Veja dicas importantes para economizar no supermercado
Veja dicas importantes para economizar no supermercado - Foto: Shutterstock

Confira dicas para economizar nas compras do supermercado

Tem como fazer supermercado sem pesar no bolso! Com dicas simples, nós te mostramos como isso é possível

Seja para fazer compras do mês ou para adquirir algo que esqueceu, não há como escapar do supermercado. Porém, a alto de preços crescente, fica mais difícil equilibrar os gastos com o orçamento do lar. Por isso, fica a dúvida: como economizar nas compras de supermercado? 

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os custos com alimentação chegam a 22% da renda das famílias que ganham até 2 salários mínimos. Além disso, itens básicos de mercado estão com preço mais salgado, como é o caso da carne: o preço subiu mais de 35% nos últimos 12 meses, diz a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Nesse sentido, fazer compras no supermercado é uma atividade que requer tempo, disposição e principalmente paciência de quem exerce, não é mesmo? E para te ajudar, o Guia da Cozinha separou dicas que vão trazer facilidade no dia a dia daqueles que têm entre suas responsabilidades abastecer a despensa. Confira:

Dicas que fazem a diferença na hora de economizar nas compras:

Um dos passos mais importantes, segundo Rodrigo Somogyi, diretor de produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos, é a educação financeira. “É importante que o consumidor não comprometa mais de 50% da sua renda com gastos essenciais, isso já incluindo os gastos com o mercado. Então, aproveitar as ofertas do dia e avaliar a diferença de custo entre compras nos mercados próximos já é um ótimo começo”, explica.

Mas como os altos preços seguem afetando as listas de compras de muitas famílias, existem outras maneiras de economizar nas compras do supermercado.

Faça uma lista com os itens necessários

Com a organização dos itens em uma listagem, fica mais fácil controlar a compra e evitar gastos acima do que o previsto. Separar por departamentos irá ajudar ainda mais nesse filtro. Além disso, ainda escapa do esquecimento de algum item. Portanto não dispense a boa e velha listinha (no papel ou no celular)!

Escolha frutas e legumes da época

Além de mais frescos e saborosos, optar por frutas e legumes da estação ajuda a diminuir os custos com hortifrúti, já que tendem a ser mais baratos frente aos itens que são “fora da época”. Ao comprar um alimento em seu mês de colheita, você consegue um preço mais em conta.

E isso acontece pois não são necessárias técnicas e interferências para o seu desenvolvimento. Outra consequência é que esses produtos têm menos agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas. Sendo assim, você consome tudo de maneira mais saudável.

Fique de olho em promoções de mercados

Comparar entre os supermercados a fim de encontrar a melhor oportunidade no dia também otimiza a compra. Diversas redes oferecem aplicativos com maior facilidade de acesso a ofertas e promoções. Assim como há também mercados onlines com cupons para atrair novos clientes e que entregam na sua casa no horário agendado. Essa dica é boa para quem tem uma rotina corrida e não tem tempo para fazer as compras!

Aproveite para usar o vale-alimentação

O vale-alimentação (o famoso VA) é uma excelente forma de poupar dinheiro. Se a empresa que você trabalha dá o benefício, esta é mais uma maneira de acessar estabelecimentos de confiança e aproveitar promoções.

A principal vantagem do vale-alimentação é que ele se torna um benefício para toda a família, afinal, você  pode gastar o seu vale como bem entender. Assim, é possível economizar o salário na hora de fazer as compras do mês ou até mesmo comprar alimentos de melhor qualidade.

Evite levar crianças

Com pouco tempo e dinheiro para fazer as compras, muitas mães e pais passam por esse dilema: “levo ou não levo meu filho ao supermercado?”. Quando se trata de compras do mês o ideal é não levar! Nessas horas quem vai às compras precisa ter foco para comprar o que realmente precisa.

As crianças podem acabar atrapalhando a dinâmica das compras, escolhendo produtos caros, ou até mesmo levando diversas guloseimas que podem alterar o valor final da compra. Então vale a pena deixá-las em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *