Ovos frescos: dicas para preparar e manipular corretamente

Ovos frescos: dicas para preparar e manipular corretamente

  • Serve:

  • Tempo:

Ovos frescos de galinha na tigela com pano de prato e batedor de arame ao lado.
Foto: Shutterstock
Receita salva

Ovos frescos são a base de muitas receitas. São ingredientes essenciais para bolos, tortas, massas, quindins, suspiro e muito mais. Podem ser preparados de diversas formas e acompanhar saladas e refeições. Por isso, eles não podem faltar em casa. Mas como armazenar da maneira correta? E como saber se estão bons? Aprenda essas e outras dicas:

Armazenamento

Antes de guardar os ovos frescos na geladeira, lave-os em água com uma escova de cerdas macias. Conserve-os dentro da caixa, com a ponta para baixo, para a gema se manter centralizada.

Qualidade

Para verificar se está bom, mergulhe o ovo em um copo com água. O ovo fresco é pesado e fica no fundo do copo. Se ele boiar, é porque está estragado. É que os ovos velhos perdem água através da casca, aumentando a bolsa de ar interior e, por isso, boiam.

Dica: quebre os ovos em recipientes separados antes de adicioná-los às suas receitas. Assim, você evita que um ovo estragado contamine toda a sua receita.

Ovos sem casca

Os ovos sem casca podem ser guardados na geladeira em recipientes tampados por 2 dias. As claras sozinhas duram até 1 semana.

 

Cuidado com a Salmonella

A Salmonella é uma bactéria que se desenvolve nos alimentos contaminados por fezes de animais. Ela causa diarreia, febre, dores na cabeça e complicações mais graves, já que pode se alojar na corrente sanguínea. A bactéria é destruída pelo calor, portanto, é fundamental cozinhar bem os ovos antes de comer. Outra dica é só comprar ovos com as cascas inteiras e limpas, já que a salmonella pode penetrar neles através de rachaduras.

 

COLABORAÇÃO:  “Le Cordon Bleu – Todas as técnicas culinárias” | Jeni Wright e Eric Treuille.

 

LEIA TAMBÉM: 

faça um comentário

Mais receitas para você

Combate ao colesterol

Veja quais os alimentos que ajudam a combater o colesterol e quais evitar

Alguns alimentos ajudam no combatem ao colesterol e outros devem ser evitados. Saiba quais são!

agilizar o almoço

9 dicas para agilizar o seu almoço durante toda a semana

Muitas coisas para fazer e pouco tempo! Confira como deixar tudo (quase) pronto e agilizar o almoço durante toda a semana

marinar carne

Você sabe marinar? 9 dicas para acertar no tempero de todas as carnes

Confira as dicas para uma boa marinada e faça toda a diferença no preparo de suas refeições

preparar o ovo

18 dicas de culinária para preparar o ovo perfeito

Conhecer alguns segredinhos da culinária na hora de usar ovo nas suas receitas pode fazer toda a diferença no sabor das suas refeições!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas
+