como aproveitar os alimentos por completo

Desperdício zero: veja como aproveitar os alimentos até a casca

Evite o desperdício com essas dicas simples de como aproveitar os alimentos em casa! Você aí tem o costume de

Evite o desperdício com essas dicas simples de como aproveitar os alimentos em casa!

Você aí tem o costume de comer alimentos saudáveis no seu dia a dia? Bom, se você tem esse hábito, talvez não tenha se dado conta do desperdício que acaba rolando ao consumirmos produtos naturais como frutas, verduras e legumes. Geralmente, ao prepararmos receitas com esses alimentos, sempre sobram várias cascas, sementes, talos e raízes que vão direto pro descarte, sem nem pensar duas vezes.

Esse ato de desperdiçar alimentos vai muito além do que possamos imaginar. Em 2019, uma pesquisa realizada pelo Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), apontou que cada família desperdiça por ano cerca de 128 quilos de alimentos. Uma das causas para isso seriam as compras mensais e aquela velha história de “é melhor sobrar do que faltar”. Com isso, acabamos jogando fora muito mais alimentos do que realmente consumimos.

Mas, quanto as frutas, legumes e verduras, será que realmente precisamos jogar fora partes que normalmente não utilizamos? Muitos dos nutrientes desses alimentos ficam em suas cascas, talos e raízes e ao jogamos fora perdemos a oportunidade de fazer um consumo consciente, sem contar em todos os benefícios nutricionais que são deixados para trás. Então, como aproveitar os alimentos de uma maneira completa, para ajudar o planeta, sua saúde e ainda preparar receitas deliciosas?

Talos

Se você joga fora os talos do agrião, da beterraba e, até mesmo do brócolis, pode ir parando por aí. Você pode utiliza-los de uma maneira simples em recheios de tortas ou salgados, em patês, em omeletes e até mesmo nas saladas. Aproveite para usar em bolinhos ou preparar um refogado, também fica ótimo!

Sementes

Sementes são um bom exemplo de como aproveitar os alimentos de forma 100%. As sementes de abóbora, por exemplo, podem virar um delicioso tira-gosto se você secar elas ao forno com um pouco de sal. Você também pode usar algumas sementes para fazer uma farinha nutritiva para usar em pães e bolos, basta torrar e triturar.

Entrecasca

Sabe aquela parte que não é casca mas também não é a polpa que a gente sempre acaba descartando? A chamada “entrecasca” pode ser uma ótima ideia para fazer geleias e compotas como a da melancia, do melão e do maracujá. A entrecasca do melão e da melancia ainda pode ser ralada e refogada com carnes, por exemplo.

Casca

Não existe a ideia de como aproveitar os alimentos em sua totalidade sem falarmos das cascas. A da abóbora pode ser reaproveitada em forma de chips ou incorporada em outras receitas. No caso das batatas, você também pode assá-las para virar um salgadinho incrível. A casca da beterraba também pode ser reaproveitada em suflês por exemplo. Já para as frutas, você pode utilizar, por exemplo, a casca de laranja cristalizada ou em forma de geleia, como também a do mamão e da manga. Mas, lembre-se, para utilizar as cascas é preciso que os alimentos sejam orgânicos, para que não haja agrotóxicos.

Folhas

Evite o desperdício dos alimentos utilizando, também, as folhas! As da cenoura e beterraba podem virar um patê ou incrementar a salada. Couve-flor, por exemplo, pode ser utilizada em cremes, serem refogadas e também virarem bolinhos deliciosos!

No caso das raízes, como a da cenoura ou do alho-poró, também podem ser usadas fritas em decorações e finalizações de pratos, ou no meio das receitas. A dica aqui é sempre higienizar bem todo o alimento, com uma solução de hipoclorito na água. Não cozinhar demais os alimentos também permite que você aproveite mais os seus nutrientes, sem perder nada!

Pensar em como aproveitar os alimentos em sua totalidade não é tão difícil assim. Comece a ter um consumo mais consciente, aproveite o isolamento social para botar essas dicas em prática e veja a sua saúde e seu bolso agradecerem por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *