Conheça cervejarias e cervejas criadas por mulheres
Foto: Divulgação Site

Conheça cervejarias e cervejas criadas por mulheres

Neste Dia Internacional da Cerveja, que tal conhecer e incentivar mulheres cervejeiras? Saiba mais!

Água, lúpulo e fermentação de algum cereal maltado, essa é a base da receita da cerveja, uma das bebidas mais consumidas no mundo e no Brasil. Não é à toa que a cerveja tem uma data para chamar de sua, já que hoje, 6 de agosto, comemoramos o Dia Internacional da Cerveja – em homenagem à bebida, aos que fabricam e aos que a servem. 

Enquanto a cerveja marca presença nas mesas de bares, restaurantes e nas confraternizações, o mercado cervejeiro está em ascensão. De acordo com o Anuário da Cerveja de 2020, houve um aumento de 14,4% de cervejarias registradas no Brasil, em relação ao ano anterior. 

No total, há 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com ao menos uma cervejaria em cada estado da União. O sucesso é tanto que pelo menos 204 novas cervejarias abriram em 2020, apesar da pandemia de Covid-19 que obrigou o fechamento de diversas empresas. 

De encontro a essa ascensão, o mercado cervejeiro chama atenção também pela sua falta de diversidade. Segundo o 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras (2019), do DataSebrae, cerca de 89% das cervejarias nacionais são comandadas por homens, contra 11% comandadas por mulheres.

Ainda que exista a presença diminuta das mulheres no mercado e a cerveja seja historicamente considerada uma bebida masculina, as mulheres têm um forte papel no desenvolvimento da cerveja – visto que estudos apontam que uma mulher foi a responsável pela criação da bebida – e também no seu consumo. É o que aponta a pesquisa da MindMiners, que afirma que 57% das mulheres brasileiras consomem bebidas alcoólicas, sendo que 72% consomem cerveja. 

E engana-se quem pensa que as mulheres não entendem de cerveja. Hoje, existem inúmeras mestre-cervejeiras que fabricam, ensinam sobre, discutem e avaliam as melhores cervejas produzidas. 

Para romper com esse mercado excludente, algumas mulheres criaram cervejarias e cervejas próprias. Este é o caso da Cervejaria Dádiva, criada em 2014 em Várzea Paulista, São Paulo, por Luiza Lugli Tolosa. Em poucos anos de mercado, a cervejaria já se tornou referência na área e neste ano foi nomeada a melhor cervejaria do Brasil pela Rate Beer, site que há 20 anos produz um ranking das melhores cervejarias do mundo. 

A mulherada está cada vez mais presente no mercado cervejeiro! Por isso, o Guia da Cozinha separou mais algumas cervejarias e cervejas criadas por mulheres para você conhecer e apreciar. Veja abaixo: 

 

Mulheres conquistam o mercado cervejeiro

 

Goose Island Sisterhood

Conheça cervejarias e cervejas criadas por mulheres

Foto: Renata Monteiro

Criada em 2017 por Beatriz Ruiz, gerente de conhecimento cervejeiro da Ambev, a Goose Island Sisterhood é um projeto que conta com a participação feminina em todos os processos da produção da cerveja. Cada uma das cervejas da confraria leva o nome de uma mulher importante da história do país. Entre elas estão as cervejas Carolina, Enedina, Nísia, Helô, Kitty, Giu, Sueli e Luz. Além de produzir cervejas, a Goose Island Sisterhood também oferece um curso que ensina mulheres a fazer cervejas caseiras.

 

Cervejaria Dádiva

Foto: Divulgação Site

A Cervejaria Dádiva, criada em 2014 por Luiza Lugli Tolosa, produz inúmeras cervejas especiais. De acordo com a Dádiva, eles criam com ingredientes novos cervejas inovadoras. A Dádiva foi considerada duas vezes a melhor cervejaria do Brasil e suas cervejas artesanais são referência de sabor. 

 

Maria Bravura Cervejas Especiais

Conheça cervejarias e cervejas criadas por mulheres

Foto: Instagram

Criada em 2016 pela psicóloga Maria, o Maria Bravura Cervejas Especiais apresenta receitas diferentes e caseiras de cervejas artesanais. A missão da marca é fortalecer duas figuras com raízes essencialmente femininas: a cerveja e a mulher.

 

Cerveja Macuco

Foto: Divulgação Site

A Macuco é uma cervejaria independente criada por Mica e Nanda em 2016. Com produção em pequena escala, a Macuco preza pelo fortalecimento da identidade brasileira, principalmente nas receitas das cervejas artesanais que levam ingredientes selecionados como frutas nacionais. 

 

Japas Cervejaria

Foto: Divulgação Site

Um trio de mulheres nipônicas, Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, são responsáveis pela Japas Cervejaria – uma cervejaria que resgata as origens japonesas e busca representar a união entre o Brasil e o Japão através de cervejas com sabores e aromas diferentes. E não é só o sabor das cervejas que representa a cultura nipo-brasileira, a identidade visual da marca também resgata e valoriza essa ancestralidade. De acordo com as cervejeiras, o Japas tem como objetivo mostrar que cerveja não tem gênero. 

 

Cervejaria Teresense

Conheça cervejarias e cervejas criadas por mulheres

Foto: Facebook

Inaugurada em 2019, a Cervejaria Teresense foi criada pela engenheira e mestre-cervejeira Luana Hoffmann, que divide a sociedade da empresa. No entanto, é Luana que está à frente de toda a cadeia de produção da Cervejaria Teresense, que nasceu a partir do seu sonho de produzir cervejas artesanais. Hoje, a Teresense é uma das maiores cervejarias do estado do Espírito Santo.  

 

Femme Cerveja Artesanal

Conheça cervejarias e cervejas criadas por mulheres

Foto: Divulgação Site

Diretamente da Paraíba, a Femme Cerveja Artesanal é uma cervejaria criada em 2017 por Ranny de Sousa. Que também é quem elabora todas as receitas das cervejas. A missão da cervejaria é ressaltar o protagonismo feminino na produção e no consumo de cerveja, daí o nome Femme, que em francês significa mulher. 

 

Cerveja Benedita

Conheça cervejarias e cervejas criadas por mulheres

Foto: Instagram

Criada por três mulheres periféricas de São Paulo, Melissa Miranda, Eneide e Márcia Martins, a Cerveja Benedita tem como slogan “Feita por elas para Todos”. A cervejaria conta com Lager, Witbier, APA e IPA no catálogo de cervejas artesanais. 

E aí, se animou para comemorar o Dia Internacional da Cerveja com a sua breja favorita? Poste nas redes sociais e marque o Guia da Cozinha!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *