Fazer uma feijoada perfeita não é difícil e nós vamos te ajudar nessa missão. Confira!
Para os paulistas, quarta-feira é dia de comer uma boa feijoada. Mas, vamos ser sinceros, este prato tão típico brasileiro é irresistível em qualquer dia da semana. Carregado de muita história, a feijoada traz referências de outras cozinhas ao redor do mundo como a francesa e a espanhola, com o Cassoulet e o Puchero respectivamente. No Brasil, historiadores relacionam a culinária com as raízes africanas. Bom, independente de como tenha surgido, é inegável que uma boa feijoada às vezes é tudo o que a gente precisa, não é?
Não vai pensando que a feijoada é algo difícil de se fazer, viu?! Mas, seu preparo não pode ser assim do nada, ele requer um tempo de elaboração, uma seleção de bons ingredientes e uma pitada de paciência. Se você está pensando em como fazer uma feijoada perfeita, nós vamos te dar uma mãozinha com algumas dicas para não errar. Confira a seguir!
De molho
Ninguém quer ficar horas e horas na cozinha para fazer a feijoada, por isso, deixe o feijão de molho por 12 horas ou pelo menos na noite anterior. Isso ajuda a deixar o cozimento muito mais rápido e elimina as substâncias presentes no feijão que causam gases e má digestão.
Acerte na quantidade
Nunca fez feijoada e não tem ideia da quantidade? Para cada quilo de feijão, utilize 2 litros de água em seu cozimento. Faça uma proporção de metade de carnes defumadas e metade de carnes salgadas para fazer uma feijoada perfeita e equilibrada.
Dessalgue!
As carnes e os embutidos precisam ser dessalgados na véspera do preparo. Então, separe-os em tigelas com água gelada e deixe elas de molho por, pelo menos, 12 horas. O ideal é que se vá trocando a água dos recipientes sempre que possível. Ninguém aqui quer um feijoada salgada demais, correto?
As carnes
Para a sua feijoada ficar deliciosa e bem completinha é importante conter costela, linguiça, carne seca, lombo, rabo, orelha e o pé do porco. Esses três últimos vão ajudar a deixar seu caldo muito mais cremoso, mas você pode retirá-los se não gostar.
Temperos
Por si só, a feijoada já é um prato salgado por conta das carnes, mas ela também precisa daqueles temperinhos básicos. Aposte em um “buquê” de folhas de louro, alecrim e tomilho amarrados e deixe junto com o feijão enquanto ele cozinha. Depois é só retirar. Você vai ver quanto sabor esses temperos vão dar ao seu prato. Ah, você pode acertar o sal da receita, mas para evitar que a sua feijoada fique salgada demais, pode cozinhar 3 batatas junto pois elas absorvem o sal em excesso.
Cozimento
Cada carne possui um tempo de cozimento certo e isso deve ser respeitado ao fazer uma bela feijuca. Então, as carnes mais rígidas como a orelha, o rabo e a carne seca, entram na panela junto com o feijão ainda cru. Depois de 10 minutos, pode acrescentar o lombo e a costelinha. Por último, a linguiça e o bacon. Está tudo cozinhado certinho? Deixe a panela em fogo baixo, semi-aberta, por cerca de 15 minutos para que o caldo encorpore bem.
E pronto! Aposto que com essas dicas, fazer uma feijoada perfeita vai ser superfácil. Compartilhe com a gente o resultado!