Comidinha de vó é tudo de bom! Separamos 17 receitas para você fazer e relembrar bons momentos em família
Em tempos de pandemia, ficar em casa longe e dos familiares pode ser um pouco difícil – a saudade fica grande, não é? Com isso, bate aquela vontade de comer a comidinha de vó, tão saborosa e cheia de carinho. Já que as visitas estão suspensas por um tempo, o jeito é preparar aquela receita tradicional das avós em casa mesmo!
Para retribuir todo o sentimento de carinho, respeito e gratidão para esses queridos que se fazem presentes sempre que precisamos de uma asa protetora, preparamos uma lista com 17 receitas bem características, aquela comidinha de vó que todo mundo já saboreou e para matar um pouco a saudade das visitas de domingo!
Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar, o óleo e o fubá até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture a farinha, as raspas de laranja e o fermento com uma colher.
Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.
Tempo: 1h10
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Para preparar essa comidinha de vó, em uma panela de pressão, coloque o frango, a água e o caldo de galinha. Tampe, leve ao fogo médio e cozinhe por 20 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Retire o frango da panela e desfie, reservando a água do cozimento. Em uma panela grande, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho por 3 minutos.
Adicione o tomate e refogue por 3 minutos. Junte a água do cozimento reservada e, assim que levantar fervura, adicione a vagem, a batata, a cenoura, o chuchu, a abobrinha, o milho e cozinhe por 3 minutos. Junte o arroz, o frango desfiado, tempere com sal, pimenta e cozinhe com a panela semiaberta até amaciar o arroz e os legumes. Transfira para uma sopeira, polvilhe com parmesão, cebolinha e sirva.
Tempo: 1h
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil
Coloque os ingredientes em uma tigela e misture até obter uma massa homogênea. Com o auxílio de uma colher (sopa), frite porções de massa, em óleo quente, até dourar levemente. Retire do fogo, escorra em papel-toalha e sirva.
Tempo: 1h (+10min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto, e frite o frango temperado com sal e pimenta até dourar. Retire e reserve. Na mesma panela, junte a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Adicione o açafrão, o arroz e frite por 3 minutos. Despeje o frango, o milho, o caldo de galinha dissolvido na água, tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 30 minutos. Se necessário, acrescente mais água. Junte a cenoura, o tomate, tampe e cozinhe por mais 10 minutos. Desligue e deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada. Transfira para uma travessa, polvilhe com o cheiro-verde e sirva. Galinhada é muito comidinha de vó, não?
Tempo: 50min (+5min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela de pressão, em fogo médio, doure o bacon e a linguiça na própria gordura. Adicione a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 2 minutos.
Acrescente o feijão, o arroz e a água. Tempere com sal, pimenta, tampe a panela e cozinhe por 8 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão.
Espere a pressão sair naturalmente, abra a panela, misture o queijo coalho e deixe descansar por 5 minutos.
Transfira para uma travessa, polvilhe com a salsa e sirva em seguida essa comidinha de vó incrível.
Tempo: 2h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela de pressão, em fogo alto, aqueça o óleo e doure os pedaços de costela. Adicione a cebola, a linguiça e refogue por 5 minutos. Acrescente o extrato de tomate, o caldo de carne e frite por mais 2 minutos. Tempere com sal, pimenta e coloque a água. Tampe e cozinhe por 40 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, coloque a panela sob água corrente para sair a pressão, abra a panela, polvilhe com cheiro-verde e reserve.
Em uma panela de pressão, coloque a mandioca, água suficiente para cobrir, adicione sal a gosto e cozinhe por 15 minutos ou até que ela fique macia, mas sem que esteja desmanchando. Escorra bem. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar e escorra sobre papel absorvente.
Sirva a costela acompanhada da mandioca frita e, se desejar, com arroz cozido com cenoura.
Tempo: 1h
Rendimento: 25 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, junte todos os ingredientes da massa e misture com a colher até ficar homogêneo. Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio. Com uma colher, pingue a massa no óleo e frite até dourar. Retire do óleo e escorra sobre papel-toalha. Misture em um prato o açúcar com a canela e passe os bolinhos.
Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela, frite o bacon na própria gordura, em fogo médio até quase dourar. Adicione a carne e frite 2 minutos. Acrescente a cebola, o alho e frite por 3 minutos ou até dourar.
Junte a cenoura, o extrato e frite por mais 2 minutos. Acrescente a água, o louro, sal, pimenta e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Desligue e reserve.
Cozinhe o macarrão em água fervente com sal pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Escorra e transfira para uma travessa. Cubra com o molho e colheradas de requeijão. Polvilhe com manjericão, parmesão e sirva.
Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Misture em uma panela o açúcar, o leite condensado, o coco e a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por 15 minutos ou até desprender do fundo da panela. Despeje em uma pedra untada e nivele com um rolo também untado. Deixe esfriar e corte com uma faca molhada. Sirva ou guarde em recipiente fechado por até 2 semanas.
Tempo: 1h15 (+10min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura, mexendo até dourar. Escorra sobre papel absorvente e reserve.
Na mesma panela, refogue a cebola e o alho na gordura do bacon por 3 minutos ou até dourar.
Acrescente a carne e frite até dourar. Despeje o extrato e a cenoura e frite por 2 minutos.
Acrescente o tomate, a água quente, sal, pimenta e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente metade do bacon frito, manjericão e misture.
Em um refratário retangular médio, intercale camadas de molho, de massa, de molho e de queijo mussarela, terminando em molho.
Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos.
Deixe descansar por 10 minutos e sirva polvilhada com o bacon frito restante e manjericão.
Tempo: 1h15 (+2h de geladeira)
Rendimento: 14 porções
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata o ovo, a cenoura, o óleo, o açúcar, a farinha e o fermento até ficar homogêneo. Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de 26cm de diâmetro, despeje a massa e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Em uma panela, leve ao fogo baixo, o leite condensado, a gema, a margarina e o chocolate até desprender do fundo da panela. Espere esfriar, misture o creme de leite e leve à geladeira até a hora de utilizar. Desenforme o bolo ainda morno, corte ao meio, regue uma parte com o suco de laranja, coloque metade do creme de chocolate, a outra metade do bolo, regue novamente e cubra com o creme restante. Se desejar, decore com cenourinhas e sirva.
Tempo: 1h20
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: médio
Misture, em uma tigela, a farinha de trigo, o requeijão e a margarina até que fique homogêneo. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira.
Em uma panela, em fogo médio, aqueça a manteiga e frite a cebola até dourar. Acrescente o frango, o tomate, o palmito, o molho de tomate, sal, misture e refogue por mais 15 minutos. Acrescente o cheiro-verde e misture. Deixe esfriar.
Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível média com parte da massa. Despeje o recheio já frio, abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que fique dourada. Desenforme e sirva em seguida.
Tempo: 30min
Rendimento: 35 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma vasilha, junte o polvilhe doce, o parmesão e misture. Adicione o creme de leite, aos poucos, misturando com as mãos até formar uma massa homogênea e firme. É necessário que o creme de leite seja adicionado aos poucos, para não perder o ponto da massa. Retire porções pequenas da massa e modele bolinhas. Coloque, uma ao lado da outra, em uma fôrma grande untada e leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.
Tempo: 30min (+4h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Polvilhe a gelatina sobre o suco e deixe descansar por 5 minutos.
Leve ao fogo médio por alguns segundos para dissolver sem deixar ferver. Misture com o leite condensado, o creme de leite até uniformizar e desligue.
Forre o fundo de taças com metade do suspiro e cubra com o creme de maracujá. Decore o restante do suspiro e reserve.
Em uma panela, coloque a polpa, o açúcar e a água. Cozinhe em fogo médio e deixe levantar fervura.
Desligue, espere esfriar e espalhe sobre o pavê. Leve à geladeira por 4 horas antes de servir.
Tempo: 1h (+30min de geladeira)
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture a farinha, o sal, a manteiga e o creme de leite até obter uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Para o recheio, em outra tigela, misture a mussarela, o presunto, o orégano e a azeitona. Abra a massa com a ajuda de um rolo, em uma superfície enfarinhada, e corte em círculos, usando um cortador ou a boca de um copo. Coloque porções do recheio em cada massa e feche, apertando levemente as bordas com um garfo para selar.
Coloque em uma fôrma untada, pincele com a gema batida e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.
Tempo: 1h30 (+4h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Leve uma panela ao fogo médio com o açúcar e a água até dissolver e formar uma calda dourada. Despeje em uma fôrma de 26cm de diâmetro de buraco no meio e deixe amornar.
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o leite de coco, os ovos e a maisena até homogeneizar. Misture o coco com uma colher e despeje na fôrma caramelizada.
Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva.
Tempo: 1h (+1h de descanso)
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata o fermento, o açúcar, o sal, os ovos, o azeite e o leite por 1 minuto.
Transfira pra uma vasilha e adicione o alecrim, as ervas e a farinha de trigo, aos poucos, sovando até formar uma massa não muito dura.
Se necessário adicione mais farinha. Cubra e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
Divida a massa em duas partes e abra com a ajuda de um rolo, em uma superfície enfarinhada.
Enrole como um rocambole, formando dois pães. Coloque em uma fôrma grande untada e enfarinhada, um ao lado do outro, cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais 40 minutos, aproximadamente.
Pincele com a gema, polvilhe com alecrim e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente.
Retire e espere esfriar levemente antes de servir.
LEIA MAIS