O gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, é uma das principais fontes de energia utilizadas pelos brasileiros para preparar as refeições diárias. Sendo um combustível asfixiante e altamente inflamável, o mal uso e manuseamento do botijão de gás pode apresentar perigo de intoxicação e de explosão para os moradores do imóvel em que está instalado.
Para evitar acidentes na cozinha, é necessário estar atento aos sinais de vazamento e seguir as recomendações do Comando do Corpo de Bombeiros sobre como agir com a compra, a instalação e com situações de risco envolvendo o botijão de gás. Ems eguida, confira as dicas e garanta mais segurança para a sua casa:
Evite vazamentos e saiba os cuidados necessário com o gás de cozinha

Comprar o gás de cozinha com vendedores credenciados é essencial – Foto: Shutterstock
1. Qualidade do produto
A qualidade do botijão não deve passar despercebida. Além de comprar o gás de cozinha somente em empresas credenciadas, o item deve estar em boas condições, sem corrosão, vazamentos ou amassados. A mangueira e o registro do botijão ainda precisam estar dentro do prazo de validade.
2. Cuidados ao instalar o gás
A instalação adequada é outra medida preventiva que os bombeiros orientam para garantir a segurança do ambiente. Realizado por um profissional especializado em instalar botijões, o gás de cozinha deve ser posicionado do lado externo da residência, em áreas ventiladas, afastadas do sol e outras fontes de calor. Nunca armazene o item em espaços fechados, como armários, nem o utilize deitado.
3. Como lidar com o vazamento do gás
Ao sentir o cheiro de gás de cozinha, imediatamente abra todas as janelas e portas do local. Em seguida, não acione interruptores de luz nem objetos que possam produzir faíscas, como lanternas, e desligue a energia elétrica da residência. Feche também o registro do gás e, se possível, mantenha o botijão em um espaço ventilado.
Em caso de incêndio, saia do local e chame o Corpo de Bombeiros através do número 193, telefone disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.