Junho chegou e com ele temos as festas juninas e o inverno. Por isso, hoje o Cardápio da Quarentena será temático, vem ver!
Oficialmente estamos em junho! Mês muito querido pelo brasileiros por dois motivos: temos as tão esperadas festa juninas e a entrada oficial do inverno no Hemisfério Sul. Aliás, que supercombinam entre si, porque para espantar o friozinho, fogueiras e copos de vinho quente ou quentão são espalhados ao redor do país nesta festa popular.
Para comemorar essas chegadas importantes, as dicas do Cardápio da Quarentena de hoje são bem típicas e quentinhas. O fubá, o milho e o caldo são os nossos astros dos pratos desta segundona. É para se aquecer e se alimentar bem!
No café da manhã, indicamos a receita de um bolo-bocado de fubá com queijo, bem cremoso para tomar com café. À tarde, para aquecer e lembrar da festa junina, temos a delícia quente de milho verde.
Para o almoço e o jantar, seguindo o Cardápio da Semana que tem como protagonistas o milho e a ervilha, temos o passo a passo de um frango gratinado ao creme de milho e do caldo de ervilha com bacon. Receitas caseiras, fáceis e que ficam bem saborosas!
Tempo: 1h
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: fácil
Bata no liquidificador o leite, os ovos, o açúcar, o fubá, a farinha e a manteiga até ficar homogêneo.
Acrescente o fermento, o queijo e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de 22cm x 33cm untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até firmar e dourar.
Deixe esfriar e sirva.
Tempo: 45min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil
No liquidificador, bata o leite com metade do milho. Desligue e reserve.
Derreta 2 colheres (sopa) da manteiga em uma panela, em fogo médio, e frite a cebola por 2 minutos. Polvilhe com a farinha, mexendo por 1 minuto.
Despeje o leite batido, mexendo até engrossar. Acrescente o restante do milho, tempere com sal, pimenta, junte o parmesão e retire do fogo.
Tempere o frango com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com o restante da manteiga, em fogo alto, e doure por 1 minuto de cada lado.
Disponha em uma travessa, regue com o creme de milho e polvilhe com a mussarela.
Leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos para gratinar. Polvilhe com salsa antes de servir.
Tempo: 20min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Passe uma faca sobre as espigas de milho para retirar os grãos. Despeje no liquidificador e bata com o leite por 2 minutos. Coe e transfira para uma panela. Junte o leite condensado, a canela e cozinhe por 5 minutos. Desligue e sirva quente.
Tempo: 1h (+6h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Coloque a ervilha em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 6 horas.
Escorra, coloque em uma panela de pressão junto com a água, o louro e cozinhe por 25 minutos depois de iniciada a pressão, em fogo médio.
Desligue e deixe sair a pressão. Abra a panela, deixe esfriar e bata 1/3 da ervilha no liquidificador até formar um creme. Reserve.
Leve uma panela ao fogo médio com o azeite e frite o bacon até dourar.
Adicione a cebola, o alho e frite por mais 3 minutos. Junte a ervilha batida e a sem bater, a cenoura ralada, o cheiro-verde, sal, noz-moscada e cozinhe até ferver. Transfira para uma sopeira, polvilhe com bacon frito e sirva em seguida.
O que achou do Cardápio da Quarentena com receitas típicas de festa junina e para aquecer o inverno que está chegando?