Você sabe marinar cada tipo de carne? Pois é! Esse é um passo importantíssimo para quem quer acertar no tempero e principalmente para quem gosta de combinar diferentes sabores. Por isso, seja carnes vermelhas ou brancas, é preciso saber as dicas e truques para realçar o sabor em cada tipo de carne.
Antes de mais nada, marinar significa temperar carnes com algum líquido e deixar descansando para tomar gosto! Ou seja, essa técnica serve para deixar as carnes mais saborosas e macias. Mas, há uma forma de marinar cada tipo de carne, já que elas pedem por temperos diferentes.
Desta forma, evite misturar muitos temperos na mesma marinada, pois pode haver conflito no sabor. Nesse sentido, a dica é: escolha um líquido e mais três temperos. As ervas também devem ser usadas em pouca quantidade, pois algumas, como o coentro e o alecrim, têm sabor muito marcante.
Para aprender a marinar carne com o tempero e sabor certo, o Guia da Cozinha separou os alimentos que mais combinam com cada tipo de carne e algumas dicas espertas para dar gosto. Assim, você nunca mais vai errar!
Carne vermelha
Você pode usar vinho tinto, cerveja clara ou escura, salsão, cebola, ramos de alecrim ou tomilho, folhas de louro, alho, cominho, grãos de pimenta-do-reino, manjericão, manjerona, orégano e sálvia.
Carnes brancas (aves e peixes)
Esse tipo de carne combina com vinho branco, suco de laranja ou maracujá, cebola, alho-poró, salsinha, sálvia, louro, grãos de pimenta-branca e coentro moído.
Carnes de porco
Carne de porco combina com suco de abacaxi, aguardente, cerveja clara, suco de laranja, cebola, salsão, alecrim, salsinha, louro, sálvia, tomilho, coentro em pó, alecrim, canela em pó e cravo-da-índia.
Peixes especiais (brancos)
A tilápia, o cação, a merluza e o linguado, é bom marinar à base de óleo para para que fiquem mais úmidos. Já os peixes mais oleosos, como o salmão, o atum e a sardinha, ficam melhores com uma marinada ácida, feita com suco de limão, de laranja ou vinagre. Mas, quando usar vinagre ou suco de limão, misture com outros líquidos menos ácidos ou água, pois a acidez da marinada pode cozinhar a carne.
Para assar peixes inteiros
Unte um refratário com manteiga e faça uma camada com talos de erva-doce ou cebolas fatiadas. Coloque o peixe por cima e leve ao forno, sempre coberto com papel-alumínio nos primeiros minutos para cozinhar sem queimar. Já os filés ficar melhores grelhados ou assados em papilote de papel-alumínio.
Além disso, para dar sabor e aroma mais acentuado aos peixes, adicione folhas de coentro ou manjericão. Logo, os grelhados e cozidos ficam ótimos com alecrim, manjericão e sálvia.
Carnes duras e com nervuras
Esses tipos de carnes ficam mais macias se descansarem no tempero de um dia para outro junto com um pouco de suco de abacaxi ou 2 ou 3 gotas de leite de mamão verde. Mas, não use muito, pois a carne pode até desmanchar.
Quantidades e proporções
Vinho, cerveja, suco de laranja, leite e até refrigerante de cola também são ótimos na marinada para amaciar carnes. Se optar por um desses ingredientes, fique atenta às proporções: para 1 peça de carne de 1,5 kg, use 200ml de vinho, cerveja ou suco misturado a 200ml de água.
Amaciante de carne
Essa opção também é válida para marinar carne. Além disso, os amaciantes são facilmente encontrados nos supermercados e atuam da mesma forma que os naturais.