O pudim é uma sobremesa clássica na culinária brasileira. Porém, existe um grande debate que divide opiniões: com furinhos ou sem furinhos? Eis a questão! Se você é da turma que prefere o seu pudim sem furinhos, agora você descobrirá várias dicas sobre como deixar o seu pudim de leite condensado lisinho!

O principal inimigo de um pudim de leite condensado lisinho e perfeito é o ar. Vamos ver, então, como retirar o ar do seu pudim de leite condensado para deixá-lo lisinho e delicioso!

receitas de pudim tradicional

Foto: Guia da Cozinha

A mistura

Para começar, peneire bem todos os seus ingredientes secos, assim eles irão se misturar mais facilmente. Além disso, você deve bater bem a sua massa, para retirar todo o ar dela.

Banho-maria

O banho-maria é uma parte muito importante da receita de pudim de leite condensado, mas que pode ser facilmente subestimada. Não é recomendado o uso de água quente – ou até mesmo morna -, pois isso acelera o tempo de cozimento das gemas, o que acaba impedindo a textura lisinha desejada. Ou seja, use água fria.

Temperatura

Devemos, também, prestar atenção na temperatura do forno. Ela deve ser baixa, em torno de 180ºC. Isso fará com que o pudim asse por mais tempo, o que ajuda a deixá-lo mais liso. Isso acontece, pois, quanto mais tempo o seu pudim passa assando, menos chances das gemas talharem, o que, também, causa os furinhos. Ou seja, ter paciência é uma parte importante para fazer um pudim de leite condensado sem furinhos.

Bata a forma

Finalmente, coloque sua massa numa forma e a bata (a forma mesmo) na superfície de pia. Isso fará com que as bolinhas de ar que se formaram dentro da massa subam até o topo da massa e estourem, retirando o resto de ar de dentro da massa. Agora você está pronta para fazer um delicioso e irresistível pudim de leite condensado lisinho!