Confira os tipos de batata mais consumidos no Brasil e aprenda a utilizá-los da maneira correta
A batata é um ingrediente adorado em toda gastronomia. Seja frita, assada ou cozida, ela pode ser utilizada em diversos preparos como sopas, purês, saladas e muito mais. No total, há cinco mil tipos de batatas no mundo, sendo três mil deles de origem latino-americana.
Aproximadamente 400 destas são usadas na culinária. E hoje, o Guia da Cozinha te mostra quais os tipos de batata mais consumidos no Brasil e como você pode adicionar cada um deles em suas refeições. Confira!
Batata-inglesa
A batata-inglesa é a mais comum nos preparos de receitas. Parte do time das batatas multiuso, possui teor médio de amido, entre 18 a 20%. As melhores opções para usá-la são: purês, sopas, saladas, assada e cozida. Experimente degustá-la como acompanhamento para um delicioso bacalhau!
Asterix
Esta é bastante semelhante à inglesa, porém contém a casca avermelhada. Além disso, faz parte do grupo das batatas farinhentas, com alto teor de amido, entre 20 a 22%, e menos água. Visto que retém grande quantidade de amilose, sua textura é mais seca e leve. O ideal é consumi-la frita e em receitas de massa, como a de nhoque. Evite adicioná-la em preparações longas, como cozidos e ensopados, pois, quando cozidas, tendem a inchar e desmanchar.
Bolinha
As batatas bolinha são as versões pequenas das batatas asterix ou ágata, perfeitas para fazer conservas, assadas e cozidas, para servir como acompanhamento no geral. Você pode oferecê-la como aperitivo, é simples e fácil de fazer!
Batata-doce
A estrela das receitas saudáveis! Esta batata existe em algumas variações: roxa, branca, amarela… Todas têm muita fibra, auxiliam no ganho de massa muscular e são multiuso, ou seja, ficam bem assadas ou cozidas. Seu gosto é mais adocicado, diferentemente dos demais tipos. Por isso, abuse da saborosa batata-doce para fazer sobremesas ou para pratos agridoce!
Baraka
Conhecida pelo seu aspecto “sujo”, as batatas baraka são de origem holandesa. Fritar é a melhor forma de prepará-las, já que dispõem mais amido e menos água. Assim, o preparo mantém-se crocante! Caso queira outras alternativas que não incluem fritura, teste cozinhá-las, também fica uma delícia!
Dica: compre sempre batatas firmes e sem manchas verdes. Quando exposta à luz, a batata produz clorofila, pigmento responsável pela coloração esverdeada. A clorofila pode conter a presença de uma toxina, a solanina, que é extremamente tóxica para os seres humanos. Além disso, armazene-as em lugares frescos e sem umidade. Evite deixar as batatas perto das cebolas, pois elas emitirem gases que aceleram a germinação.
Agora será muito mais fácil consumir os diferentes tipos de batata, né? Se você gostou de nossas dicas, acompanhe o Guia da Cozinha para mais receitas e truques!