Praticidade à mesa: aprenda a preparar legumes congelados - Guia da Cozinha
Filtros

Tipos

Dificuldade

Praticidade à mesa: aprenda a preparar legumes congelados

  • fácil

Oferecido por:

Daniela Andrioli19 de dezembro, 2017

Cada vez mais pessoas estão buscando a combinação de praticidade com alimentação saudável. Pensando nisso, muitas estão se surpreendendo com os benefícios dos legumes congelados e nunca deixam faltar no freezer da sua casa. Mas na prática, ainda há muitas dúvidas no preparo, o que pode interferir na qualidade da receita.

Nesta semana, vamos esclarecer algumas dessas questões. Não deixe de nos acompanhar em toda edição para aprender sempre mais sobre esses produtos e as maravilhas que eles podem fazer na sua cozinha. E, depois de aprender sobre o preparo, dê uma olhada logo abaixo na receita deliciosa que selecionamos para você arrasar com os legumes congelados!

Preciso lavar ou higienizar os legumes congelados antes de usá-los?

Não. Para facilitar a sua vida, os legumes congelados já vêm cortados, lavados, selecionados e higienizados pela fábrica. Desta forma, é só você tirar do pacote e adicioná-los em suas receitas. Um alimento seguro direto pro seu prato, do freezer para a panela!

Preciso descongelar antes de colocá-los em minhas receitas?

Depende. Para garantir uma textura crocante, a melhor forma é colocá-lo direto nas suas receitas, sem descongelar.

Exemplo: vai fazer uma farofa, um recheio de torta, uma sopa, cuscuz etc., o calor da cocção vai descongelando o vegetal naturalmente. Sem precisar descongelar previamente, assim, você ganha tempo e não prejudica a textura dos legumes. Mas para fazer um prato frio, como uma salada, por exemplo, é interessante você dar aquele “susto” na água fervente, que deve ser de no máximo 1 minuto. Se demorar mais, vai deixar a textura dos legumes amolecida demais. E por último, caso queira fazer um suco com espinafre, coloque-o congelado no liquidificador e economize gelo. Refrescante e bem prático!

Posso preparar os legumes na água fervente?

Quanto mais tempo em água, mais perda de nutrientes. Além de alterar a textura dos legumes congelados também.  Dessa forma, recomendamos que este tempo não exceda 1 minuto. Assim você consegue manter as qualidades de um legume fresco e recém-colhido. Indicamos o uso para pratos frios como saladas, por exemplo.

Receita saborosa com legumes congelados

Tempo: 35min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do papilote de tilápia tailandês com legumes congelados:

4 filés de tilápia
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 1 embalagem de Mistura Tailandesa D’aucy (300g) Congelada
• 4 colheres (sopa) de alho picado D’aucy
• Suco de 2 laranjas • 6 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo

tempere os filés com sal e pimenta. Corte 4 pedaços de papel-alumínio grandes, coloque 1 filé de peixe sobre
cada pedaço de papel-alumínio. Coloque sobre os filés a mistura tailandesa D’aucy, o alho picado D’aucy, o suco de laranja e o azeite. Acerte o tempero com sal e pimenta. Feche os peixes no papel-alumínio como envelopes e coloque em uma fôrma, um ao lado do outro. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Abra o papel-alumínio com cuidado e sirva.

LEIA TAMBÉM: