Confira as opções deliciosas que o Cardápio da Quarentena trouxe para você!
Já estamos caminhando para o final da semana, afinal, já é quinta-feira! E para você que não sabe o que preparar nas refeições de hoje, viemos te dar uma mãozinha com o Cardápio da Quarentena, pois nem sempre estamos tão inspirados para cozinhar. Às vezes, até temos os ingredientes na geladeira, mas fica difícil visualizar com essa rotina frenética da quarentena, não é mesmo?
Para as opção de café da manhã, trouxemos um pão de banana com castanha de caju e açúcar mascavo que é di-vi-no! E de lanche, o Cardápio da Quarentena traz um beliscão de doce de leite para você beliscar à vontade enquanto estuda ou trabalha.
Seguindo as sugestões do Cardápio da Semana segundo o Ceagesp, temos de almoço uma torta de brócolis com cenoura. E, para o jantar, um creme de brócolis que não vai sobrar nem um pouquinho para contar história. Confira!
Tempo: 1h (+30min de descanso)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture com uma colher as bananas, os ovos, o açúcar mascavo, a manteiga, a canela, o sal, as farinhas e o fermento até obter uma massa homogênea, porém mole.
Transfira para uma fôrma de bolo inglês de 27cm x 12cm untada e enfarinhada.
Polvilhe com a castanha e deixe descansar por 30 minutos.
Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, desenforme e sirva.
Tempo: 1h10
Rendimento: 14
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
1/2 litro de leite
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Recheio
1 maço de brócolis cozido picado (com um pouco do talo)
3 cenouras pré-cozidas e picadas em cubos
100g de queijo parmesão ralado
Margarina para untar
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Em uma fôrma retangular de 35cm x 25cm untada, despeje metade da massa. Coloque o recheio, espalhando bem os vegetais e polvilhe com metade do queijo. Despeje o restante da massa e polvilhe com o queijo restante. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar.
Tempo: 40min (+30min de geladeira)
Rendimento: 40 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture a farinha com o açúcar e a manteiga até formar uma farofa. Adicione os ovos e misture. Adicione a água, aos poucos, até formar uma massa lisa e homogênea. Se necessário, acrescente mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com um rolo e, com um cortador de biscoitos, corte círculos de 5cm. Coloque um cubo de doce de leite no centro de cada massa e una as pontas sobre ele, apertando para fixar. Coloque, um ao lado do outro, em uma fôrma forrada com papel-manteiga e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 15 minutos ou até firmar, sem
deixar dourar. Deixe esfriar e sirva.
Tempo: 1h30
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
1kg de brócolis pré-cozido
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de manteiga
2 cubos de caldo de galinha
Sal a gosto
1 xícara (chá) de provolone ralado
1 xícara (chá) de parmesão ralado
1 lata de creme de leite
200g de mussarela fatiada
Margarina para untar
Modo de preparo:
Em um refratário untado coloque o brócolis e reserve. Em uma panela, coloque o leite, a maisena, a manteiga, os cubos de galinha, sal a gosto, e leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos, ou até que engrosse. Retire do fogo. Coloque no liquidificador, acrescente o provolone, o parmesão, o creme de leite e bata por 2 minutos. Despeje sobre o brócolis. Cubra com as fatias de mussarela. Leve ao forno preaquecido por 20 minutos, ou até que esteja gratinado e levemente dourado. Retire do forno e sirva em seguida.
Gostou do nosso Cardápio da Quarentena de hoje? Não perca aqui no Guia da Cozinha as nossas edições diárias!