Saiba como acertar no tempero e como combinar diferentes sabores ao marinar carne!

Marinar significa temperar carnes com algum líquido e deixar descansando para tomar gosto. Essa técnica serve para deixar as carnes mais saborosas e macias. Mas há uma forma de marinar carne específica para cada tipo, já que elas pedem por temperos diferentes.

Evite misturar muitos temperos na mesma marinada pois pode haver conflito no sabor. Escolha um líquido e mais três temperos, por exemplo. As ervas também devem ser usadas em pouca quantidade, pois algumas, como o coentro e o alecrim, têm sabor muito marcante.

Para aprender a marinar carne com o tempero e sabor certo, o Guia da Cozinha separou os alimentos que mais combinam com cada tipo de carne e algumas dicas espertas para dar gosto. Você nunca mais vai errar. Confira!

Carne vermelha

Você pode usar vinho tinto, cerveja clara ou escura, salsão, cebola, ramos de alecrim ou tomilho, folhas de louro, alho, cominho, grãos de pimenta-do-reino, manjericão, manjerona, orégano e sálvia.

Carnes brancas (aves e peixes)

Esse tipo de carne combina com vinho branco, suco de laranja ou maracujá, cebola, alho-poró, salsinha, sálvia, louro, grãos de pimenta-branca e coentro moído.

Carnes de porco

Carne de porco combina com suco de abacaxi, aguardente, cerveja clara, suco de laranja, cebola, salsão, alecrim, salsinha, louro, sálvia, tomilho, coentro em pó, alecrim, canela em pó e cravo-da-índia.

Peixes especiais (brancos)

A tilápia, o cação, a merluza e o linguado, é bom marinar à base de óleo para para que fiquem mais úmidos. Já os peixes mais oleosos, como o salmão, o atum e a sardinha, ficam melhores com uma marinada ácida, feita com suco de limão, de laranja ou vinagre. Mas, quando usar vinagre ou suco de limão, misture com outros líquidos menos ácidos ou água, pois a acidez da marinada pode cozinhar a carne.

Para assar peixes inteiros

Unte um refratário com manteiga e faça uma camada com talos de erva-doce ou cebolas fatiadas. Coloque o peixe por cima e leve ao forno, sempre coberto com papel-alumínio nos primeiros minutos para cozinhar sem queimar. Já os filés ficar melhores grelhados ou assados em papilote de papel-alumínio.

Dê sabor e aroma mais acentuado aos peixes

Adicione folhas de coentro ou manjericão. Os grelhados e cozidos ficam ótimos com alecrim, manjericão e sálvia.

Carnes duras e com nervuras

Esses tipos de carnes ficam mais macias se descansarem no tempero de um dia para outro junto com um pouco de suco de abacaxi ou 2 ou 3 gotas de leite de mamão verde. Mas, não use muito, pois a carne pode até desmanchar.

Quantidades e proporções

Vinho, cerveja, suco de laranja, leite e até refrigerante de cola também são ótimos na marinada para amaciar carnes. Se optar por um desses ingredientes, fique atenta às proporções: para 1 peça de carne de 1,5kg, use 200ml de vinho, cerveja ou suco misturado a 200ml de água.

Amaciante de carne

Essa opção também é válida para marinar carne. Os amaciantes são facilmente encontrados nos supermercados e atuam da mesma forma que os naturais.