Se você está pensando em abrir ou revolucionar seu próprio negócio de culinária, saiba que a utilização de bitcoins pode ser uma verdadeira oportunidade para se diferenciar da concorrência. Devido ao câmbio BTC para BRL, a bitcoin pode ajudar o seu negócio a alcançar uma independência financeira rapidamente. Mas as vantagens vão muito mais além.
A bitcoin pode impulsionar sua estratégia de marketing e ajudar a atrair mais clientes, sobretudo os visitantes internacionais. Além disso, ao invés dos métodos de pagamentos bancários tradicionais, as bitcoins asseguram a segurança dos dados dos seus clientes, protegendo assim de ciberataques, e a blockchain (tecnologia por trás da bitcoin) garante a rastreabilidade dos seus produtos, garantindo a sustentabilidade e autenticidade dos alimentos. Confira as vantagens para o seu negócio.
1- Independência financeira
Com a bitcoin, é possível enviar e receber qualquer valor instantaneamente, sem serem cobradas taxas de câmbios quando feitos pagamentos de e para o estrangeiro. Além disso, os pagamentos realizados com moedas digitais, no geral, são processados com taxas baixas ou até isentos. Para o comércio, a bitcoin permite maior liquidez, através de serviços em que o processamento das vendas e a transferências dos valores são realizados diariamente e com custos menores.
Desta forma, o empresário tem mais liberdade e flexibilidade de gestão dos seus fundos, sem interferência de terceiros. Por fim, em regiões de instabilidade econômica, onde a moeda local sofre frequente desvalorização devido à instabilidade, ter os seus lucros em reservas de bitcoin pode ser um escudo contra a inflação e proporcionar mais estabilidade que o uso de moeda tradicional.
2- Impulsionar marketing
A bitcoin vem ganhando cada vez mais visibilidade e atraindo cada vez mais pessoas. Permitir pagamentos com estas moedas pode significar uma diferenciação do seu negócio, uma vez que ainda não há muitos espaços comerciais que aceitem este modo de pagamento. Isso pode colocar o seu negócio na liderança de uma tendência.
Esse pode ser um fator que atraíra a atenção dos meios de comunicação e de mais clientes, sobretudo os entusiastas da tecnologia. Como o Brasil é um destino turístico procurado por pessoas de todo o mundo, pode ainda ser uma vantagem para atrair clientes estrangeiros.
3- Segurança contra ciberataques
A natureza descentralizada da bitcoin, acrescenta uma camada extra de privacidade e segurança às transações. Não há necessidade de compartilhar os dados pessoais de cada pessoa em cada transação, como acontece com outros métodos tradicionais. Este método protege contra ataques que possam envolver esses mesmos dados.
Além disso, a tecnologia que sustenta as criptomoedas, a blockchain, não pode ser controlada a partir de um ponto central, o que protege contra muitos ataques que podem afetar inclusive governos e corporações. Lembre-se que o Brasil é já o país da América Latina com mais ataques de hackers e o segundo em todo o mundo.
No sistema de transação da bitcoin, a criptografia garante que apenas o detentor das bitcoins pode gastar seus bitcoins. Uma vez feita a transação, ela não pode ser alterada, por ninguém ou nenhuma organização. Isso impede fraudes, como a duplicação dos valores.
No final de contas, a blockchain permite que os valores transacionados sejam visíveis para que todos possam ver, o que aumenta a transparência e a confiabilidade.
4- Rastreabilidade da origem dos produtos
O segredo de muitos negócios de culinária está na qualidade dos produtos que usa. Saber a origem dos produtos e em que circunstâncias são produzidos pode ser meio caminho andado para as melhores receitas. Se você pretende diferenciar o seu negócio pela oferta de alimentos, sejam eles de base biológica, sustentável ou outro sistema de produção, certamente vai querer ter na sua cadeia de suprimentos um sistema que seja totalmente transparente, mostrando para os seus clientes que os seus produtos são de fornecedores que seguem as melhores práticas. É exatamente esse um dos benefícios da blockchain.
Com esta tecnologia, é possível rastrear toda cadeia de valor pela qual os alimentos passam e garantir a sua autenticidade, com transparência. Apesar de ainda estarmos numa fase embrionária da aplicação da blockchain no setor alimentício, estudos mostram a sua aplicação traz uma garantia de transparência e à prova de violação que permite uma solução empresarial inovadora. Da mesma forma, pode ser uma forma de combater todo o desperdício alimentar que acontece desde o fornecedor até ao consumidor final, em sociedades com cadeia de suprimento tão complexas como as atuais.
É certo que a tecnologia da blockchain e das criptomoedas tem ainda muito por onde evoluir, apresentando ainda muitos desafios. No entanto, é inegável a sua segurança e transparência, face aos sistemas monetários centralizados. Por isso, o potencial que apresenta para revolucionar o setor alimentar é prometedor e vai certamente abrir muitas portas a empreendedores, sobretudo os que tiverem a audácia de navegar em primeiro lugar por essas ondas. Afinal, ser empreendedor é ter visão de futuro e saber arriscar.