Descubra a melhor forma de preparar alimentos do dia a dia

Descubra a melhor forma de preparar alimentos do dia a dia

  • Serve:

  • Tempo:

mulher cozinhando, pronta para preparar alimentos
As vitaminas dos alimentos podem ser preservadas dependendo da forma que você prepara sua refeição | Foto: iStock
Receita salva

Saber preparar alimentos é uma arte, já diriam os especialistas. Por exemplo, você vai fazer o almoço e o prato principal terá como estrela o frango. Desde que não seja frito, ele é uma carne que traz consigo diversos benefícios à saúde. Mas será que existe um método mais indicado para prepará-lo? E em relação aos vegetais, é melhor cozinhá-los no vapor ou na água?

Para descobrir como manter a maior quantidade de nutrientes dos alimentos, conversamos com a nutricionista Paula Galardo, que deu dicas para preparar alimentos conhecendo os benefícios e as diferenças de cada técnica.

Descubra o jeito certo de preparar alimentos sem perder os nutrientes:

Carnes grelhadas:

Picanha grelhada na churrasqueira
Foto: Rodrigo Moreira – JOBZ Fotografia/Colaborador | Produção: Livia Badan – JOBZ Fotografia

Para prepará-las, utilize grill elétrico, frigideira com grelha ou frigideira antiaderente com uma pincelada de azeite. Se a carne tiver a pele (como peixes e frango), grelhe primeiro o lado da pele, depois o da carne. Mas não consuma a pele.

Carnes assadas

Maminha com chimichurri e farofa
Foto: Rodrigo Moreira – Jobz Fotografia | Produção: Livia Badan – Jobz Fotografia

Esse tipo de preparo preserva melhor os nutrientes da carne. A dica para as carnes não ressecarem é pincelar com azeite antes de levar ao forno preaquecido e algumas vezes durante o preparo. Se preferir, embale o alimento em papel-manteiga.

Carnes cruas

Atum fresco
Foto: Getty Images

Muito comum quando se fala em peixes, essa técnica preserva todos os nutrientes, já que não passa por nenhum processo à alta temperatura. A forma de manuseio, preparo e conservação é importante para garantir o consumo do alimento isento de contaminação.

Legumes cozidos na água

Legumes cozidos
Foto: Pixabay

Assim como acontece com as carnes, os vegetais perdem alguns nutrientes essenciais no processo de cozimento. Entretanto, ainda é um método saudável e garante bom sabor aos vegetais. Para não perder a mão, evite usar temperos muito fortes. Prefira os leves e naturais.

Legumes cozidos no vapor

Salada de chuchu
Foto: Foto: Stela Handa/Colaboradora | Produção: Stela Handa/Aemi Maeda

Por evitar que os alimentos fiquem em contato direto com a água, a perda de nutrientes é menor. Quando esse método é utilizado, é importante lembrar que o tempo de cozimento não pode ser longo, pois os ingredientes acabam perdendo a crocância.

Legumes refogados

Refogado de legumes
Foto: Guilherme Andrade | Produção: Áurea Soares, Arlete Souza e Vânia Araújo

Para variar no sabor das refeições sem perder a qualidade dos alimentos, tente refogar os vegetais em temperaturas mais brandas. Modere na quantidade de gordura adicionada: 1 colher (café) de azeite é suficiente para preparar uma porção individual.

Legumes salteados

Legumes salteados
Foto: Unsplash/@maxdelsid

Quando são usados ingredientes saudáveis, como o óleo de coco, por exemplo, esse método se torna uma boa alternativa para adicionar os vegetais ao cardápio diário. Evite a receita com manteiga, se a intenção for uma alimentação leve e de pouca gordura.

Legumes crus

Legumes crus
Foto: Pixabay

Eles mantêm todas as propriedades, justamente por não passarem por nenhum processo. Mas, lembre-se de higienizá-los corretamente, ok? Além disso, na hora de temperá-los, evite utilizar produtos prontos, dando preferência a ervas naturais.

Consultoria: Paula Galardo, nutricionista.

 

LEIA TAMBÉM

faça um comentário

Mais receitas para você

dicas para fazer pão caseiro

Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Confira truques simples de quem tem muita experiência na área

Na imagem há fatias de laranja sobre um prato branco com cravo-da-Índia em cima, uma das técnicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

Com apenas alguns truques você será capaz de deixar o cômodo mais querido da casa livre de bichinhos!

receitas sem lactose

Receitas sem lactose: 10 opções deliciosas para quem tem intolerância à substância

Saiba como preparar pratos deliciosos mesmo sem usar ingredientes que contenham lactose

Sal temperado

Sal temperado

Que sal em excesso faz mal todo mundo sabe, não é? Mas você sabia que pode substituí-lo por um sal temperado com ervas? É mais saudável e superfácil!

receitas sem glúten: pãozinho

Receitas sem glúten: saudável sem deixar o sabor de lado!

Não quer ou não pode consumir glúten ou lactose? Sem problemas! Confira receitas que são saborosas e livres da substância

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas