nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. “O shimeji é um dos alimentos que mais beneficiam o nosso organismo. Ele é rico em vitamina B12, responsável pela manutenção dos músculos, prevenindo a anemia e ajuda na formação do DNA. Além disso, ele pode prevenir doenças como câncer e osteoporose. É recomendado para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana”, explica o chef.

Para o bom preparo do alimento, é essencial a higienização adequada. O Chef Melchior ensina que o ideal é limpá-lo com um pano úmido e água corrente. “Para que não haja nenhum problema com o sabor, ele não deve ser colocado de molho. Por ser um cogumelo e poroso como uma esponja, ele absorverá toda a água da lavagem”, ressalta.

Quanto ao armazenamento, ele é um ingrediente que dura aproximadamente uma semana na geladeira. Segundo Melchior, o melhor jeito de armazená-lo é guardar em um saco plástico. Se for congelá-lo, umedeça-o levemente antes.

Confira agora receitas fáceis, práticas e muito saborosas com shimeji, ensinadas pelo Chef Melchior Neto!

 

Refeição com Cogumelos
Imagem de banco de dados, meramente ilustrativa. – Foto: Unsplash

Shimeji com alho-poró e cebolinha

Ingredientes

  • 400g de shimeji
  • 50g de manteiga
  • 100g de alho-poró
  • 80ml saquê
  • 100ml de shoyu
  • Tempero a base de peixe
  • Cebolinha a gosto

Modo de fazer

Em um frigideira, derreta a manteiga por completo em fogo baixo. Acrescente o shimeji, o saquê, o tempero a base de peixe e deixe cozinhar por 5 minutos. Ainda em fogo baixo, coloque o shoyu e o alho-poró, espere por 2 minutos e retire do fogo. Sirva com cebolinha a gosto.

 

Shimeji no papelote

Ingredientes:

  • 200 gramas de shimeji fresco
  • 15 ml de óleo vegetal
  • 60 ml colheres de shoyu
  • 4 dentes de alho
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • Cebolinha

 

Modo de fazer

Lave bem os cogumelos e os seque com toalhas de papel com cuidado. Cubra uma travessa com uma folha de papel manteiga. Coloque os dentes de alho no meio da travessa, acrescente o shimeji, regue com o óleo e passe uma outra camada de papel manteiga para “fechar”, como se fosse uma cama. Com o forno já pré-aquecido a 200ºC, deixe por 20 minutos ou até que o shimeji esteja macio. Após esse período, para finalizar, retire o papel manteiga e salpique a cebolinha e a pimenta do reino.

 

LEIA TAMBÉM:

faça um comentário

Mais receitas para você

receitas fáceis para quaresma

Receitas fáceis para a Quaresma

A quaresma está chegando e você precisa inovar nos pratos sem a famosa carne vermelha? Confira a seguir 10 deliciosas receitas fáceis para a quaresma!

dicas para fazer pão caseiro

Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Confira truques simples de quem tem muita experiência na área

Na imagem há fatias de laranja sobre um prato branco com cravo-da-Índia em cima, uma das técnicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

Com apenas alguns truques você será capaz de deixar o cômodo mais querido da casa livre de bichinhos!

receitas sem lactose

Receitas sem lactose: 10 opções deliciosas para quem tem intolerância à substância

Saiba como preparar pratos deliciosos mesmo sem usar ingredientes que contenham lactose

Sal temperado

Sal temperado

Que sal em excesso faz mal todo mundo sabe, não é? Mas você sabia que pode substituí-lo por um sal temperado com ervas? É mais saudável e superfácil!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas