Há quem diga que a cozinha é a alma da casa. Por lá, nascem as preferências, memórias e habilidades que serão aproveitadas ao longo da vida. Mesmo mágica, a cozinha também pode ser perigosa: superfícies quentes, utensílios barulhentos e facas afiadas são os maiores vilões. Então, fica a pergunta: vale incluir as crianças na cozinha?
A resposta é: sim, mas com cuidado!
Cozinhar com as crianças pode ser bastante divertido, mas é preciso tomar algumas precauções para evitar acidentes.
Na hora de preparar as receitas com as crianças, por exemplo, é crucial sempre explicar aos pequenos qual a função e o risco de cada utensílio. Aparelhos com lâminas, assim como o fogão e o forno, são de responsabilidade do adulto sempre!
Além disso, vale manter o olho atento, até mesmo quando os pequenos executarem as tarefas mais simples.
Na cozinha, as crianças aprendem — além de cozinhar, claro! — sobre a importância dos alimentos, a evitar desperdícios, aprimoram a coordenação motora e até mesmo entendem conceitos de matemática.
Tendo em vista essa oportunidade de aprendizado combinada com diversão, vale pensar e delegar algumas tarefas culinárias aos pequenos de acordo com a idade e as habilidades de cada um. Confira:
Crianças na cozinha: saiba como cada faixa etária pode ajudar
Os pequeninos, de até 6 anos, também podem ajudar
As crianças menores de 3 anos vão simplesmente amar misturar os ingredientes!
Para isso, forneça uma tigela de plástico grande e colheres de silicone — ou outros tipos de material seguros aos baixinhos — que não machuquem os dedos. Que tal delegar a função de misturar todos os ingredientes de uma refrescante salada de frutas?
Ajudar a montar uma pizza, polvilhar queijo e outros ingredientes podem ser funções de crianças entre os 3 e os 6 anos.
Ensine, mas permita que que a criança também explore suas habilidades sozinha. No caso de receitas de biscoito, vale deixá-las abrir a massa ou cortar os biscoitos com cortadores divertidos!
A partir dos 7 anos, deixe com que as crianças explorem novas habilidades culinárias
Crianças entre os 7 e os 11 anos podem ler as receitas e usar alguns utensílios, como espremedor de alho, o amassador de batatas, a centrífuga para salada e o extrator de suco de frutas manual.
Além disso, essa faixa etária é um bom momento para introduzir o uso de facas simples, como as de mesa.
Deixe as crianças cortarem alimentos macios, porque são mais fáceis de manusear e cortar com destreza. Nessa idade, bolos e biscoitos já podem ser preparados sem ajuda, apenas com supervisão.
A supervisão é crucial, mesmo para maiores de 12 anos
Esta faixa etária é excelente para que as crianças aprendam a usar o fogão com segurança, além do micro-ondas, o liquidificador, a batedeira e também mixer.
Os mais velhos também podem cortar frutas e vegetais com uma faca sem ponta, mas afiada. Uma dica para esse momento de aprendizagem é ensinar a criança a proteger os dedos ao fatiar, curvando-os para trás.