O Carnaval já está entre nós, e com ele os bloquinhos que contagiam todo mundo. Mas além dos diversos drinks que regam as festas de rua, também é super importante ter um snack a postos para quando a fome bater - ou até para caso alguém passe mal, seja por calor ou pela bebida. Quem nunca, não é? Pensando nisso, selecionamos 9 opções de lanches para levar na bolsa para encarar a folia. Pronto para preparar suas comidinhas para o Carnaval e manter você e seus amigos alimentados? Vamos lá!
Barrinhas de cereais quase não ocupam espaço e são uma ótima opção de lanches para levar na bolsa, mochila ou pochete para o bloquinho de rua. Elas podem ser só de frutas e cerais, como também podem conter chocolate, que além de ser uma delícia ainda ajuda a combater os sintomas da bebedeira.
Tempo: 1h
Rendimento: 25
Dificuldade: fácil
Misture em uma panela grande o açúcar, a margarina, o mel, o suco de laranja e a maisena e leve ao fogo baixo por 3 minutos ou até derreter derreter. Adicione o restante dos ingredientes e cozinhe, mexendo sempre, por 10 minutos. Espalhe em uma assadeira untada e aperte bem com uma colher para alisar. Deixe amornar e corte em barrinhas com uma faca. Deixe esfriar e sirva. Mantenha em recipiente fechado por até 7 dias. Se desejar embrulhe em papel celofane.
Chips também são uma ótima pedida dentre os possíveis lanches para levar na bolsa para o Carnaval. Claro, você sempre pode comprá-los prontos, mas para ser mais saudável, também vale fazer os seus próprios em casa e colocar dentro de um saquinho para levar para a rua.
Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Lave a batata-doce em água corrente, seque e descasque. Corte em fatias finas com uma faca ou passe no fatiador. Aqueça uma panela com óleo, em fogo médio, e frite a batata, aos poucos, mexendo até dourar. Escorra sobre papel-toalha, polvilhe com sal e sirva em seguida.
Além das comidinhas, um bom aliado para se manter hidratado no Carnaval – fora a boa e velha água mineral – é a água de coco. A dica é prepará-la em casa e levar em uma garrafa com tampa para poder consumir o quanto quiser e depois guardar o que sobrou!
Além de ser prático de fazer, o biscoito de polvilho pode ser levado dentro de um saquinho, não pesa nada e é super resistente ao calor – ou seja, ótima alternativa de lanches para levar na bolsa para carnavalizar nas ruas.
Tempo: 40min
Rendimento: 40 porções
Dificuldade: fácil
Em uma panela, leve o óleo e a água ao fogo médio até levantar fervura. Despeje o polvilho azedo ou o polvilho doce de uma vez só, mexendo vigorosamente. Adicione o queijo e os ovos, um a um, mexendo sempre. Quando a massa estiver uniforme, retire do fogo. Coloque em um saco de confeitar com o bico de sua preferência e faça os biscoitos em formato de tirinhas, bolinhas ou argolas, diretamente sobre uma fôrma grande untada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até que os biscoitos estejam assados, porém claros. Retire do forno, espere esfriar e sirva.
Se quiser uma ideia docinha de lanches para levar na bolsa, doces de frutas podem ser ótimos aliados, como a goiabada e a bananada. Vale comprar pronto, vale fazer o seu, mas também vale apostar em opções mais clássicas, como o doce de leite e o chocolate. O bom é que graças ao açúcar, esses alimentos são praticamente uma injeção de energia no seu corpo.
Tempo: 3h30
Rendimento: 18 porções
Dificuldade: fácil
Lave bem as goiabas e seque. Corte ao meio e retire as sementes com uma colher.Passe as sementes por uma peneira e reserve. Corte 2 goiabas em tiras finas e reserve. Pique o restante e bata no liquidificador até obter uma pasta. Junte com as sementes passadas pela peneira e misture.
Meça a pasta obtida em xícaras e adicione a mesma quantidade de xícaras de açúcar. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 2 horas ou até ficar grossa e vermelha. Adicione a goiaba picada e cozinhe por mais 50 minutos.
Para saber se já deu o ponto, molhe uma faca em água e coloque na goiabada. A goiabada que grudar na faca, coloque na água novamente e, em seguida, retire com a mão. Se ela ficar durinha, é porque está no ponto.
Despeje em 2 fôrmas para bolo inglês de 27cm x 12cm untadas e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida ou mantenha na geladeira até o momento de servir.
A maçã, por exemplo, é uma ótima fonte de energia para levar com você para o Carnaval. Outra boa pedida é a banana, que por ser rica em potássio, previne as cãibras que podem aparecer depois do dia inteiro em pé, pulando e dançando atrás do bloco. Além dessas, a dica é escolher frutas com casca – mas que sejam fáceis de tirar – como opções práticas e saudáveis de lanches para levar na bolsa. Entre as outras sugestões estão: mexerica, pêssego, uvas e ameixa.
Outra alternativa prática de doces que funcionam como lanches para levar na bolsa para o Carnaval são os cookies – que também podem ser feitos em casa, com os ingredientes que você quiser! Nós aqui separamos uma receita de cookies de chocolate, mas vale inovar com outros ingredientes – inclusive mais saudáveis, como aveia por exemplo.
Tempo: 35min
Rendimento: 25 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture a manteiga, o açúcar, o açúcar mascavo, a essência de baunilha e o chocolate em pó. Adicione o ovo batido e misture bem. Acrescente a farinha, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Junte o fermento em pó e misture novamente. Adicione o chocolate meio amargo picado e misture com as mãos.
Modele bolinhas e coloque, uma ao lado da outra, em uma fôrma forrada com papel-manteiga, deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 15 minutos ou até dourar levemente. Sirva ou armazene em potes de vidro por até 7 dias.
Saudáveis, práticas e deliciosas: as castanhas são ótimas aliadas como lanches para levar na bolsa para o Carnaval. A dica é fazer um mix das suas favoritas e colocar dentro de um saquinho; quando bater a fome, é só beliscar algumas.
Tempo: 1h (+30min de descanso) (+2h de geladeira)
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: fácil
Para o patê de beterraba, junte todos os ingredientes e bata com um processador. Retire, escorra por 30 minutos em uma peneira e transfira para uma tigela. Lave o processador e repita o procedimento para fazer o patê de espinafre. Leve os patês à geladeira por 1 hora. Para montar o lanchinho, em um prato, coloque uma fatia de pão e espalhe o patê de beterraba. Cubra com outra fatia de pão e espalhe o patê de espinafre. Feche com outra fatia de pão e repita o procedimento até terminar os ingredientes.
Organize os lanches em uma fôrma grande, cubra com um pano de prato limpo e úmido e leve à geladeira por 1 hora. Retire, corte cada sanduíche em 4 partes, formando 4 mini-sanduíches. Decore cada um com uma fatia de tomate cereja, espete palitos de madeira decorativos e sirva em seguida.